domingo, 27 de julho de 2014

CARTAS 1 2 SEGUNDO PEDRO E JUDAS

                      

                     CARTA DE PEDRO N.1



introdução

Antecedentes históricos

Esta epístola afirma que o Apóstolo Pedro escreveu (1:1). Uma vez que existe apenas um Pedro que era um apóstolo, podemos ter a certeza da identidade do escritor. Existe apenas um Pedro que todo o Novo Testamento mencionados. Para paralelos entre 1 Pedro e os sermões de Pedro em Atos, compare 1 Pedro 1:20 com Atos 2:23; (. Cf. Mt 21, 42) 1 Pedro 2:7-8 com Atos 4:10-11; e 1 Pedro 4:05 com Atos 10:42. Os estudiosos não questionaram a autoria de Pedro até o século XIX, quando a crítica bíblica destrutivo se tornou popular. [1]

"A epístola tem sido bem conhecido e consistentemente reconhecida como petrino do segundo século bem em tempos modernos. . . .

"Além dos quatro Evangelhos e as cartas de Paulo, o atestado externo para 1 Pedro é tão forte ou mais forte, do que para qualquer livro NT. Não há evidência de qualquer controvérsia sobre a sua autoria ou a autoridade "[2]

Por outro lado, tem havido muita controvérsia sobre a autoria de 2 Pedro.

Peter primeiro enviou esta carta aos crentes que vivem nas regiões do norte da Ásia Menor (1:1). Os locais destes cristãos, bem como alusões na epístola indicar que eles eram principalmente gentios, mas também judeus (por exemplo, 1:14; 2:10).

Peter morreu na década de 60 e passou a última década de sua vida em Roma, segundo a tradição confiável. A data exata do martírio de Pedro é uma questão de debate entre os estudiosos. Um deles escreveu que a data tradicional da morte de Pedro foi de 64 AD. [3] Outro alegou que era 67 dC. [4] Muitos intérpretes têm considerado referência de Pedro a Babilônia (5:13) como uma referência a Roma que Pedro descrito como Babilônia para destacar seu paganismo. Tendo em vista todas essas informações, parece provável que Pedro escreveu esta epístola de Roma cerca de 64 dC. [5] para suporte adicional para esta conclusão.


Características especiais


Teologicamente esta epístola é escatológico (lidando com o fim dos tempos). Junto com seu foco escatológico há muita ênfase em santidade (pessoal, social e comunitário), esperança, salvação, comunidade, relação com o mundo, a Trindade, e especialmente o sofrimento. [6]

"Em nenhum lugar do Novo Testamento. . . são os elementos sacerdotais e proféticas no cristianismo tão intimamente fundido como em I Pedro ". [7]

". . . muito do material em 1 Pedro é o material de ensino cristão básico em vez de instrução avançada, que assume o domínio (e talvez a perversão) das noções básicas, como nas cartas paulinas ". [8]

". . . apesar de sua brevidade, apenas 105 versos em todo-é um microcosmo da fé cristã e dever, o modelo de um encargo pastoral, composto por materiais de mergulhadores e de muitos temas ". [9]

"Em muitos. . . aspectos, 1 Pedro e Tiago formam um par combinado dentro do cânon NT. Eles são letras cristãs da diáspora aproximadamente semelhantes de comprimento, um dirigidas (provavelmente de Jerusalém) para espalhadas judeus messiânicos (ou seja, os cristãos), que são os verdadeiros judeus, eo outro dirigido a partir de 'Babilônia' para espalhadas 'judeus' que são, de facto, os cristãos gentios . "[10]

propósito

Pedro declarou a sua razão para a escrita, ou seja, para encorajar seus leitores, que estavam enfrentando perseguição por sua fé, para se manter firme (5:12). Evidentemente, esta perseguição foi generalizada entre os seus leitores. Inimigos locais do evangelho não eram as únicas pessoas responsáveis ​​por isso. Quando Paulo viajou por todo o Império Romano, pregando o evangelho, algumas igrejas que ele plantou perseguição experiente dos não salvos em suas comunidades, mas outros não. Porém 1 Pedro reflete a perseguição dos cristãos no norte da Ásia Menor. Esta condição prevaleceu após Nero culpou os cristãos para a queima de Roma, em julho de 64 dC. Enquanto a perseguição parece ter sido generalizada, não pode ter sido oficial ainda. [11]

esboço

I. Introdução 1:1-2

II. A identidade dos cristãos 01:03 - 02:10

A. Nosso grande salvação 1:3-12

1. A esperança da nossa salvação 1:3-5

2. A alegria de nossa salvação 1:6-9

3. As testemunhas da nossa salvação 1:10-12

B. Nosso novo modo de vida 1:13-25

1. Uma vida de santidade 1:13-16

2. Uma vida de reverência 1:17-21

3. Uma vida de amor 1:22-25

C. Nosso sacerdotal chamando 2:1-10

1. Ouvindo Deus 2:1-3

2. Crescendo em Deus 2:4-5

3. Edifício em Cristo 2:6-8

4. Resumo afirmação da nossa identidade 2:9-10

III. As responsabilidades dos cristãos individualmente 2:11-04:11

A. Nossa missão no mundo 2:11-12

B. Respeito pelos outros 02:13-03:12

1. Respeito para todos 2:13-17

2. Respeito Escravos 'para seus mestres 2:18-25

Respeito 3. Wives 'para seus maridos 3:1-6

4. Respeito dos maridos para suas esposas 03:07

5. A importância de amarmos os inimigos 3:8-12

C. vindicação eventual 03:13-04:06

1. Sofrimento para fazer o bem 3:13-17

2. A reivindicação de Cristo 3:18-22

3. Viver com a promessa em vista 4:1-6

D. A importância do amor mútuo no fim dos tempos vivendo 4:7-11

IV. As responsabilidades dos cristãos coletivamente 04:12-05:11

A. A prova de fogo 4:12-19

1. Sofrimento e glória 4:12-14

2. Sofrimento como cristãos 4:15-19

B. A igreja sob julgamento 5:1-11

1. As responsabilidades dos anciãos 5:1-4

2. As responsabilidades dos outros 05:05

3. A importância da humildade e confiança em Deus 5:6-7

4. A importância de resistir ao diabo 5:8-11

V. Conclusão 5:12-14


                     CARTA SEGUNDO PEDRO


introdução

Antecedentes Históricos

Esta epístola afirma que o Apóstolo Pedro escreveu (1:1). Ele também afirma que seguir uma carta anterior por Pedro (3:1), que parece ser uma referência a um Peter, apesar de Pedro pode estar se referindo a uma carta não temos mais. A referência do autor para o fato de que Jesus havia predito um certo tipo de morte para ele (01:14) gravatas com a declaração de Jesus a Pedro registrado em João 21:18.

O mais antigo testemunho externo (fora da Bíblia) para petrino autoria vem do terceiro século. [1]).

Os escritos dos pais da igreja contêm menos referências à autoria petrina de 2 Pedro, do que a autoria de qualquer outro livro do Novo Testamento. É fácil ver por que os críticos que procuram razões para rejeitar a autoridade das Escrituras têm como alvo este livro para o ataque. Ironicamente nesta carta Peter alertou seus leitores de hereges que partiram do ensinamento dos apóstolos e dos profetas do Antigo Testamento, que é a mesma coisa que alguns desses críticos modernos. Nem todos os que rejeitam a autoria petrina são hereges, no entanto. Os argumentos de alguns críticos têm convencido alguns estudiosos de outra forma conservadores que conservam a crença na inspiração da epístola.
Independentemente da evidência externa, há um forte testemunho interno para o fato de que Pedro escreveu o livro. Isto inclui semelhanças estilísticas a 1 Pedro, vocabulário semelhante em comparação com os sermões de Pedro em Atos, e as declarações específicas já mencionadas (ou seja, 1:01, 14; 03:01). Além disso, o escritor afirmou ter presenciado a transfiguração de Jesus (1:16-18) e ter recebido informações sobre a sua própria morte de Jesus (1:13-14;. Cf João 21:18). Os críticos da autoria petrina ponto para as muitas diferenças entre 1 e 2 Pedro. [2]

Assumindo referência de Pedro ao seu antigo carta (3:1) é um Peter, ele parece ter enviado esta segunda epístola para o mesmo público em geral. Esse público era principalmente gentio, mas também judeus cristãos que vivem no norte da Ásia Menor (cf. 1 Pe 1:01.). O fundo dos leitores e da situação que enfrentam, como Pedro descreveu estes, equipar com um público bem. Assim, esta não era uma epístola "católica", isto é, uma epístola geral enviado originalmente a todos os cristãos em geral.

A referência de Pedro a sua partida iminente desta vida (1:13-15) sugere que o tempo de composição pode ter sido pouco antes de Pedro sofreu o martírio. Segundo Peter tem algumas das marcas de uma última vontade e testamento (cf. 1:3-11; 2:1-3; 3:1-4), bem como os de uma carta, dois gêneros literários. Os escritos dos pais da igreja colocar a morte de Pedro em AD 67-68, em Roma. Conseqüentemente, uma data de composição sobre AD 67-68 parece mais provável. Tradição da igreja primitiva também diz Peter passou a última década de sua vida em Roma. Nero começou a perseguir os cristãos em Roma em 64 dC.

"Segundo Pedro é o canto do cisne de Pedro, assim como 2 Timóteo é o canto do cisne de Paulo. Existem semelhanças entre os dois livros. Ambas as epístolas colocar um sinal de alerta ao longo do caminho peregrino a igreja está viajando para identificar a terrível apostasia que estava a caminho no tempo e que, no nosso tempo chegou agora. O que foi, então, como uma nuvem do tamanho da mão de um homem hoje envolve o céu e produz uma tempestade de proporções do furacão. Pedro adverte de heresia entre os professores; Paulo adverte de heresia entre os leigos ". [3]

As semelhanças entre 2 Pedro 2 eo livro de Judas, especialmente Jude 4-18, foram colocadas várias questões. Será que Pedro tem acesso a epístola de Judas, ou Jude se ter uma cópia de 2 Pedro? Qual livro veio primeiro? Será que um homem usar o material do outro, ou se ambos desenhar a partir de uma fonte comum? Os comentaristas e escritores do Novo Testamento introduções lidar com estas questões cuidadosamente. Vê-los para mais esclarecimentos. [4]

Basta dizer que a Igreja através dos séculos tem reconhecido o produto final de ambos 2 Pedro e Judas como epístolas que Deus inspirou. Tanto quanto o que veio primeiro, nós podemos nunca saber ao certo até chegarmos ao céu. A visão mais comum entre os estudiosos agora é que Jude provavelmente escreveu antes de Peter (ou seu agente), composta de 2 Pedro. [5] que tendem a favorecer a prioridade de 2 Pedro, assim como muitas autoridades conservadoras. [6]

"A maioria dos estudiosos, de fato, o momento 2 Pedro no início do segundo século e considerá-lo o último livro do Novo Testamento ter sido escrito. A afirmação do autor para petrino autoria, portanto, é parte do fenômeno de 'pseudonimato' no mundo antigo, em que a autoridade ea tradição de uma figura religiosa reverenciada foram atribuídas a um trabalho mais tarde por um autor anônimo ". [7]

Esta citação reflete a maioria da opinião erudita, mas não a convicção de muitos conservadores, inclusive eu. Moo observou a inconsistência de pseudonimato e infalibilidade. [8]

"O propósito de 2 Pedro é chamar os cristãos para o crescimento espiritual, para que possam combater a apostasia como eles ansiosos para o retorno do Senhor". [9]

esboço

I. Introdução 1:1-2

II. A condição do cristão 1:3-11

A. Os recursos do crente 1:3-4

B. necessidades do crente 1:5-9

C. adequação do crente 1:10-11

III. A autoridade para o cristão 1:12-21

A. A necessidade de um lembrete 1:12-15

B. A credibilidade do testemunho dos apóstolos 1:16-18

C. A origem divina da Escritura 1:19-21

IV. O perigo para o cristão 2:1-22

A. As características dos falsos mestres 2:1-3

B. As consequências de ensino falso 2:04-10a

C. A conduta dos falsos mestres 2:10 b-19

D. A condenação dos falsos mestres 2:20-22

V. A perspectiva para o cristão 3:1-16

A. O objetivo desta epístola 3:1-2

B. Scoffing nos últimos dias 3:3-6

Eventos do fim dos tempos C. 3:7-10

D. Viver em vista do futuro 3:11-16

VI. conclusão 3:17-18


                           CARTA DE JUDAS 


introdução

Antecedentes históricos

Tradicionalmente, o escritor desta epístola era Judas, o meio-irmão de Jesus Cristo (Mateus 13:55, Marcos 6:3) e irmão de Tiago, o líder da igreja de Jerusalém (Judas 1; Atos 15:13). Alguns estudiosos têm desafiado esta identificação nos últimos anos, mas eles não provaram que ela estava errada. Como tal, Jude (Gr. Judas, Hebreus. Judá "louvor") era um judeu cristão. Como James era um judeu helenizado galileu que escreveu com um estilo grego cultivada. Como seria de esperar, Jude normalmente alusão às Escrituras Hebraicas, em vez de com a Septuaginta, ao contrário de muitos dos escritores do Novo Testamento.

Irmãos físicos de Jesus não acreditavam nele enquanto ele estava ministrando (João 7:5). James se tornou um crente após a ressurreição de Jesus (1 Coríntios. 15:7), e pode-se supor que Judas fez também. Os irmãos de Jesus faziam parte do grupo de oração que aguardava a vinda do Espírito Santo (Atos 1:14). Eles eram bem conhecidos no início da igreja (1 Coríntios. 09:05).

Muitas alusões de Jude ao Antigo Testamento sugerem que seus leitores originais eram muito familiarizado com ele. Enquanto isso poderia ter sido verdade de qualquer cristão, teria sido particularmente verdade para os cristãos judeus. Consequentemente, muitos comentaristas acreditam Jude dirigida esta epístola aos cristãos judeus, principalmente.

". . . não devemos vê-lo como uma "carta católica" dirigida a todos os cristãos, mas como uma obra escrita com um público específico, localizada em mente ". [1]

"Um predominantemente, mas não exclusivamente, a comunidade judaica cristã em uma sociedade Gentile parece explicar melhor para o pouco que podemos reunir sobre os destinatários da carta de Judas". [2]

O momento da escrita é muito difícil de determinar. Desde Jude era um irmão mais novo de Jesus, ele pode ter vivido no segundo século. Após as revoltas judaicas contra Roma em 66-70 dC, Jude provavelmente viveu fora de Jerusalém e, talvez, fora da Palestina, se ele ainda estava vivo. As referências no texto aos falsos mestres e os apóstolos (vv. 3-5, 17) sugerem uma condição na igreja alguns anos após o dia de Pentecostes. Semelhanças com escritos de Pedro levaram alguns a data Jude sobre o tempo Pedro escreveu. [3] Obviamente estes são todos os palpites muito hesitante. Talvez uma data entre 67 dC e 80 seria correto. Neste momento Jude pode ter vivido em algum lugar fora da Palestina. [4]

Felizmente, a indefinição do contexto histórico desta epístola não afeta a sua mensagem ou valor.

"A Epístola de Judas tem atestação mais forte do que 2 Pedro". [5]

gênero

Muitos estudiosos consideram esta carta como um "sermão epistolar". [6] Judas poderia ter entregue o que ele disse nesta epístola como uma homilia (sermão) se ele tinha estado na presença de seus leitores. Ao contrário, ele lança-o na forma de uma carta, uma vez que não podia enfrentá-los diretamente. Outras epístolas do Novo Testamento que são realmente homilias escritos incluem James, Hebreus e 1 João.

estrutura

Vários estudantes do livro notaram a estrutura basicamente quiástica de Jude, embora eles não vêem os chiasms exatamente o mesmo. [7]

propósito

"Um pensamento caracteriza esta epístola:. Cuidado com os apóstatas" [8]

Incipiente gnosticismo parece ser a heresia, tendo em vista principalmente.

"Aqui, de uma forma pouco desenvolvida, são as principais características que passaram a fazer-se mais tarde o gnosticismo-ênfase no conhecimento que foi emancipado de as reivindicações da moralidade; arrogância para com os líderes da igreja 'ignorantes'; interesse em angelologia; divisão; lascívia ". [9]

esboço

I. Introdução vv. 1-2

II. O objetivo desta epístola vv. 3-4

III. Advertências contra os falsos mestres vv. 5-16

A. anteriores fracassos vv. 5-7

1. A exemplo de algumas israelitas v. 5

2. A exemplo de certos anjos v. 6

3. A exemplo de certos pagãos v. 7

Falhas B. Presente vv. 8-16

1. A natureza do erro vv. 8-9

2. A gravidade do erro vv. 10-13

3. As conseqüências do erro vv. 14-16

IV. Exortação à vv fiéis. 17-23

A. O lembrete para lembrar aviso vv dos apóstolos. 17-19

B. A instrução positiva dos leitores vv. 20-23

V. vv Conclusão. 24-25

FONTE BIBLIA LUMINIA

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