domingo, 18 de janeiro de 2015

O QUE É EVANGELHO?


                        Evangelho

"boas novas" ou "boas notícias", de anglo-saxão Godspell .

O Antigo Testamento . Boa notícia é proclamada amplamente ( 1 Samuel 31: 9 ; Salmos 96: 2-3 ; Isaías 40: 9 ; 52: 7 ), espalhou -se rapidamente ( 2 Samuel 18: 19-31 ; 2 Reis 7: 9 ; Salmo 68:11 ), e declarou e recebeu com alegria ( 2 Samuel 01:20 ; Salmos 96: 11-12 ; Isaías 52: 7-9 ; Jeremias 20:15 ).

Quando a mensagem é gospel para israelitas e com base na verdade, a notícia é em todos os casos, mas um ( Jeremias 20:15 ) relacionada a Deus, o Salvador. Salmo 40: 9-10 celebra sua ajuda salvadora. Reis e exércitos estão espalhados pelo Todo-Poderoso ( Salmo 68:11 , 14 ). É ele quem oferece David de seus inimigos ( 2 Samuel 18: 19-31 ). Um ato direto de Deus coloca os sírios em fuga ( 2 Reis 7: 1-9 ); ele quebra o jugo assírio ( Nahum 1:13 , 15 ). Depois de conquistar a Babilônia, pela mão de Cyrus ( Isaías 41:25 , 27 ), o poderoso Deus retorna ao Zion (40: 9-10). A paz ea salvação anunciada em Isaías 52: 7 são ganhas pelo seu poder soberano ("O teu Deus reina!"). "O ano de graça do Senhor" traz boas-novas aos aflitos (61: 1-2).

A explicação para a ação salvífica de Deus se encontra em nenhum lugar, mas no próprio Deus. Em qualquer medida de Israel pagou por seus pecados passados ​​( Isaías 40: 2 ), ela continua a ser um povo pecador (42:25; 46: 12-13). Ela é salva pela graça divina sozinho (55: 1-7). Não havendo justiça para recompensar, Yahweh Atos para criar justiça em Israel (45: 8; 61: 3,10-11). A pena para o pecado é exigido não de Israel, mas do Servo nomeado para ficar em seu lugar (53: 4-12). Através do trabalho do Servo, muitos vão ser justificado (53:11); aqueles que possuem nenhuma justiça (43: 25-28) será absolvido.

A alegria que frequenta o evangelho encontra expressão máxima no louvor de Deus. "Louvado seja o Senhor teu Deus!" exclama Ahimaaz em relatar a vitória a Davi ( 2 Samuel 18:28 ). As boas novas de Salmo 68: 11-14 são recolhido durante uma procissão festiva comemorando entronização de Deus (cf. Salmo 40: 9-10 ). Os vigias de Isaías 52: 7-8 mensagem de alegria em relação ao regresso do Senhor a Sião. Salmos 96: 1-3 convoca toda a Terra para contar da salvação do Senhor, para "bendizei o seu nome" e "declarar a sua glória."

Com o retorno dos exilados de Babilônia, a salvação anunciada em Isaías é, em parte, mas percebi. As nações estrangeiras, longe de se tornar seus companheiros de adoração, permanecem opressores de Israel. Própria injustiça de Israel era a persistir; Servo nomeado suportará as suas iniqüidades ainda não apareceu. Como Isaías deixa claro, a plena realização da salvação aguarda o amanhecer de uma nova era, uma era criado pelo Deus salvador. No encerramento do Antigo Testamento, a inauguração desta nova era ainda se aguarda.

O Novo Testamento: Stage One . Com exceção de Gálatas 3: 8 e Hebreus 4: 2 , 6 , o Novo Testamento restringe terminologia gospel para proclamações feitas durante o tempo de realização, quando a salvação prometida no Antigo Testamento é realmente realizado . De acordo com Mark 1: 1-4 o evangelho "começa", não no Antigo Testamento, mas com João Batista, em quem a profecia do Antigo Testamento é cumprido. O nascimento prometido de João, precursor do Messias, é uma boa notícia ( Lucas 01:19 ). Própria pregação de João é evangelho, também ( Lucas 03:18 ): ele adverte os pecadores de morte iminente e exorta-os a se arrepender antes de o machado cai (3: 7-9); assegura o arrependido do perdão (3: 3) e participação em comunidade do Messias (3:17). Próprio nascimento do Messias é anunciado como "boas novas de grande alegria" (2: 10-11). De acordo com Romanos 1: 1-5 o evangelho prometido no Antigo Testamento é realmente dado quando Jesus (ver também Atos 13: 32-33 ).

Evangelho de Jesus declara: "Chegou o momento de o reino de Deus está próximo." ( Marcos 1: 14-15 ). Deus reina eternamente sobre tudo o que ele fez. No entanto, sua vontade não é assim na terra como no céu; errado, não é certo, prevalece. Mas estas condições não são definitivas. Com a vinda do reino, o governo de Deus será completa; errado será julgado e direito adquirido. Esse reino está agora a ser inaugurada: "Chegou a hora" ( Marcos 1:15 a) para promessas do Antigo Testamento para ser cumprida. A consumação do reino não é uma perspectiva distante; a plena realização do governo de Deus é "próximo" ( Marcos 1:15 b).

Na sinagoga de Nazaré, Jesus lê a partir de Isaías 61 : "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres e enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e restauração da vista. cegos, para libertar os oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor "( Lucas 4: 18-19 ). a profecia é cumprida no ministério próprio Jesus "(4:21). Ele veio para libertar o fisicamente doentes, como os cegos (4:18) e os leprosos (04:27; cf. 7:21; 9: 6). Ele ajuda os materialmente pobres, como a viúva nos dias de Elias (4: 25-26; cf. 6: 20-25,30-38). No entanto, o pobre espiritualmente são principalmente em viewpeople quebrado e entristecido pela miséria e da pobreza, da opressão e da injustiça, sofrimento e morte, a apostasia nacional e pecado pessoal, que em sua extremidade clamar a Deus para trazer a justiça, conceder sua misericórdia, e estabelecer o seu reino ( Mateus 5: 3-10 ). Jesus veio para inaugurar o reino, para resgatar o perdido, para libertar os escravizados, para curar os aflitos, e perdoar os culpados ( Marcos 2: 5 , 10 , 17 ; 10:45 ; Lucas 7: 48-49 ; 19:10 ).

A vinda do reino não é o efeito ou a recompensa do esforço humano, mas a resposta de Deus ao dom predicamentthe humano de seu favor ( Lucas 12:32 ). A explicação para a salvação dos pobres encontra-se em nenhum lugar, mas no Deus gracioso. Como o filho pródigo reconhece, ele não é digno de ser chamado filho de seu pai; nada do que ele fez, nem mesmo o seu arrependimento, é responsável por amor do Pai ( Lucas 15: 11-32 ). Na parábola de Mateus 20: 1-16 , é devido à bondade do empregador que os últimos trabalhadores contratados recebem salário de um dia inteiro de trabalho. O primeiro devedor em Mateus 18: 23-35 ganhou nada, mas o direito de ser vendido como escravo; em vez disso, o rei cancela sua enorme dívida. O publicano, sem nada para oferecer a Deus, mas a confissão do pecado e um pedido de misericórdia é justificado ( Lucas 18: 13-14 ). O mesmo vale para o mais virtuoso entre os pobres, como os descritos em Mateus 5: 7-10 . Sua virtude é real, não imaginava. No entanto, para manter os mandamentos de Deus, eles não colocá-lo em sua dívida; eles estão simplesmente fazendo o seu dever ( Lucas 17: 7-10 ). Mesmo a necessidade mais misericordioso misericórdia divina ( Mateus 5: 7 ); até mesmo para os mais zelosos para obedecer à lei de Deus não são capazes de cumprir todas as suas necessidades ( Mateus 11: 28-30 ). Graça depende para o seu exercício sobre a incapacidade de seus objetos ( Lucas 14: 12-14 ).

Como os israelitas são um povo pecador ( Mateus 1:21 ; Lc 1:77 ), Jesus proclama seu evangelho a toda a nação ( Mateus 04:23 ; 09:35 ; 15:24 ). Desde o mais respeitável ao menos, todos são convocados para submeter-se a regra de Deus, para vir para o banquete que ele se espalhou ( Lucas 14: 16-24 ). A salvação deve ser recebido para ser experimentado ( Marcos 10:15 ). Embora seja um dom que não custa nada, ele também é um tesouro inestimável para o qual uma pessoa sábia vai sacrificar tudo o mais ( Mateus 13: 44-46 ). "Arrependei-vos e crede no evangelho!" Comandos de Jesus ( Marcos 1:15 ). A auto-justos e auto-suficiente deve ser sacudido fora de sua falsa segurança e reconhecer sua necessidade de Deus ( Lucas 6: 24-26 ). Um anúncio da libertação ( Lucas 4: 18-19 ) é uma boa notícia apenas para as pessoas que são subjugados e sabem que são. Mesmo os desamparados e os aflitos devem aprender que ele está sendo pessoalmente relacionado a Deus como sujeito soberano e como criança para o pai, o que o torna um "abençoado" ( Mateus 5: 3-10 ). Mesmo aqueles que já são "pobres em espírito" no sentido acima definido, não são realmente "abençoado" até que eles reconhecem a veracidade das afirmações de Jesus ( Mateus 11: 6 ) e comprometer-se a uma vida de obediência em seus termos ( Mateus 7: 21-27 ).

Durante todo o ministério de Jesus, o tema do seu evangelho continua a ser o reino amanhecendo de Deus ( Mateus 04:23 ; 24:14 ; Lucas 4:43 ; 16:16 ), uma mensagem pregada quase que exclusivamente para os judeus ( Mateus 10: 5-6 ; 15:24 ). No entanto, Jesus oferece vislumbres de que o evangelho é tornar-se. Ele fala de pessoas que fazem sacrifícios "para mim e para o evangelho" ( Marcos 8:35 ; 10:29 ). Jesus eo evangelho estão aqui associado da maneira mais próxima. Estamos nos movendo em direção ao momento em que o Evangelizador vai se tornar o Proclaimed. Marcos 13:10 e Mateus 24:14 predizer a pregação do evangelho do reino para os gentios. Marcos 14: 8-9 indica que Jesus e sua morte serão temas de destaque no evangelho em todo o mundo. Aqui nós temos uma indicação de crucialidade da morte de Jesus, tanto para a oferta de salvação anunciada em seu evangelho e para o lançamento da missão para os gentios.

O Novo Testamento: Segunda Fase: Para o evangelho declarado após a ressurreição de Jesus, os nossos principais fontes são os Atos e as cartas de Paulo.

Deus autores do Evangelho e autoriza a sua proclamação ( Atos 15: 7 ; 16:10 ; Romanos 1: 1-5 ; Gálatas 1: 11-16 ; 2: 7-9 ; 1 Tessalonicenses 2: 2-9 ). O próprio Deus é um evangelista , pessoalmente, chamando pessoas para a salvação através de seus agentes humanos ( Atos 10:36 ; 2Col 4: 4-6; Gálatas 1: 6 ; 2 Tessalonicenses 2: 13-14 ; Apocalipse 10: 7 ). Evangelho de Paulo é uma testemunha a uma expressão da graça de Deus ( Atos 20:24 ; Colossenses 1: 5-6 ), alimentação ( Romanos 1:16 ; 1Col 1: 17-25), e glória (2Col 4: 4-6 ; 1 Timóteo 1:11 ). Para aceitar o evangelho é a vez de Deus ( Atos 14:15 ; 1 Tessalonicenses 1: 5-9 ). Desobedecer o evangelho é para ser privado do conhecimento de Deus ( 2 Tessalonicenses 1: 8 ). Para trocar o verdadeiro evangelho para um falso é afastar-se de Deus ( Gálatas 1: 6 ).

Ressuscitado dos mortos, Cristo novamente evangeliza ( Efésios 2: 16-17 ) através de seus representantes ( Romanos 15: 16-18 ; 1Col 1:17; 9: 12-18; 2 Timóteo 1: 9-11 ). Além disso, Cristo tornou-se tema principal do evangelho. Este é repetidamente afirmado em Atos e nos escritos de Paulo. Mark descreve todo o seu livro como "o evangelho de Jesus Cristo" (1: 1). Gálatas 2: 7-9 não fala de dois evangelhos, mas de dois campos de missão; Paul (apóstolo para os não circuncidados) e Pedro (apóstolo aos circuncisos) estão confiadas com o "evangelho de Cristo" ( Gálatas 1: 7 ), a mensagem ordenado para a salvação de judeus e gentios ( Romanos 1:16 ). O "evangelho" de Gálatas 1: 6-9 , 2 Coríntios 11: 4 não é outro evangelho sobre Jesus, mas uma mensagem sobre "um outro Jesus" não o verdadeiro Jesus, mas aquele que existe apenas na mente e da mensagem de seus defensores. Por outro lado, para pregar o verdadeiro Cristo é pregar o verdadeiro evangelho, porém os motivos de uma questionável ( Filipenses 1: 15-18 ); a responder acertadamente ao evangelho é a vez de Cristo ( Atos 11: 20-21 ; Romanos 10: 8-17 ; Gálatas 2: 14-16 ).

O evangelho dá testemunho de todos os aspectos da obra salvadora de Cristo, desde o seu nascimento e ministério público a sua segunda vinda e do juízo final. Mas a morte e ressurreição de Cristo, os acontecimentos salvíficos cruciais, são temas mais proeminentes do evangelho. Todo o Evangelho de Marcos se prepara para a Semana da Paixão. No evangelho de Paul morte e ressurreição de Jesus são centrais ( 1 Coríntios 15: 1-4 ), com a cruz no centro (1Col 1: 17-2: 5; Romanos 3: 21-26 ; 2Col 5: 14-21 ). Atos proclama a morte de Jesus (08:35; 20: 24,28) e preeminently sua ressurreição, o evento pelo qual ele venceu a morte e foi exaltado como Senhor e vindo Judge (10: 36-43; 13: 32-33; 17 : 31). De acordo com 1Pedro os portadores do evangelho focado, como tinha profetas do Antigo Testamento, sobre "os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam" (1: 11-12).

Paulo declara ( Romanos 1:16 ; 1Col 1: 17-18) o evangelho a ser "o poder de Deus" não é apenas uma testemunha, mas uma expressão de seu poder. O evangelho não é palavra nua, mas é carregado com o poder do Espírito Santo (1Col 2: 1-5; 1 Tessalonicenses 1: 5-6 ). Assim, não pode ser acorrentada ( 2 Timóteo 2: 8-9 ). O evangelho efetua a salvação anuncia e dá a vida que promete.

O evangelho oferece salvação "pela graça de nosso Senhor Jesus" ( Atos 15:11 ). Paulo testifica "para o evangelho da graça de Deus" ( Atos 20:24 ). O evangelho é um testemunho à graça de Deus. Ao oferecer o seu Filho como um sacrifício pelos pecados ( Romanos 3:25 a), Deus demonstra sua justiça (3: 25b, 26). Em pecados morte de Jesus anteriormente "passou por cima" (3: 25c) tornar-se o objeto da ira divina (1:18). No entanto, no lugar em que Deus lida justamente com pecados, ele mostra graça aos pecadores. Para o julgamento não é focada sobre os pecadores em si, mas sobre aquele que está em seu lugar (4:25; 5: 6-11; 2 Coríntios 5:21 ; Gálatas 3:13 ). Os pecadores são, portanto, livremente perdoado ( Romanos 3:24 ). O evangelho é um canal da graça de Deus. "A justiça de Deus é revelada" no evangelho ( Romanos 1:17 ) não apenas expôs mas desencadeou, para que o evangelho torna-se "o poder de Deus para a salvação" (1:16). Deus ativa sua justiça concedendo-lo livremente sobre os pecadores (05:17). Eles são absolvidos, justificou, "declarado justo", por Deus, o juiz em virtude de sua união com Cristo, que é ele próprio a sua justiça (1Col 01:30; 2Col 5:21; Filipenses 3: 9 ).

O evangelho exige uma resposta tríplice. (1) Acreditar . O evangelho é "o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê" ( Romanos 1:16 ). Fé abandona tudo dependência de "obras da lei" para a justificação ( Romanos 3:28 ) e confia na graça de Deus transmitidas em Cristo ( Romanos 3:22 , 26 ; Gálatas 2:16 , 20 ). É preciso crer no evangelho para aqui a salvação de Deus é mediada. (2) Crescer . O evangelho é ao mesmo tempo uma mensagem a ser recebido e um lugar no qual se apoiar ( 1 Coríntios 15: 1-2 ); que tanto dá e sustenta a vida. O Espírito dá sabedoria, tomando cada vez mais profundamente as pessoas para o evangelho da cruz (1Col 1: 18-2: 16). Paul está ansioso para declarar o evangelho aos cristãos em Roma ( Romanos 1:15 ), tanto pela sua letra e sua visita. (3) Na esperança . "A esperança estendeu no evangelho" ( Colossenses 1:23 ) inclui o retorno de Cristo ea glória celestial ( Colossenses 1: 5 ; 2 Tessalonicenses 2: 14-16 ), bem como o julgamento final ( Romanos 2:16 ). Para aqueles que abraçam o evangelho a sentença não é titular de terror, porque o juiz tem resgatado-los da ira vindoura ( Romanos 8: 1 ; 1 Tessalonicenses 1:10 ); o último julgamento marca sua vindicação final (1Col 4: 5; Gálatas 5: 5 ). Aqueles que morreram depois de crer no evangelho ( 1 Pedro 4: 6 ) não sofreram o destino do sem lei; a sua resposta ao evangelho lhes assegura a aprovação pela vinda do Senhor (4: 5-6; 5: 4) e de uma parte na herança incorruptível do céu (1: 4).

 FONTE Evangélica Dicionário de Baker de Teologia Bíblica

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