O
QUE É Missão
Definição básica . Missão é a atividade divina de
envio de intermediários, seja sobrenatural ou humano, para falar ou fazer a
vontade de Deus para que seus propósitos de julgamento ou de resgate estão
promovido. O conceito bíblico é expressa pelo uso de verbos que significa
"enviar", normalmente com Deus como o sujeito expressa. O verbo
hebraico é salah [ שָׁלַח
] eo grego é apostello [ ἀποστέλλω, ἐμπέμπω ]. Estes termos enfatizar a autoridade comissionamento
relacionamento, envolvido. As Escrituras também empregar os cognatos apostolos
[ ἀπόστολος ] ("apóstolo", o enviado) e Apostole [ ἀποστολή ] ("apostolado", a função
de ser enviado), referindo-se ao que foi enviado e sua função.
O conceito bíblico de "missão" compreende
a autoridade de quem envia; a obediência de um enviado; uma tarefa a ser
realizada; o poder para realizar a tarefa; e um propósito no âmbito moral do
trabalho da aliança de Deus de julgamento ou redenção.
Missão no Antigo Testamento . Os primeiros registros
da história bíblica de Deus de envio é o seu banimento de Adão e Eva do jardim
e da missão angelical para destruir Sodoma e Gomorra ( Gênesis 03:23 ; 19:13 ).
A redenção do Egito e da conquista da terra tem seu lado escuro: julgamento
sobre as nações idólatras Israel escapa de ou desloca. A ênfase, no entanto, no
Pentateuco contas em centros de missão sobre a ação positiva de Deus. Em
garantir uma noiva para Isaque e, assim, manter a esperança da promessa de
aliança viva por mais uma geração, Deus envia o seu anjo diante servo doméstico
chefe de Abraão para dar-lhe sucesso em sua jornada ( Gênesis 24: 7,40 ). E na
quarta geração é Joseph, como ele diz a seus irmãos, a quem "Deus enviou
adiante de vós para preservar para si um remanescente na Terra e para salvar
suas vidas por um grande livramento" (45: 7; cf. vv. 5,8; Salmo 105: 17 ).
No caso de José, além de sonhos premonitórios em sua juventude ( Gênesis 37:
5-11 ), não houve chamada específica para a missão. Mas ele podia olhar para
trás em circunstâncias perigosas e discernir Deus envio dele para o Egito para
preservar a nação.
Moisés faz receber um chamado de Deus, que o envia
ao faraó para trazer o seu povo do Egito ( Êxodo 03:10 ). Deus ouviu o seu
clamor sob a opressão egípcia, e envia Moisés como líder e redentor ( Atos
07:35 ). Tão de perto são a obra de Moisés e Deus identificou-se que, em
algumas passagens, é Moisés, que traz as pessoas para fora ( 1 Samuel 12: 8 ), enquanto
que em outros lugares, é Deus ( Josué 24: 5 ; Salmo 105: 43 ,; cf. v . 26;
Miquéias 6: 4 ).
Em outros pontos redenção do Egito é o trabalho de
um anjo comissionado ( Números 20:16 ). E um anjo, que bem poderia ser um
Christophany, é enviado por Deus para proteger as pessoas em suas peregrinação
no deserto e poderosamente lutar em seu nome na conquista de Canaã ( Êxodo 23:
20-33 ; 33: 2 ).
Sinais e maravilhas são o que Deus enviou Moisés
para fazer no Egito e à vista de Israel ( Deuteronômio 34: 11-12 ), como um
meio de libertação ( Salmo 105: 27 ) e de validação de sua divinamente dado
autoridade ( Números 16:28 -29 ). Moisés é o redentor divinamente comissionados
por excelência no Antigo Testamento.
Durante o tempo dos juízes, a intervenção de Deus
para libertar Israel depois de um ciclo de apostasia, a punição, a opressão nas
mãos de seus inimigos, e um grito de libertação envolveu várias missões.
Profetas foram enviados para interpretar a Israel a dimensão moral e espiritual
do seu sofrimento ( Juízes 6: 8 ). Deus enviou anjos para anunciar aos pais ou
ao próprio juiz seu papel como libertador divinamente enviado à comissão e ele
para essa tarefa ( Juízes 6: 11-12,14 ; 13: 8 ).
A linha de profetas de Moisés a Samuel foi enviado
por Deus para proporcionar a libertação de Israel ( 1 Samuel 12:11 ). Samuel
foi enviado por Deus para ungir reis (15: 1; 16: 1). Samuel comunicou a Saul,
seu missão positiva de libertação, que tomou a forma de punição dos amalequitas
(15: 18,20). Todas as outras missões, pelos profetas para reis e para Israel
envolvidos confrontar o pecado usando a lei de Deus, chamando para o
arrependimento, e aviso do julgamento, se o monarca ou a nação não viramos as
costas a Deus ( 2 Samuel 12: 1 ; 1 Reis 14: 6 ; 2 Crônicas 25:15 ). Na verdade,
resumos de rebelião do reino do norte que conduz a subjugação Assírio e exílio
e final similar de Judá nas mãos de Babilônia estresse que uma e outra vez a
Deus pela sua compaixão enviou profetas ao povo ( 2 Reis 17:13 ; 2 Crônicas
24:19 ; 36:15 ; Jeremias 29:19 ; 35:15 ; 44: 4 ).
Dos profetas do Antigo Testamento, Isaías e Jeremias
tem a articulação mais clara do chamado pessoal de Deus para a missão ( Isaías
6: 8 ; Jeremias 1: 7 ). Sua missão imediata foi a de anunciar o juízo a um povo
rebelde, que, eles foram informados, rejeitaria a sua mensagem ( Isaías 6: 9-12
; Jeremias 26: 12,15 ; 42: 5-6 ; 43: 1-2 ; cf. Ezequiel 2: 3-4 ; contraste Ageu
1:12 ). Apesar de sua missão seria um fracasso em termos de uma resposta
positiva à sua mensagem, a sua comissão cobrada-los a ser totalmente obediente
( Isaías 6: 8 ; Jeremias 1: 7 ).
Quando os profetas falavam de uma esperança para o
futuro livramento "nos últimos dias", eles se referem a uma missão
para o mensageiro de Deus, nem Elias, a quem Deus envia para preparar seu
caminho ( Malaquias 3: 1 ); do Servo-Messias, ungiu para anunciar a boa nova
aos oprimidos, a quem o Senhor envia para trazer libertação ( Isaías 61: 1 ); e
de um remanescente de sobreviventes que são enviados para evangelizar as nações:
"Eles vão proclamar a minha glória entre as nações" ( Isaías 66:19 ).
Missão do Ministério de Jesus . Então significativa
é a missão redentora do Messias, o Filho de Deus, que Deus envia um anjo, não
só para anunciar seu nascimento ( Lucas 01:26 ), mas para anunciar o nascimento
de João Batista, o mensageiro que será enviado para preparar seu caminho, e
apresentá-lo (1:19; Mateus 11:10 ; cf. Mc 1: 2 ; Lucas 07:27 ; João 1: 6,33 ).
Jesus tinha muito a dizer sobre o seu próprio
entendimento de sua missão. Ele viu o seu propósito como sendo enviado por
Deus, seu Pai a anunciar e realizar a libertação espiritual para a humanidade (
Lucas 4:43 ; João 3:34 ; 08:42 ; 10:36 ). Ele conscientemente se apropria de
Isaías 61: 1-2 como a passagem do Antigo Testamento seu ministério cumpre (
Lucas 4: 18-19 ).
Jesus caracteriza a sua missão como autenticado e
sustentado pelo Pai que o enviou ( João 5:37 ; 6:57 ; 8: 18,29 ). Mais do que
isso, Jesus vem com a autorização plena de Deus, para que ele totalmente, mesmo
de forma intercambiável, representa-lo ( João 12: 44-45 ). Assim, ele pode
dizer a seus discípulos quando os envia em missão: "Quem vos recebe a mim
recebe, e quem me recebe, recebe aquele que me enviou" ( Mateus 10:40 ;
cf. Marcos 9:37 ). Ao mesmo tempo, Jesus realiza sua missão em obediência total
à vontade daquele que o enviou ( João 4:34 ; 5:30 ; 6: 38-39 ; 7:18 ). Ele fala
as palavras dele e faz as suas obras (7:16; 8:26; 9: 4; 12:49; 14:24).
Acreditar que Deus enviou seu Filho Jesus nesta
missão salvífica é extremamente decisivo para o destino eterno de um indivíduo.
"Esta é a vida eterna: que te conheçam a Ti, por único Deus verdadeiro, ea
Jesus Cristo, a quem enviaste" (17: 3; cf. 05:24; 06:29; 11:42; 17:21).
Para rejeitar mensageiros enviados por Deus e sua mensagem vai dizer, mesmo
para os filhos de Israel, recebendo a justiça retributiva e perdendo bênçãos do
reino no último julgamento ( Mateus 22: 1-14 ; Lucas 14:17 ).
Jesus reconheceu o seu lugar no meio de uma longa
série de divinamente enviado, ainda humanamente rejeitado, passado
messengersboth e futuro. Havia os profetas, sábios homens, escribas e
apóstolos, a quem Israel tinha e iria rejeitar, até matar ( Mateus 23: 33-36 ;
Lucas 11: 47-51 ; 13:34 ; cf. Mateus 22: 3-4 ; Lucas 14:17 ). Através parábola
de Jesus que eles saibam que ele, o Filho, estava entre esse número ( Mateus
21: 34-37 ; Marcos 12: 2-6 ; Lucas 20: 10-13 ).
Ao contrário de qualquer ser humano anterior enviado
em uma missão por Deus, Jesus passou a mandar seus seguidores em uma missão com
a mesma autoridade e as mesmas tarefas. Durante o seu ministério terrestre de
Jesus designou Doze como "apóstolos" ( Mateus 10: 2 ; Lucas 06:13 ;
Atos 1: 2 ). Ele é a fonte do título e as instruções que ele dá os apóstolos
nos permite preencher o quadro do que Jesus queria dizer com ser um enviado em
uma missão. A autorização está completa. Apóstolos são plenamente
representativo do seu Senhor ( Mateus 10:40 ). Isto é visto a partir de suas
tarefas. Não só eles pregam a mesma mensagem que Jesus "O reino dos céus
está próximo" (10: 7), mas eles têm autoridade por ele para fazer as
mesmas obras miraculosas: expulsar demônios e curar os doentes (10: 1; Mark 6:
7 ; Lucas 9: 1 ). Curiosamente, o foco de sua missão era a mesma: "as ovelhas
perdidas da casa de Israel" ( Mateus 10: 6 ; 15:24 ). Jesus mandou-os em
sua missão como inocentes, desprotegidos e desconfigurado (10: 9,16; Marcos 6:
8-11 ; Lucas 9: 3-5 ). Eles vão para concluir o trabalho iniciado por outros,
para colher o que eles não têm trabalhado por ( John 04:38 ). Embora eles não
são rotulados apóstolos, dos Setenta, enviou dois a dois, vão na mesma missão
básica ( Lucas 10: 1-12 ). Eles também têm autorização plena de Jesus, para que
aqueles que estão ouvindo eles estão ouvindo ele (10:16).
O padrão de missão estabelecida por Jesus 'envio de
seus seguidores durante o seu ministério terreno foi repetido e ampliado
durante suas aparições pós-ressurreição. Naquela época, ele definiu claramente
a missão para cada geração, até que ele retorna ( Mateus 28: 18-20 ).
Perspectiva da sua mensagem e do âmbito da audiência, no entanto, seria agora
diferente. O Senhor ressuscitado comissionou seus seguidores a proclamar a
salvação plenamente realizado em sua morte expiatória e ressurreição vitoriosa
e livremente oferecido para aqueles que se arrependem e recebê-lo ( Lucas 24:
44-48 ). Ele enviou-lhes a "todas as nações para a extremidade da
terra" ( Mateus 28:19 ; Lucas 24:47 ; Atos 1: 8 ; 22:21 ; 26:17 ). A
maneira de a missão agora deve ser realizada com o devido respeito à proteção e
provisão ( Lucas 22: 35-38 ).
Esta colocação não está limitado aos doze apóstolos.
O Evangelho de João apresenta Jesus como o comissionamento todos os discípulos
com a mesma missão. Ele reza na oração sacerdotal: "Como você me enviaste
ao mundo, também eu os enviei ao mundo" (17:18). Em uma aparição
pós-ressurreição aos discípulos Ele diz: "Como o Pai me enviou, também eu
vos envio a vós" (20:21). Em seus mais instruções que ele indica que esta
fórmula comparativa significa uma autorização plena em missão. Como eles vão
sobre a pregação do evangelho da salvação, Deus o Espírito Santo capacita-los
(20:22).
Jesus também envia o Espírito Santo para a missão.
Ele irá capacitar os crentes cristãos para testemunhar a boa nova da salvação (
Lucas 24:49 ; cf. vv 46-48;. Atos 1: 8 ). Ele não vai trazer só pleno
conhecimento da verdade salvífica nos ensinamentos de Jesus ( João 14:26 ;
15:26 ; este é prometido particularmente aos doze apóstolos), mas ele vai
trazer para o mundo incrédulo convencer convicção do pecado, da justiça, e
julgamento por vir (16: 7-11).
Finalmente, Jesus fala de enviar anjos em missão.
Não só o exaltado Senhor Jesus enviou o seu anjo para revelar a João o que deve
ocorrer no final ( Apocalipse 22:16 ), mas, como a gloriosa, retornando Filho
do Homem, ele enviará os anjos tanto para reunir os eleitos para si mesmo (
Mateus 24:31 ; Marcos 13:27 ) e colherão do seu reino "tudo o que faz
tropeçar e todos os que fazem o mal" e lançá-los para o castigo eterno (
Mateus 13: 41-42 ).
Missão na Igreja Primitiva. Deus envia Salvação .
Como os apóstolos refletiu sobre o Deus Salvador enviado destacaram o motivo, o
contexto, a tarefa, e resultado de sua missão. Amor auto-iniciação de Deus
enviou Jesus ( 1 João 4: 9-10 ). Tal como acontece com a Moisés e aos juízes,
Jesus é enviado em uma situação de escravidão, desta vez espiritual, para
cumprir os propósitos salvadores de Deus ( Gálatas 4: 3-5 ). A comparação e
contraste com Moisés, em primeiro lugar de Deus "apóstolo-redentora",
revela não só comparável fidelidade de Jesus, mas a sua superioridade ( Hebreus
3: 1-6 ). Ele tem maior glória como o criador da família da fé e como um Filho
que governa sobre ele. Nestas duas maneiras seu papel como plenamente
autorizado, de fato intercambiáveis, representante de Deus é trazido para fora.
Tarefa de Jesus é para ser o salvador do mundo ( 1
João 4:14 ); redentor das pessoas sob a lei ( Gálatas 4: 4 ); sacrifício pelo
pecado e condenação do pecado ( Romanos 8: 3 ); e propiciação ( 1 João 4: 9-10
). O resultado desta missão de resgate não é só a redenção da pena do pecado,
mas uma introdução para a vida eterna, isto é, "viver por Ele" e
receber uma herança: "plenos direitos de filhos" ( Romanos 8: 1-4 ;
Gálatas 4: 4-5 ; 1 João 4: 9 ).
Os apóstolos eram também muito consciente de Deus
envio do Espírito nestes últimos dias. Ele vem para fortalecer o testemunho do
Evangelho ( 1 Pedro 1:12 ) e para ser uma bênção a salvação, dando testemunho
da união íntima crentes têm com o Pai ( Gálatas 4: 6 ). Ele é o meio pelo qual
o Deus é onisciente e onipresente no mundo ( Apocalipse 5: 6 ).
Também os anjos são enviados. Eles ministram aos
crentes, até mesmo para a extensão da intervenção milagrosa para que a missão
pode ir para a frente ( Atos 00:11 ; Hebreus 1:14 ). Eles fornecem a revelação
de eventos do fim da história ( Apocalipse 1: 1 ; 22: 6 ).
O trabalho de todos esses mensageiros trata de nada
se a palavra, a mensagem da salvação, não é enviado e atendida ( Atos 10:36 ;
13:26 ; 28:28 ,; salvação enviado para aqueles que irão ouvir). Ele deve ir a
Israel e aos gentios. Assim, a intenção é a Divindade que a missão ir para a
frente e tão essencial é o mensageiro humano, que através de uma visão gentios
espiritualmente carentes são enviados para convocar um apóstolo cristão judeu a
pregar-lhes sob o seu teto (10: 3-6,20). Os arautos dessa mensagem são
divinamente enviado ( Romanos 10:15 ).
Apóstolo . Originário da escolha de Jesus e
comissionamento dos Doze, o conceito de apóstolo como mensageiro divinamente
comissionados da boa notícia da salvação desempenha um papel importante no
pensamento da Igreja sobre a missão. O termo pode ser aplicado exclusivamente
aos apóstolos fundamentais de primeira geração da igreja, os Doze. Tradições
exteriores em que a autoridade eclesiástica envolve a sucessão apostólica,
qualquer presença contínua de apostolicidade geralmente é pensado em termos de
"função apostólica", ou seja, pioneiro de plantação de igrejas
esforço missionário. Embora esta é, certamente, o núcleo do ensinamento
bíblico, não há muito mais o termo pode nos ensinar sobre a missão.
Há uma série de categorias de indivíduos que são
chamados de "apóstolos" no Novo Testamento: Doze ( Lucas 6:13 ); o
120-500 que viu o Cristo ressuscitado ( 1 Coríntios 15: 7 ); Paul (15: 8-9);
missionários ( Atos 14: 4 ; Romanos 16: 7 ; 1 Coríntios 9: 5 ); e os enviados da
igreja ( 2 Coríntios 8:23 ; Filipenses 2:25 ). As qualificações para encaixar
uma destas categorias envolve a chamada de Cristo ressuscitado que envia. Se
alguém foi pessoalmente comissionado pelo Senhor ressuscitado em um
pós-ressurreição aparência pré-ascensão, ele se encaixa na categoria de
"os Doze" ou o 120 para 500. Evidentemente, os Doze reuniram a
qualificação adicional de ter sido escolhido por Jesus durante o seu ministério
terreno (cf. os critérios e método de escolha para o substituto de Judas, Atos
1: 21-26 ). Paul percebeu que ele não cumpria os critérios para fazer parte dos
Doze, ou até mesmo o 120 a 500. Comparando-se a "um que nasceu",
afirma o título de "apóstolo" por causa de uma chamada pessoal do
Senhor ressuscitado em uma aparição do céu depois da ascensão ( 1 Coríntios 15:
8-10 ). Embora o evidenciado é menos clara, parece que há um precedente bíblico
para rotulagem como "apóstolos" mensageiros missionário do Evangelho
de poupança em cada geração da igreja, que recebem um chamado interior,
subjetivo para cumprir uma função apostólica de pioneiro de plantação de
igrejas cruz -culturally, um chamado que por sua vez é confirmado pela
"para fora comissionamento" da igreja ( Atos 14: 4,14 ; Romanos 16: 7
; 1 Coríntios 9: 5 ; cf. Atos 09:17 ; 13: 3 ; Romanos 10:15 ). Emissários da
Igreja, que são chamados de "apóstolos", está qualificado para servir
por causa do apelo da igreja. Aqueles enviados como emissários da igreja se
envolver no ministério espiritual: validar o avanço do evangelho ( Atos 08:14 ;
11:22 ); comunicar as decisões sobre a doutrina e comportamento (15: 27,30, 33;
21:25); prestar ajuda física que promove a unidade (11: 29-30; 1 Coríntios 16:
3 ); e servindo como agentes apostólicos para dar orientação e incentivo ( Atos
19:22 ; 1 Coríntios 4:17 ; 2 Coríntios 0:17 ; 2 Timóteo 4:12 ). Como, no
entanto, eles não são apresentados como sendo enviado diretamente pelo Pai ou o
Filho, o seu trabalho está além do limite da nossa definição de missão.
As tarefas dos apóstolo varia em certa medida de
acordo com a categoria. Apóstolos são antes de mais missionários, enviados a
dar testemunho da Boa Nova da salvação ( Atos 2: 37-39 ; 20:24 ; Romanos 1: 1 ;
Efésios 3: 2-6 ; 1 Timóteo 2: 7 ; 2 Timóteo 1:11 ; 4: 7 ). Quando eles são
contados entre os Doze, ou seja 120 a 150, eles dão o seu testemunho ocular do
evento salvífico central que torna possível a proclamação do evangelho: a
ressurreição ( Atos 1: 21-22 ; 5:29 ; 1 Coríntios 9: 1 ; 15 : 7 ).
The Twelve tem a função exclusiva de fornecer a base
revelational e organizacional para a igreja ( Lucas 22: 14,28-30 ; Efésios 2:20
; Apocalipse 18:20 ; 21:14 ). Eles garantem a doutrina da Igreja e da sua
missão ( Atos 2:42 ; 8: 14,18 ; 15: 2,22 ; Efésios 2:20 ; 1 Timóteo 2: 7 ; 2
Pedro 3: 2 ; Jude 17 ). Eles são seus primeiros administradores principais (4:
35-37; 5: 2; 6: 6; 9:27). Paul, apesar de "nascimento anormal",
também participa da função revelador exclusivo.
O empoderamento o apóstolo sabe é uma gratificação,
uma doação de testemunho missionário eficaz ( Romanos 1: 5 ; 1 Coríntios 12:
28-29 ; Gálatas 2: 8 ; Efésios 4:11 ). Este, bem como sinais e maravilhas (
Atos 02:43 ; 04:33 ; 05:12 ; 2 Coríntios 11: 5 ; 12: 11-12 ), aparece para
descansar exclusivamente em apóstolos com funções de revelação e
organizacionais fundamentais: Doze e Paul. Ainda assim, qualquer missionário
exercer a "função apostólica" sabe o empoderamento de Deus no
testemunho, pois o fruto é sempre de Deus fazendo ( 1 Coríntios 3: 7-9 ; 9: 2
).
A forma do ministério do apóstolo é uma mistura
paradoxal de honra e de desonra. Ele é um representante escolhido de Jesus
Cristo, segundo a vontade e decreto de Deus ( 1 Coríntios 1: 1 ; 2 Coríntios 1:
1 ; Gálatas 1: 1 ; Colossenses 1: 1 ; 1 Timóteo 1: 1 ; 2 Timóteo 1: 1 ; Titus 1:
1 ; 1 Pedro 1: 1 ). Ao mesmo tempo, ele é "um espetáculo para todo o
universo, aos anjos, bem como para os homens," o objeto de desprezo e
perseguição ( 1 Coríntios 4: 9 ; cf. Atos 5: 18,40 ; Apocalipse 18:20 ).
Rebelião pecaminosa da humanidade, expresso como rejeição da mensagem eo
mensageiro, cria esse paradoxo. Ele coloca o mensageiro no turbilhão da batalha
pelas almas das pessoas. Como os indivíduos respondem à missão e mensagem é
extremamente decisivo. Isso vai significar tanto resgate ou julgamento final (
2 Coríntios 2: 14-17 ).
Evangélica Dicionário de Baker de Teologia Bíblica
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