CARTA DE PEDRO N.1
introdução
Antecedentes
históricos
Esta epístola
afirma que o Apóstolo Pedro escreveu (1:1). Uma vez que existe apenas um Pedro
que era um apóstolo, podemos ter a certeza da identidade do escritor. Existe
apenas um Pedro que todo o Novo Testamento mencionados. Para paralelos entre 1
Pedro e os sermões de Pedro em Atos, compare 1 Pedro 1:20 com Atos 2:23; (. Cf.
Mt 21, 42) 1 Pedro 2:7-8 com Atos 4:10-11; e 1 Pedro 4:05 com Atos 10:42. Os
estudiosos não questionaram a autoria de Pedro até o século XIX, quando a
crítica bíblica destrutivo se tornou popular. [1]
"A
epístola tem sido bem conhecido e consistentemente reconhecida como petrino do
segundo século bem em tempos modernos. . . .
"Além dos
quatro Evangelhos e as cartas de Paulo, o atestado externo para 1 Pedro é tão
forte ou mais forte, do que para qualquer livro NT. Não há evidência de
qualquer controvérsia sobre a sua autoria ou a autoridade "[2]
Por outro lado,
tem havido muita controvérsia sobre a autoria de 2 Pedro.
Peter primeiro
enviou esta carta aos crentes que vivem nas regiões do norte da Ásia Menor
(1:1). Os locais destes cristãos, bem como alusões na epístola indicar que eles
eram principalmente gentios, mas também judeus (por exemplo, 1:14; 2:10).
Peter morreu na
década de 60 e passou a última década de sua vida em Roma, segundo a tradição
confiável. A data exata do martírio de Pedro é uma questão de debate entre os
estudiosos. Um deles escreveu que a data tradicional da morte de Pedro foi de
64 AD. [3] Outro alegou que era 67 dC. [4] Muitos intérpretes têm considerado referência
de Pedro a Babilônia (5:13) como uma referência a Roma que Pedro descrito como
Babilônia para destacar seu paganismo. Tendo em vista todas essas informações,
parece provável que Pedro escreveu esta epístola de Roma cerca de 64 dC. [5]
para suporte adicional para esta conclusão.
Características
especiais
Teologicamente
esta epístola é escatológico (lidando com o fim dos tempos). Junto com seu foco
escatológico há muita ênfase em santidade (pessoal, social e comunitário),
esperança, salvação, comunidade, relação com o mundo, a Trindade, e
especialmente o sofrimento. [6]
"Em nenhum
lugar do Novo Testamento. . . são os elementos sacerdotais e proféticas no
cristianismo tão intimamente fundido como em I Pedro ". [7]
". . .
muito do material em 1 Pedro é o material de ensino cristão básico em vez de
instrução avançada, que assume o domínio (e talvez a perversão) das noções
básicas, como nas cartas paulinas ". [8]
". . .
apesar de sua brevidade, apenas 105 versos em todo-é um microcosmo da fé cristã
e dever, o modelo de um encargo pastoral, composto por materiais de
mergulhadores e de muitos temas ". [9]
"Em
muitos. . . aspectos, 1 Pedro e Tiago formam um par combinado dentro do cânon
NT. Eles são letras cristãs da diáspora aproximadamente semelhantes de
comprimento, um dirigidas (provavelmente de Jerusalém) para espalhadas judeus
messiânicos (ou seja, os cristãos), que são os verdadeiros judeus, eo outro
dirigido a partir de 'Babilônia' para espalhadas 'judeus' que são, de facto, os
cristãos gentios . "[10]
propósito
Pedro declarou
a sua razão para a escrita, ou seja, para encorajar seus leitores, que estavam
enfrentando perseguição por sua fé, para se manter firme (5:12). Evidentemente,
esta perseguição foi generalizada entre os seus leitores. Inimigos locais do
evangelho não eram as únicas pessoas responsáveis por isso. Quando Paulo viajou por todo o Império Romano, pregando o evangelho,
algumas igrejas que ele plantou perseguição experiente dos não salvos em suas
comunidades, mas outros não. Porém 1 Pedro reflete a perseguição dos cristãos
no norte da Ásia Menor. Esta condição prevaleceu após Nero culpou os cristãos
para a queima de Roma, em julho de 64 dC. Enquanto a perseguição parece ter
sido generalizada, não pode ter sido oficial ainda. [11]
esboço
I. Introdução
1:1-2
II. A
identidade dos cristãos 01:03 - 02:10
A. Nosso grande
salvação 1:3-12
1. A esperança
da nossa salvação 1:3-5
2. A alegria de
nossa salvação 1:6-9
3. As
testemunhas da nossa salvação 1:10-12
B. Nosso novo
modo de vida 1:13-25
1. Uma vida de
santidade 1:13-16
2. Uma vida de
reverência 1:17-21
3. Uma vida de
amor 1:22-25
C. Nosso
sacerdotal chamando 2:1-10
1. Ouvindo Deus
2:1-3
2. Crescendo em
Deus 2:4-5
3. Edifício em
Cristo 2:6-8
4. Resumo
afirmação da nossa identidade 2:9-10
III. As
responsabilidades dos cristãos individualmente 2:11-04:11
A. Nossa missão
no mundo 2:11-12
B. Respeito
pelos outros 02:13-03:12
1. Respeito
para todos 2:13-17
2. Respeito
Escravos 'para seus mestres 2:18-25
Respeito 3.
Wives 'para seus maridos 3:1-6
4. Respeito dos
maridos para suas esposas 03:07
5. A
importância de amarmos os inimigos 3:8-12
C. vindicação
eventual 03:13-04:06
1. Sofrimento
para fazer o bem 3:13-17
2. A
reivindicação de Cristo 3:18-22
3. Viver com a
promessa em vista 4:1-6
D. A
importância do amor mútuo no fim dos tempos vivendo 4:7-11
IV. As
responsabilidades dos cristãos coletivamente 04:12-05:11
A. A prova de
fogo 4:12-19
1. Sofrimento e
glória 4:12-14
2. Sofrimento
como cristãos 4:15-19
B. A igreja sob
julgamento 5:1-11
1. As
responsabilidades dos anciãos 5:1-4
2. As
responsabilidades dos outros 05:05
3. A
importância da humildade e confiança em Deus 5:6-7
4. A
importância de resistir ao diabo 5:8-11
V. Conclusão
5:12-14
CARTA SEGUNDO PEDRO
introdução
Antecedentes
Históricos
Esta epístola
afirma que o Apóstolo Pedro escreveu (1:1). Ele também afirma que seguir uma
carta anterior por Pedro (3:1), que parece ser uma referência a um Peter,
apesar de Pedro pode estar se referindo a uma carta não temos mais. A
referência do autor para o fato de que Jesus havia predito um certo tipo de
morte para ele (01:14) gravatas com a declaração de Jesus a Pedro registrado em
João 21:18.
O mais antigo
testemunho externo (fora da Bíblia) para petrino autoria vem do terceiro
século. [1]).
Os escritos dos
pais da igreja contêm menos referências à autoria petrina de 2 Pedro, do que a
autoria de qualquer outro livro do Novo Testamento. É fácil ver por que os
críticos que procuram razões para rejeitar a autoridade das Escrituras têm como
alvo este livro para o ataque. Ironicamente nesta carta Peter alertou seus
leitores de hereges que partiram do ensinamento dos apóstolos e dos profetas do
Antigo Testamento, que é a mesma coisa que alguns desses críticos modernos. Nem
todos os que rejeitam a autoria petrina são hereges, no entanto. Os argumentos
de alguns críticos têm convencido alguns estudiosos de outra forma
conservadores que conservam a crença na inspiração da epístola.
Independentemente
da evidência externa, há um forte testemunho interno para o fato de que Pedro
escreveu o livro. Isto inclui semelhanças estilísticas a 1 Pedro, vocabulário
semelhante em comparação com os sermões de Pedro em Atos, e as declarações
específicas já mencionadas (ou seja, 1:01, 14; 03:01). Além disso, o escritor
afirmou ter presenciado a transfiguração de Jesus (1:16-18) e ter recebido
informações sobre a sua própria morte de Jesus (1:13-14;. Cf João 21:18). Os
críticos da autoria petrina ponto para as muitas diferenças entre 1 e 2 Pedro.
[2]
Assumindo
referência de Pedro ao seu antigo carta (3:1) é um Peter, ele parece ter
enviado esta segunda epístola para o mesmo público em geral. Esse público era
principalmente gentio, mas também judeus cristãos que vivem no norte da Ásia
Menor (cf. 1 Pe 1:01.). O fundo dos leitores e da situação que enfrentam, como
Pedro descreveu estes, equipar com um público bem. Assim, esta não era uma
epístola "católica", isto é, uma epístola geral enviado originalmente
a todos os cristãos em geral.
A referência de
Pedro a sua partida iminente desta vida (1:13-15) sugere que o tempo de
composição pode ter sido pouco antes de Pedro sofreu o martírio. Segundo Peter
tem algumas das marcas de uma última vontade e testamento (cf. 1:3-11; 2:1-3;
3:1-4), bem como os de uma carta, dois gêneros literários. Os escritos dos pais
da igreja colocar a morte de Pedro em AD 67-68, em Roma. Conseqüentemente, uma
data de composição sobre AD 67-68 parece mais provável. Tradição da igreja
primitiva também diz Peter passou a última década de sua vida em Roma. Nero
começou a perseguir os cristãos em Roma em 64 dC.
"Segundo
Pedro é o canto do cisne de Pedro, assim como 2 Timóteo é o canto do cisne de
Paulo. Existem semelhanças entre os dois livros. Ambas as epístolas colocar um
sinal de alerta ao longo do caminho peregrino a igreja está viajando para
identificar a terrível apostasia que estava a caminho no tempo e que, no nosso
tempo chegou agora. O que foi, então, como uma nuvem do tamanho da mão de um
homem hoje envolve o céu e produz uma tempestade de proporções do furacão.
Pedro adverte de heresia entre os professores; Paulo adverte de heresia entre
os leigos ". [3]
As semelhanças
entre 2 Pedro 2 eo livro de Judas, especialmente Jude 4-18, foram colocadas
várias questões. Será que Pedro tem acesso a epístola de Judas, ou Jude se ter
uma cópia de 2 Pedro? Qual livro veio primeiro? Será que um homem usar o
material do outro, ou se ambos desenhar a partir de uma fonte comum? Os
comentaristas e escritores do Novo Testamento introduções lidar com estas
questões cuidadosamente. Vê-los para mais esclarecimentos. [4]
Basta dizer que
a Igreja através dos séculos tem reconhecido o produto final de ambos 2 Pedro e
Judas como epístolas que Deus inspirou. Tanto quanto o que veio primeiro, nós
podemos nunca saber ao certo até chegarmos ao céu. A visão mais comum entre os
estudiosos agora é que Jude provavelmente escreveu antes de Peter (ou seu
agente), composta de 2 Pedro. [5] que tendem a favorecer a prioridade de 2
Pedro, assim como muitas autoridades conservadoras. [6]
"A maioria
dos estudiosos, de fato, o momento 2 Pedro no início do segundo século e
considerá-lo o último livro do Novo Testamento ter sido escrito. A afirmação do
autor para petrino autoria, portanto, é parte do fenômeno de 'pseudonimato' no
mundo antigo, em que a autoridade ea tradição de uma figura religiosa
reverenciada foram atribuídas a um trabalho mais tarde por um autor anônimo
". [7]
Esta citação
reflete a maioria da opinião erudita, mas não a convicção de muitos
conservadores, inclusive eu. Moo observou a inconsistência de pseudonimato e
infalibilidade. [8]
"O
propósito de 2 Pedro é chamar os cristãos para o crescimento espiritual, para
que possam combater a apostasia como eles ansiosos para o retorno do
Senhor". [9]
esboço
I. Introdução
1:1-2
II. A condição
do cristão 1:3-11
A. Os recursos
do crente 1:3-4
B. necessidades
do crente 1:5-9
C. adequação do
crente 1:10-11
III. A
autoridade para o cristão 1:12-21
A. A
necessidade de um lembrete 1:12-15
B. A
credibilidade do testemunho dos apóstolos 1:16-18
C. A origem
divina da Escritura 1:19-21
IV. O perigo
para o cristão 2:1-22
A. As
características dos falsos mestres 2:1-3
B. As
consequências de ensino falso 2:04-10a
C. A conduta
dos falsos mestres 2:10 b-19
D. A condenação
dos falsos mestres 2:20-22
V. A
perspectiva para o cristão 3:1-16
A. O objetivo
desta epístola 3:1-2
B. Scoffing nos
últimos dias 3:3-6
Eventos do fim
dos tempos C. 3:7-10
D. Viver em
vista do futuro 3:11-16
VI. conclusão
3:17-18
CARTA DE JUDAS
introdução
Antecedentes
históricos
Tradicionalmente,
o escritor desta epístola era Judas, o meio-irmão de Jesus Cristo (Mateus
13:55, Marcos 6:3) e irmão de Tiago, o líder da igreja de Jerusalém (Judas 1;
Atos 15:13). Alguns estudiosos têm desafiado esta identificação nos últimos
anos, mas eles não provaram que ela estava errada. Como tal, Jude (Gr. Judas,
Hebreus. Judá "louvor") era um judeu cristão. Como James era um judeu
helenizado galileu que escreveu com um estilo grego cultivada. Como seria de
esperar, Jude normalmente alusão às Escrituras Hebraicas, em vez de com a
Septuaginta, ao contrário de muitos dos escritores do Novo Testamento.
Irmãos físicos
de Jesus não acreditavam nele enquanto ele estava ministrando (João 7:5). James
se tornou um crente após a ressurreição de Jesus (1 Coríntios. 15:7), e pode-se
supor que Judas fez também. Os irmãos de Jesus faziam parte do grupo de oração
que aguardava a vinda do Espírito Santo (Atos 1:14). Eles eram bem conhecidos
no início da igreja (1 Coríntios. 09:05).
Muitas alusões
de Jude ao Antigo Testamento sugerem que seus leitores originais eram muito
familiarizado com ele. Enquanto isso poderia ter sido verdade de qualquer
cristão, teria sido particularmente verdade para os cristãos judeus.
Consequentemente, muitos comentaristas acreditam Jude dirigida esta epístola
aos cristãos judeus, principalmente.
". . . não
devemos vê-lo como uma "carta católica" dirigida a todos os cristãos,
mas como uma obra escrita com um público específico, localizada em mente
". [1]
"Um
predominantemente, mas não exclusivamente, a comunidade judaica cristã em uma
sociedade Gentile parece explicar melhor para o pouco que podemos reunir sobre
os destinatários da carta de Judas". [2]
O momento da
escrita é muito difícil de determinar. Desde Jude era um irmão mais novo de
Jesus, ele pode ter vivido no segundo século. Após as revoltas judaicas contra
Roma em 66-70 dC, Jude provavelmente viveu fora de Jerusalém e, talvez, fora da
Palestina, se ele ainda estava vivo. As referências no texto aos falsos mestres
e os apóstolos (vv. 3-5, 17) sugerem uma condição na igreja alguns anos após o
dia de Pentecostes. Semelhanças com escritos de Pedro levaram alguns a data
Jude sobre o tempo Pedro escreveu. [3] Obviamente estes são todos os palpites
muito hesitante. Talvez uma data entre 67 dC e 80 seria correto. Neste momento
Jude pode ter vivido em algum lugar fora da Palestina. [4]
Felizmente, a
indefinição do contexto histórico desta epístola não afeta a sua mensagem ou
valor.
"A
Epístola de Judas tem atestação mais forte do que 2 Pedro". [5]
gênero
Muitos
estudiosos consideram esta carta como um "sermão epistolar". [6]
Judas poderia ter entregue o que ele disse nesta epístola como uma homilia
(sermão) se ele tinha estado na presença de seus leitores. Ao contrário, ele lança-o
na forma de uma carta, uma vez que não podia enfrentá-los diretamente. Outras
epístolas do Novo Testamento que são realmente homilias escritos incluem James,
Hebreus e 1 João.
estrutura
Vários
estudantes do livro notaram a estrutura basicamente quiástica de Jude, embora
eles não vêem os chiasms exatamente o mesmo. [7]
propósito
"Um
pensamento caracteriza esta epístola:. Cuidado com os apóstatas" [8]
Incipiente
gnosticismo parece ser a heresia, tendo em vista principalmente.
"Aqui, de
uma forma pouco desenvolvida, são as principais características que passaram a
fazer-se mais tarde o gnosticismo-ênfase no conhecimento que foi emancipado de
as reivindicações da moralidade; arrogância para com os líderes da igreja
'ignorantes'; interesse em angelologia; divisão; lascívia ". [9]
esboço
I. Introdução
vv. 1-2
II. O objetivo
desta epístola vv. 3-4
III.
Advertências contra os falsos mestres vv. 5-16
A. anteriores
fracassos vv. 5-7
1. A exemplo de
algumas israelitas v. 5
2. A exemplo de
certos anjos v. 6
3. A exemplo de
certos pagãos v. 7
Falhas B.
Presente vv. 8-16
1. A natureza
do erro vv. 8-9
2. A gravidade
do erro vv. 10-13
3. As
conseqüências do erro vv. 14-16
IV. Exortação à
vv fiéis. 17-23
A. O lembrete
para lembrar aviso vv dos apóstolos. 17-19
B. A instrução
positiva dos leitores vv. 20-23
V. vv
Conclusão. 24-25
FONTE BIBLIA LUMINIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário