DOUTRINA DAS
ULTIMA COISAS INTRODUÇÃO.
2 Pedro 3.1-14.
1 - Amados, escrevo-vos, agora, esta segunda
carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero,
2 - para que vos lembreis das palavras que
primeiramente foram ditas pelos santos profetas e do mandamento do Senhor e
Salvador, mediante os vossos apóstolos,
3 - sabendo primeiro isto: que nos últimos
dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências
4 - e dizendo: Onde está a promessa da sua
vinda? Porque desde que os pais dormiram todas as coisas permanecem como desde
o princípio da criação.
5 - Eles voluntariamente ignoram isto: que
pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus e a terra, que
foi tirada da água e no meio da água subsiste;
6 - pelas quais coisas pereceu o mundo de
então, coberto com as águas do dilúvio.
7 - Mas os céus e a terra que agora existem
pela mesma palavra se reservam como tesouro e se guardam para o fogo, até o Dia
do Juízo e da perdição dos homens ímpios.
8 - Mas, amados, não ignoreis uma coisa: que
um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia.
9 - O Senhor não retarda a sua promessa, ainda
que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que
alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
10 - Mas o Dia do Senhor virá
como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os
elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão.
11 - Havendo, pois, de perecer
todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade,
12 - aguardando e apressando-vos
para a vinda do Dia de Deus, em que os céus, em fogo, se desfarão, e os
elementos, ardendo, se fundirão?
13 - Mas nós, segundo a sua
promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.
14 - Pelo que, amados, aguardando
estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em
paz.
Enfim chegamos ao último trimestre de
2004! Ao fazermos uma retrospectiva dos trimestres anteriores, constataremos o
quanto crescemos! Não apenas no conhecimento, mas também na graça de nosso
Senhor Jesus Cristo.
Neste trimestre, estudaremos a
Escatologia Bíblica. O estudo deste tema se justifica por três razões: é uma
doutrina bíblica, acumula evidências históricas que a confirmam, e consola o
cristão (1 Ts 4.17). Essa tríade, doutrina, evidência e consolo, resume os
objetivos das treze lições. Portanto, caríssimo mestre, sua responsabilidade
perante os alunos consiste em ensinar-lhes a escatologia, apresentar-lhes os
sinais, e encorajá-los à perseverança.
A Segunda Epístola de Pedro foi
escrita no início dos anos 60 d.C. para uma comunidade cristã dispersa em cinco
províncias romanas (1 Pe 1.1). O texto da Leitura Bíblica em Classe apresenta
dois propósitos pelos quais o Apóstolo escreveu a referida carta: exortá-los a
permanecerem firmes na esperança vindoura (vv.1-2; 8-14); e adverti-los contra
os zombadores que escarneciam da promessa da vinda de Cristo (vv.3-6). A fim de
autenticar sua admoestação, Pedro usa dois fortes argumentos: o seu apostolado
(2 Pe 1.16; 3.2b), e a mensagem dos profetas (2 Pe 3.2a; 1.21). No primeiro,
ele fala acerca do que viu, e no segundo, do que ouviu. A doutrina da vinda de
Cristo, aqui ensinada por Pedro, contraria os falsos mestres que fundamentam
seus ensinos em fábulas (2 Pe 1.16). O termo grego para fábulas é mytos que tem o sentido de “ideia falsa ou fantasiosa”. A
diferença entre o ensino falso e o verdadeiro é que, o primeiro, é
desnecessário e conturba o coração dos fiéis. E, o último, necessário e
confortador.
Ao contrário do que muita gente
pensa, a Doutrina das Últimas Coisas não constitui um emaranhado de enigmas, ou
um quebra-cabeças. Ela é um conjunto de verdades cristalinas e bem
estabelecidas a respeito do que Deus está para fazer nestes últimos dias.
Tendo em vista a urgência desta hora,
passaremos a estudar, a partir de hoje, os fatos que compõem a Escatologia
Bíblica. Desde já, em profundo espírito de oração, preparemo-nos para as
verdades que, aceitas com amor e humildade, nos proporcionarão inexprimível
conforto e grande alegria no Espírito Santo. Aleluia!
I. O QUE É A DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS
Afirmou o apóstolo Paulo: “Se
esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens”
(1 Co 15.19). Mas como esperaremos em Cristo também na outra vida, se
ignorarmos o plano de Deus para o final dos tempos? Daí a necessidade e a
urgência de se compreender a Doutrina das Últimas Coisas.
1. Definição. A
Doutrina das Últimas Coisas, por conseguinte, são as verdades da Bíblia Sagrada
referentes aos derradeiros dias da história humana. Em Teologia Sistemática,
recebe ela o nome de Escatologia que, em grego, significa, literalmente, estudo
das últimas coisas.
2. No Antigo Testamento. A
Escatologia do Antigo Testamento tem como pilares os seguintes pontos: a) A
salvação e a restauração completa do remanescente fiel do povo judeu (Ez
36.17-38; Sf 3.13); b) O aparecimento glorioso e visível do Messias, que levará
Israel à conversão nacional (Zc 12.10); c) O Dia do Senhor e o julgamento das nações
(Jr 46.10; Ez 30.3; Ob v.15); d) O estabelecimento do Reino de Deus na terra
(Is 11.1-16); e) A ressurreição e o Juízo Final (Dn 12.2); f) e: O aparecimento
dos novos céus e da nova terra (Is 65.17).
3. No Novo Testamento. A
Escatologia do Novo Testamento trata, basicamente, dos seguintes assuntos: a) O
arrebatamento da Igreja (1 Ts 4.13-17); b) O aparecimento do Anticristo (2 Ts
2.1-12); c) A grande tribulação (Mt 24.15-28); d) O reino milenial de Cristo
(Ap 20.1-6); e) O julgamento final (Ap 20.11-15); f) e: A inauguração do
perfeito e eterno estado, tendo a Nova e Celeste Jerusalém como capital (Ap
21.1-27).
II. O OBJETIVO DA DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS
Sumamente necessária e confortadora,
a Doutrina das Últimas Coisas tem como objetivos:
1. Mostrar o que está prestes a
acontecer. Assim o evangelista João encerra o Apocalipse:
“Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos santos profetas,
enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de
acontecer” (Ap 22.6).
2. Preparar o crente para
encontrar-se com Deus. “E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se
a si mesmo, como também ele é puro” (1 Jo 3.3).
3. Tranquilizar o povo de Deus quanto
aos últimos acontecimentos. “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus,
crede também em mim. Na casa de meu pai há muitas moradas: se não fosse assim,
eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar” (Jo 14.1,2).
4. Alertar a todos que o noivo está
chegando. “E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve
diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida.
Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem,
Senhor Jesus!” (Ap 22.17,20).
III. AS FONTES DA DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS
Eis as principais fontes da Doutrina
das Últimas Coisas:
1. A Bíblia Sagrada. Como
a inspirada, inerrante, infalível e completa Palavra de Deus, é a Bíblia
Sagrada a principal fonte da Escatologia Bíblica. É o tribunal supremo onde são
julgados todos os enunciados teológicos (Is 8.20; 46.10; Ap 22.18,19). Sua
autoridade é inquestionável.
2. Os credos e as declarações
doutrinárias da igreja. Serão estes aceitos desde que estejam em
conformidade absoluta com a Bíblia Sagrada. Caso contrário: que sejam enérgica
e vigorosamente rejeitados.
3. A teologia. Se
bíblica, conservadora e ortodoxa, haverá de ser acatada como fonte auxiliar da
Doutrina das Últimas Coisas. Mas, se especulativa, humanista e liberal, que
seja rechaçada; nada tem a dizer-nos.
4. A história. Comandada
por Deus, mostra-nos a história, de forma clara e concludente, que Deus
encaminha todas as coisas, visando o estabelecimento pleno de seu Reino. Deus
está no controle de todos os fatos históricos e cotidianos.
5. O testemunho do Espírito Santo. O
Espírito Santo atesta-nos que o Senhor Jesus está prestes a vir buscar a sua
Igreja: “E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem
sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida” (Ap 22.17). Estejamos
vigilantes para não ficarmos envergonhados naquele grande dia (1 Jo 2.28).
IV. COMO ESTUDAR A DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS
A fim de estudarmos com proveito a
Doutrina das Últimas Coisas, observemos alguns procedimentos importantíssimos:
1. Recorrendo primeiro à Bíblia. Em
perseverante oração a Deus, busque prioritariamente as respostas de que você
necessita nas Sagradas Escrituras. Que a sua preocupação não seja um mero
exercício de futurologia; que seja a de preparar-se melhor para a vinda do
Senhor Jesus (Am 4.12).
2. Orando constantemente em profunda
reverência. Enquanto estiver estudando a Doutrina das Últimas
Coisas, permaneça em atitude de oração e de profunda humildade diante do
Senhor. Somente assim, mostrar-lhe-á o Senhor as maravilhas da sua Palavra (Dn
9.20-27).
3. Evitando as especulações e as vãs
sutilezas da falsa hermenêutica. Cuidado
com as especulações e as sutilezas da falsa hermenêutica! Lembre-se! Há um
severíssimo castigo àqueles que, desprezando a Palavra de Deus, torcem-na e
entregam-se às apostasias (Ap 22.18,19). Atente também para a observação em Tg
3.1.
A regra de ouro da verdadeira
interpretação bíblica é: a Palavra de Deus interpreta-se a si mesma.
4. Esperando com alegria a
manifestação do Senhor da glória. Acima
de tudo, atenhamo-nos à Doutrina das Últimas Coisas com indizível alegria,
aguardando a chegada do Noivo Amado. O Senhor acha-se às portas! Aleluia!
Aleluia! Aleluia!
CONCLUSÃO
A partir de agora, portanto,
dedique-se à Escatologia Bíblica, não para satisfazer a sua curiosidade acerca
do porvir; mas a fim de preparar-se melhor para a chegada do Rei. Você está
preparado? Já nasceu de novo? Não perca esta oportunidade. “...Aquele que não
nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3.3).
Senhor Jesus, ajuda-nos a estudar,
com santa reverência, os fatos concernentes à tua vinda. Ó Cristo Amado, não
tardes em vir buscar a tua Igreja. Maranata! Ora vem, Senhor Jesus!
“1. Dúvidas e confusão em
escatologia. Por quê? Pelo fato de muitas pessoas não saberem distinguir os
eventos bíblicos que ocorrerão no fim da presente era bíblica, que se iniciará
com a vinda de Jesus, resultam muitas dúvidas, confusões e interpretações
absurdas do texto bíblico. Algumas causas desses caos, são:
a. Falta de afinidade do crente com o
Espírito Santo. Daí a falta de introspecção espiritual. (Ler agora
1 Coríntios 2.10,14).
b. Falsa aplicação do texto bíblico nos
seus variados aspectos. Falsa aplicação quanto a povos bíblicos, quanto a
tempo; quanto a lugar, quanto aos sentidos do texto; quanto à mensagem do
texto; e quanto à procedência da mensagem do texto.
c. Conhecimento bíblico desordenado. Há
crentes, em nossas igrejas, portadores de um admirável saber bíblico, mas
infelizmente, por falta de um estudo sistemático desses assuntos, o
conhecimento deles é avulso, solto, sem sequência, desordenado.
d. Conhecimento especulativo. Este
conhecimento é apenas especulação do intelecto humano. (Ler 1 Coríntios 2.14).
Especular é querer saber apenas por saber, mas sem qualquer intenção de
glorificar a Deus, de consagrar a vida a Ele, e muito menos de obedecer à sua
vontade” (GILBERTO, A. O calendário da profecia. 16.ed.,
RJ: CPAD, 2003, pp.8,9).
Nenhum comentário:
Postar um comentário