Evangelho
"boas novas" ou "boas notícias",
de anglo-saxão Godspell .
O Antigo Testamento . Boa notícia é proclamada
amplamente ( 1 Samuel 31: 9 ; Salmos 96: 2-3 ; Isaías 40: 9 ; 52: 7 ), espalhou
-se rapidamente ( 2 Samuel 18: 19-31 ; 2 Reis 7: 9 ; Salmo 68:11 ), e declarou
e recebeu com alegria ( 2 Samuel 01:20 ; Salmos 96: 11-12 ; Isaías 52: 7-9 ;
Jeremias 20:15 ).
Quando a mensagem é gospel para israelitas e com
base na verdade, a notícia é em todos os casos, mas um ( Jeremias 20:15 )
relacionada a Deus, o Salvador. Salmo 40: 9-10 celebra sua ajuda salvadora. Reis
e exércitos estão espalhados pelo Todo-Poderoso ( Salmo 68:11 , 14 ). É ele
quem oferece David de seus inimigos ( 2 Samuel 18: 19-31 ). Um ato direto de
Deus coloca os sírios em fuga ( 2 Reis 7: 1-9 ); ele quebra o jugo assírio (
Nahum 1:13 , 15 ). Depois de conquistar a Babilônia, pela mão de Cyrus ( Isaías
41:25 , 27 ), o poderoso Deus retorna ao Zion (40: 9-10). A paz ea salvação
anunciada em Isaías 52: 7 são ganhas pelo seu poder soberano ("O teu Deus
reina!"). "O ano de graça do Senhor" traz boas-novas aos aflitos
(61: 1-2).
A explicação para a ação salvífica de Deus se
encontra em nenhum lugar, mas no próprio Deus. Em qualquer medida de Israel
pagou por seus pecados passados (
Isaías 40: 2 ), ela continua a ser um povo pecador (42:25; 46: 12-13).
Ela é salva pela graça divina sozinho (55: 1-7). Não havendo justiça para
recompensar, Yahweh Atos para criar justiça em Israel (45: 8; 61: 3,10-11). A
pena para o pecado é exigido não de Israel, mas do Servo nomeado para ficar em
seu lugar (53: 4-12). Através do trabalho do Servo, muitos vão ser justificado
(53:11); aqueles que possuem nenhuma justiça (43: 25-28) será absolvido.
A alegria que frequenta o evangelho encontra
expressão máxima no louvor de Deus. "Louvado seja o Senhor teu Deus!"
exclama Ahimaaz em relatar a vitória a Davi ( 2 Samuel 18:28 ). As boas novas
de Salmo 68: 11-14 são recolhido durante uma procissão festiva comemorando
entronização de Deus (cf. Salmo 40: 9-10 ). Os vigias de Isaías 52: 7-8
mensagem de alegria em relação ao regresso do Senhor a Sião. Salmos 96: 1-3
convoca toda a Terra para contar da salvação do Senhor, para "bendizei o
seu nome" e "declarar a sua glória."
Com o retorno dos exilados de Babilônia, a salvação
anunciada em Isaías é, em parte, mas percebi. As nações estrangeiras, longe de
se tornar seus companheiros de adoração, permanecem opressores de Israel.
Própria injustiça de Israel era a persistir; Servo nomeado suportará as suas
iniqüidades ainda não apareceu. Como Isaías deixa claro, a plena realização da
salvação aguarda o amanhecer de uma nova era, uma era criado pelo Deus
salvador. No encerramento do Antigo Testamento, a inauguração desta nova era
ainda se aguarda.
O Novo Testamento: Stage One . Com exceção de
Gálatas 3: 8 e Hebreus 4: 2 , 6 , o Novo Testamento restringe terminologia
gospel para proclamações feitas durante o tempo de realização, quando a
salvação prometida no Antigo Testamento é realmente realizado . De acordo com
Mark 1: 1-4 o evangelho "começa", não no Antigo Testamento, mas com
João Batista, em quem a profecia do Antigo Testamento é cumprido. O nascimento
prometido de João, precursor do Messias, é uma boa notícia ( Lucas 01:19 ).
Própria pregação de João é evangelho, também ( Lucas 03:18 ): ele adverte os
pecadores de morte iminente e exorta-os a se arrepender antes de o machado cai
(3: 7-9); assegura o arrependido do perdão (3: 3) e participação em comunidade
do Messias (3:17). Próprio nascimento do Messias é anunciado como "boas
novas de grande alegria" (2: 10-11). De acordo com Romanos 1: 1-5 o
evangelho prometido no Antigo Testamento é realmente dado quando Jesus (ver
também Atos 13: 32-33 ).
Evangelho de Jesus declara: "Chegou o momento
de o reino de Deus está próximo." ( Marcos 1: 14-15 ). Deus reina
eternamente sobre tudo o que ele fez. No entanto, sua vontade não é assim na
terra como no céu; errado, não é certo, prevalece. Mas estas condições não são
definitivas. Com a vinda do reino, o governo de Deus será completa; errado será
julgado e direito adquirido. Esse reino está agora a ser inaugurada:
"Chegou a hora" ( Marcos 1:15 a) para promessas do Antigo Testamento
para ser cumprida. A consumação do reino não é uma perspectiva distante; a plena
realização do governo de Deus é "próximo" ( Marcos 1:15 b).
Na sinagoga de Nazaré, Jesus lê a partir de Isaías
61 : "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para
anunciar a Boa Nova aos pobres e enviou-me para proclamar a libertação aos
cativos e restauração da vista. cegos, para libertar os oprimidos e para
proclamar um ano de graça do Senhor "( Lucas 4: 18-19 ). a profecia é
cumprida no ministério próprio Jesus "(4:21). Ele veio para libertar o
fisicamente doentes, como os cegos (4:18) e os leprosos (04:27; cf. 7:21; 9:
6). Ele ajuda os materialmente pobres, como a viúva nos dias de Elias (4:
25-26; cf. 6: 20-25,30-38). No entanto, o pobre espiritualmente são
principalmente em viewpeople quebrado e entristecido pela miséria e da pobreza,
da opressão e da injustiça, sofrimento e morte, a apostasia nacional e pecado
pessoal, que em sua extremidade clamar a Deus para trazer a justiça, conceder
sua misericórdia, e estabelecer o seu reino ( Mateus 5: 3-10 ). Jesus veio para
inaugurar o reino, para resgatar o perdido, para libertar os escravizados, para
curar os aflitos, e perdoar os culpados ( Marcos 2: 5 , 10 , 17 ; 10:45 ; Lucas
7: 48-49 ; 19:10 ).
A vinda do reino não é o efeito ou a recompensa do
esforço humano, mas a resposta de Deus ao dom predicamentthe humano de seu
favor ( Lucas 12:32 ). A explicação para a salvação dos pobres encontra-se em
nenhum lugar, mas no Deus gracioso. Como o filho pródigo reconhece, ele não é
digno de ser chamado filho de seu pai; nada do que ele fez, nem mesmo o seu
arrependimento, é responsável por amor do Pai ( Lucas 15: 11-32 ). Na parábola
de Mateus 20: 1-16 , é devido à bondade do empregador que os últimos
trabalhadores contratados recebem salário de um dia inteiro de trabalho. O
primeiro devedor em Mateus 18: 23-35 ganhou nada, mas o direito de ser vendido
como escravo; em vez disso, o rei cancela sua enorme dívida. O publicano, sem
nada para oferecer a Deus, mas a confissão do pecado e um pedido de
misericórdia é justificado ( Lucas 18: 13-14 ). O mesmo vale para o mais
virtuoso entre os pobres, como os descritos em Mateus 5: 7-10 . Sua virtude é
real, não imaginava. No entanto, para manter os mandamentos de Deus, eles não
colocá-lo em sua dívida; eles estão simplesmente fazendo o seu dever ( Lucas
17: 7-10 ). Mesmo a necessidade mais misericordioso misericórdia divina (
Mateus 5: 7 ); até mesmo para os mais zelosos para obedecer à lei de Deus não
são capazes de cumprir todas as suas necessidades ( Mateus 11: 28-30 ). Graça
depende para o seu exercício sobre a incapacidade de seus objetos ( Lucas 14:
12-14 ).
Como os israelitas são um povo pecador ( Mateus 1:21
; Lc 1:77 ), Jesus proclama seu evangelho a toda a nação ( Mateus 04:23 ; 09:35
; 15:24 ). Desde o mais respeitável ao menos, todos são convocados para
submeter-se a regra de Deus, para vir para o banquete que ele se espalhou (
Lucas 14: 16-24 ). A salvação deve ser recebido para ser experimentado ( Marcos
10:15 ). Embora seja um dom que não custa nada, ele também é um tesouro
inestimável para o qual uma pessoa sábia vai sacrificar tudo o mais ( Mateus
13: 44-46 ). "Arrependei-vos e crede no evangelho!" Comandos de Jesus
( Marcos 1:15 ). A auto-justos e auto-suficiente deve ser sacudido fora de sua
falsa segurança e reconhecer sua necessidade de Deus ( Lucas 6: 24-26 ). Um
anúncio da libertação ( Lucas 4: 18-19 ) é uma boa notícia apenas para as
pessoas que são subjugados e sabem que são. Mesmo os desamparados e os aflitos
devem aprender que ele está sendo pessoalmente relacionado a Deus como sujeito soberano
e como criança para o pai, o que o torna um "abençoado" ( Mateus 5:
3-10 ). Mesmo aqueles que já são "pobres em espírito" no sentido
acima definido, não são realmente "abençoado" até que eles reconhecem
a veracidade das afirmações de Jesus ( Mateus 11: 6 ) e comprometer-se a uma
vida de obediência em seus termos ( Mateus 7: 21-27 ).
Durante todo o ministério de Jesus, o tema do seu
evangelho continua a ser o reino amanhecendo de Deus ( Mateus 04:23 ; 24:14 ;
Lucas 4:43 ; 16:16 ), uma mensagem pregada quase que exclusivamente para os
judeus ( Mateus 10: 5-6 ; 15:24 ). No entanto, Jesus oferece vislumbres de que
o evangelho é tornar-se. Ele fala de pessoas que fazem sacrifícios "para
mim e para o evangelho" ( Marcos 8:35 ; 10:29 ). Jesus eo evangelho estão
aqui associado da maneira mais próxima. Estamos nos movendo em direção ao
momento em que o Evangelizador vai se tornar o Proclaimed. Marcos 13:10 e
Mateus 24:14 predizer a pregação do evangelho do reino para os gentios. Marcos
14: 8-9 indica que Jesus e sua morte serão temas de destaque no evangelho em
todo o mundo. Aqui nós temos uma indicação de crucialidade da morte de Jesus,
tanto para a oferta de salvação anunciada em seu evangelho e para o lançamento
da missão para os gentios.
O Novo Testamento: Segunda Fase: Para o evangelho
declarado após a ressurreição de Jesus, os nossos principais fontes são os Atos
e as cartas de Paulo.
Deus autores do Evangelho e autoriza a sua
proclamação ( Atos 15: 7 ; 16:10 ; Romanos 1: 1-5 ; Gálatas 1: 11-16 ; 2: 7-9 ;
1 Tessalonicenses 2: 2-9 ). O próprio Deus é um evangelista , pessoalmente,
chamando pessoas para a salvação através de seus agentes humanos ( Atos 10:36 ;
2Col 4: 4-6; Gálatas 1: 6 ; 2 Tessalonicenses 2: 13-14 ; Apocalipse 10: 7 ).
Evangelho de Paulo é uma testemunha a uma expressão da graça de Deus ( Atos
20:24 ; Colossenses 1: 5-6 ), alimentação ( Romanos 1:16 ; 1Col 1: 17-25), e
glória (2Col 4: 4-6 ; 1 Timóteo 1:11 ). Para aceitar o evangelho é a vez de
Deus ( Atos 14:15 ; 1 Tessalonicenses 1: 5-9 ). Desobedecer o evangelho é para
ser privado do conhecimento de Deus ( 2 Tessalonicenses 1: 8 ). Para trocar o
verdadeiro evangelho para um falso é afastar-se de Deus ( Gálatas 1: 6 ).
Ressuscitado dos mortos, Cristo novamente evangeliza
( Efésios 2: 16-17 ) através de seus representantes ( Romanos 15: 16-18 ; 1Col
1:17; 9: 12-18; 2 Timóteo 1: 9-11 ). Além disso, Cristo tornou-se tema
principal do evangelho. Este é repetidamente afirmado em Atos e nos escritos de
Paulo. Mark descreve todo o seu livro como "o evangelho de Jesus
Cristo" (1: 1). Gálatas 2: 7-9 não fala de dois evangelhos, mas de dois
campos de missão; Paul (apóstolo para os não circuncidados) e Pedro (apóstolo
aos circuncisos) estão confiadas com o "evangelho de Cristo" (
Gálatas 1: 7 ), a mensagem ordenado para a salvação de judeus e gentios (
Romanos 1:16 ). O "evangelho" de Gálatas 1: 6-9 , 2 Coríntios 11: 4
não é outro evangelho sobre Jesus, mas uma mensagem sobre "um outro
Jesus" não o verdadeiro Jesus, mas aquele que existe apenas na mente e da
mensagem de seus defensores. Por outro lado, para pregar o verdadeiro Cristo é
pregar o verdadeiro evangelho, porém os motivos de uma questionável (
Filipenses 1: 15-18 ); a responder acertadamente ao evangelho é a vez de Cristo
( Atos 11: 20-21 ; Romanos 10: 8-17 ; Gálatas 2: 14-16 ).
O evangelho dá testemunho de todos os aspectos da
obra salvadora de Cristo, desde o seu nascimento e ministério público a sua
segunda vinda e do juízo final. Mas a morte e ressurreição de Cristo, os
acontecimentos salvíficos cruciais, são temas mais proeminentes do evangelho.
Todo o Evangelho de Marcos se prepara para a Semana da Paixão. No evangelho de
Paul morte e ressurreição de Jesus são centrais ( 1 Coríntios 15: 1-4 ), com a
cruz no centro (1Col 1: 17-2: 5; Romanos 3: 21-26 ; 2Col 5: 14-21 ). Atos
proclama a morte de Jesus (08:35; 20: 24,28) e preeminently sua ressurreição, o
evento pelo qual ele venceu a morte e foi exaltado como Senhor e vindo Judge
(10: 36-43; 13: 32-33; 17 : 31). De acordo com 1Pedro os portadores do
evangelho focado, como tinha profetas do Antigo Testamento, sobre "os
sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam" (1: 11-12).
Paulo declara ( Romanos 1:16 ; 1Col 1: 17-18) o
evangelho a ser "o poder de Deus" não é apenas uma testemunha, mas
uma expressão de seu poder. O evangelho não é palavra nua, mas é carregado com
o poder do Espírito Santo (1Col 2: 1-5; 1 Tessalonicenses 1: 5-6 ). Assim, não
pode ser acorrentada ( 2 Timóteo 2: 8-9 ). O evangelho efetua a salvação
anuncia e dá a vida que promete.
O evangelho oferece salvação "pela graça de
nosso Senhor Jesus" ( Atos 15:11 ). Paulo testifica "para o evangelho
da graça de Deus" ( Atos 20:24 ). O evangelho é um testemunho à graça de
Deus. Ao oferecer o seu Filho como um sacrifício pelos pecados ( Romanos 3:25
a), Deus demonstra sua justiça (3: 25b, 26). Em pecados morte de Jesus
anteriormente "passou por cima" (3: 25c) tornar-se o objeto da ira
divina (1:18). No entanto, no lugar em que Deus lida justamente com pecados,
ele mostra graça aos pecadores. Para o julgamento não é focada sobre os
pecadores em si, mas sobre aquele que está em seu lugar (4:25; 5: 6-11; 2
Coríntios 5:21 ; Gálatas 3:13 ). Os pecadores são, portanto, livremente
perdoado ( Romanos 3:24 ). O evangelho é um canal da graça de Deus. "A
justiça de Deus é revelada" no evangelho ( Romanos 1:17 ) não apenas expôs
mas desencadeou, para que o evangelho torna-se "o poder de Deus para a
salvação" (1:16). Deus ativa sua justiça concedendo-lo livremente sobre os
pecadores (05:17). Eles são absolvidos, justificou, "declarado
justo", por Deus, o juiz em virtude de sua união com Cristo, que é ele
próprio a sua justiça (1Col 01:30; 2Col 5:21; Filipenses 3: 9 ).
O evangelho exige uma resposta tríplice. (1)
Acreditar . O evangelho é "o poder de Deus para a salvação de todo aquele
que crê" ( Romanos 1:16 ). Fé abandona tudo dependência de "obras da
lei" para a justificação ( Romanos 3:28 ) e confia na graça de Deus
transmitidas em Cristo ( Romanos 3:22 , 26 ; Gálatas 2:16 , 20 ). É preciso crer
no evangelho para aqui a salvação de Deus é mediada. (2) Crescer . O evangelho
é ao mesmo tempo uma mensagem a ser recebido e um lugar no qual se apoiar ( 1
Coríntios 15: 1-2 ); que tanto dá e sustenta a vida. O Espírito dá sabedoria,
tomando cada vez mais profundamente as pessoas para o evangelho da cruz (1Col
1: 18-2: 16). Paul está ansioso para declarar o evangelho aos cristãos em Roma
( Romanos 1:15 ), tanto pela sua letra e sua visita. (3) Na esperança . "A
esperança estendeu no evangelho" ( Colossenses 1:23 ) inclui o retorno de
Cristo ea glória celestial ( Colossenses 1: 5 ; 2 Tessalonicenses 2: 14-16 ),
bem como o julgamento final ( Romanos 2:16 ). Para aqueles que abraçam o
evangelho a sentença não é titular de terror, porque o juiz tem resgatado-los
da ira vindoura ( Romanos 8: 1 ; 1 Tessalonicenses 1:10 ); o último julgamento
marca sua vindicação final (1Col 4: 5; Gálatas 5: 5 ). Aqueles que morreram
depois de crer no evangelho ( 1 Pedro 4: 6 ) não sofreram o destino do sem lei;
a sua resposta ao evangelho lhes assegura a aprovação pela vinda do Senhor (4:
5-6; 5: 4) e de uma parte na herança incorruptível do céu (1: 4).
FONTE Evangélica Dicionário de Baker de Teologia Bíblica
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