QUE É EVANGELIZAR?
Definição básica . "Evangelizar" é
proclamar a boa notícia da vitória da salvação de Deus. "Evangelismo"
é o substantivo que indica que a atividade. Este conceito bíblico é expressa
através de um verbo hebraico ( basar [09:14; 2Col 2:12; Filipenses 1: 5 ).
O Antigo Testamento . Em matéria de família, pode-se
"trazer novidades" para um pai que uma criança do sexo masculino
nasce ( Jeremias 20:15 ). Em assuntos militares, "para evangelizar" é
trazer notícias dos resultados de um envolvimento militar, geralmente uma
vitória ( 1 Samuel 31: 9 ; 2 Samuel 18:31 ; 1 Reis 01:42 ; mas cf. 1 Samuel
04:17 ). Este uso secular serve como pano de fundo para o uso teológico em
Isaías e nos Salmos.
Desde destino nacional de Israel está nas mãos
soberanos de Deus, e ele luta batalhas da nação para ela, todo o anúncio da
vitória militar tem necessariamente significado teológico. A vitória sobre os
reis cananeus na conquista da terra é tão completo e certo de que ele é
capturado em uma justaposição de sua prelude- "O Senhor anunciou a
palavra" e consequências "e foi grande a companhia daqueles que
proclamou" ( Salmo 68:11 ; cf. Êxodo 15: 20-21 ).
O ato inicial de levar a notícia da vitória militar
pode ser um ato religioso para as nações pagãs, bem como ( 1 Samuel 31: 9 ; cf.
2 Samuel 1:20 ). Mas para Israel, a "boa notícia" é que o Senhor nos
libertou (vindicada) a nação e seu regente divinamente ungido das mãos de seus
inimigos. Quando os leprosos descobrir o acampamento abandonado do cerco
decisores sírias de Eliseu e do dia de Jorão, que nomeie como "um dia de
boas novas" ( 2 Reis 7: 9 ). Para reter proclamação desta vitória
divinamente talentoso não é direito (7: 9). Na verdade, eles devem dizer aos
beneficiários da vitória imediatamente.
David apropria terminologia "evangelismo"
para o contexto de culto como ele descreve sua confissão perante o Deus de
libertação divina: "Eu proclamo justiça na grande assembleia" ( Salmo
40: 9 ). Mais uma vez há um protesto de constrangimento moral: "Eu não
selar meus lábios." A mensagem proclamou é que Deus agiu em conformidade
com o seu caráter, a sua justiça. Ele explica as ações de Deus ainda mais,
referindo-se a confiabilidade de Deus: a fidelidade de Deus, a verdade, a
lealdade aliança e do amor, e da salvação (40:10). O público é o povo de Deus
", a grande assembléia" (40: 9-10).
O que é verdade em um nível pessoal é verdadeiro
para a nação como as pessoas voltam a arca da aliança ao seu legítimo lugar no
centro da adoração de Israel ( 1 Crônicas 16: 23-25 / Salmo 16: 23-25 / 96: 2 -4 ). Em um ato de adoração a terra inteira é exortado
a proclamar continuamente boas novas. A mensagem é um anúncio da salvação,
glória e grandes feitos do Deus supremo, que é grande e mui digno de ser
louvado. O mensageiro, a mensagem, eo público todos têm uma qualidade
universal.
Isaías faz com que a contribuição mais ampla e
significativa para a compreensão da proclamação da vitória da salvação final de
Deus em sua forma promessa do Antigo Testamento (40: 9-11; 52: 7; 60: 6; 61:
1). Ensinamento deste profeta não é apenas fundamental para passagens seminais
do Novo Testamento, mas também é a fonte para o uso do Novo Testamento do termo
"evangelho".
Dentro do contexto de previsão de conforto para
Israelthe retorno à terra dos exilados em BabylonIsaiah revela uma cena de
redenção que só será plenamente realizado no final do tempo. O profeta diz
respeito a proclamação da boa notícia da vitória da salvação de Deus em estágios
progressivos até os gentios são de publicá-lo.
Por iniciativa de Deus (41:27) um mensageiro chega
de Babylon trazendo boas notícias da felicidade (bom, 52: 7). O "belos
pés" figura, juntamente com a resposta alegre, indicar o valor da notícia
'e benefício pessoal. Como no contexto militar, a mensagem básica é um dos
vitória completa: "O teu Deus reina!" Deus, com poder soberano
supremo, já atuou em lealdade à aliança para Israelto restaurar, conforto,
resgatar, salvar e protegê-la (52: 8-12). Israel vai conhecer a paz, o bem, e
salvação (52: 7). Falar de restauração, redenção e salvação à vista de todas as
nações e todos os confins da terra nos aponta para além do retorno do exílio
para a salvação integral no final do tempo (52:10). O profeta enfatiza um
mensageiro capacitado pelo Espírito Santo enviado por Deus "para trazer
uma boa notícia para os aflitos."
Isaías 61: 1-3 também revela a dinâmica física /
espiritual desta salvação, juntamente com a relação entre o anúncio e
realização. É possível visualizar mensagem e missão do mensageiro como lidar
apenas com a condição externa, física, socioeconômica do exílio eo trauma
emocional que causou. Na verdade muitos que praticam uma hermenêutica da
teologia da libertação ver esses versos e apropriação de Jesus deles como
justificar uma mensagem e práxis da libertação sócio-econômico e político. Não
é isso o que significa "anunciar a Boa Nova aos pobres (os oprimidos
pobres)"? O termo Isaías usa ( anawim ) refere-se aqueles que são pobres
por causa da opressão dos ricos e poderosos.
Um dos pecados de Israel era a opressão econômica
dos fracos e indefesos (10: 1-2). Para este seu castigo divino era experimentar
opressão nas mãos dos babilônios. Quando Deus age para salvar e restaurar
Israel, ele vai aliviar a opressão física pela libertação do exílio e um
estabelecimento da justiça no reino do Messias (11: 4; 29: 18-19; 49:13). E ele
vai chegar à raiz espiritual do problema, oferecendo perdão a esses antigos
opressores pecaminosas (41:17; 55: 1,7). Este que recebem como eles adotar uma
postura humilde diante do Senhor como os oprimidos de coração e de espírito
(57:15; 66: 2). Qualquer proclamação da boa notícia para os pobres oprimidos,
então, deve apresentar uma salvação holística, com um centro espiritual.
Que a tarefa do mensageiro é tanto para anunciar e
realizar o que é anunciado "para trazer uma boa notícia para os aflitos a
curar os quebrantados do coração" tem levado alguns a concluir que a
Escritura vê a própria proclamação como realizar a salvação. Tal ponto de
vista, ainda que se tenha em mente as reivindicações da Bíblia para o poder
salvador da boa notícia, não contar com a distinção entre Jesus, que tanto
anuncia e realiza a salvação, e aqueles que vêm depois dele, que simplesmente
proclamar a sua realização. No sentido de que o anúncio é a ocasião para a
apropriação da salvação pelos ouvintes, pode-se dizer para efetivá-la.
Apesar de Isaías 40: 9 pode ser visto como um outro
comando a um mensageiro a Jerusalém, é melhor, dado considerações gramaticais,
para tomá-lo como uma exortação para os habitantes de Jerusalém. Eles receberam
a boa notícia da vitória da salvação de Deus e agora são incentivados a se
tornarem "portadores de boas notícias" a si mesmos. Eles são para
levar a mensagem para as cidades vizinhas de Judá. "O teu Deus
reina!" torna-se "Aqui está o teu Deus!" A salvação chega com a
vinda do Deus poderoso que com mansidão de um pastor traz sua recompensa, mas
também cobra sua recompensa judicial.
O próximo passo no anúncio da salvação vitorioso de
Deus é, evidentemente, para os gentios. Eles, por sua vez virá a Jerusalém e
"dar uma boa notícia dos louvores do Senhor" (60: 6).
O Novo Testamento . Diferente de 1 Tessalonicenses
3: 6 , todo Novo Testamento usa do termo tem um significado teológico. Se na
previsão gênese do precursor ( Lucas 01:19 ) ou anunciando o nascimento do
Salvador (2:10), os anjos "evangelizar" as pessoas. Neste último
caso, "grande alegria" deve ser proclamada como uma boa notícia para
todas as pessoas. O cumprimento das promessas por meio de Isaías ter começado
por um salvador, Cristo, o Senhor, é nascido.
Ministério de João Batista é, na fronteira decisiva
entre promessa e cumprimento na história da salvação de Deus ( Lucas 16:16 ).
Jesus o caracteriza como um momento a partir do qual "o reino (reino) de
Deus é proclamada como uma boa notícia." Esse tipo de pregação em caso de
João é chamado de "exortação" (3:18). Ele anunciou tanto uma ética
arrependimento preparatório, à luz do juízo final se aproximando (3: 3,7-14), e
um corretivo para as expectativas messiânicas do seu público como ele apontou
para Jesus e as bênçãos de salvação ele ofereceu (3: 15- 17).
A missão de Jesus é ser o proclamador divinamente
enviado da boa notícia ( Lucas 4:43 ; Atos 10:36 ). Este Jesus afirma ser em
cumprimento de Isaías 61: 1-3 e estabelece sua identidade messiânica ( Lucas 4:
18-21 ; 7: 19,22 ). Conduta de seu ministério terrestre itinerante de proclamar
as boas novas de Jesus é acompanhada por milagres de cura e combinado com o ensino
(4:43; 7:22; 8: 1; 20: 1). Ele envia os seus discípulos em Israel de seguir o
mesmo padrão (9: 2,6).
A mensagem de Jesus proclama é revelational ( Atos
10:36 ) e aponta para a chegada de endtime salvação em termos de a vinda do
reino de Deus ou da paz ( Mateus 24:14 ; Marcos 1: 14-15 ; Lucas 8: 1 ; Atos
10:36 ; Efésios 2:17 ; cf. Isaías 52: 7 , 19 ). A resposta procurado é o
arrependimento e fé ( Marcos 1:15 ). Ecos de Isaías e imagens vitória militar
subjacentes claramente as expressões "proclamando a Boa Nova do Reino de
Deus" e "as boas novas do reino". O aspecto
"ocultação" de missão terrena precross Jesus impediu de fazer
referência consistente e explícita a si mesmo como a personificação da boa
notícia. Jesus deixa claro o centro cristológico do evangelho só depois que ele
deu a vitória, através de sua morte e ressurreição. Ainda assim, quando Mark
intitula seu relato sobre a vida e ministério de Jesus, ele rotula de "O
Princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus" ( Marcos 1: 1 ).
O ensinamento de Jesus faz um ponto sobre o
evangelismo. Evangelismo mundial é a característica positiva uma parte do tempo
entre seu retorno para o céu e sua segunda vinda ( Mateus 24:14 / Mark 24:14 /
13:10 ; Mateus 26:13 / Mark 26:13 / 14: 9 ): " E este evangelho do reino
será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o
fim. " A evangelização mundial é certa na sua ocorrência e universal em
seu escopo. Jesus não comandá-la, mas prevê-lo e declara que a sua realização é
determinante para o fim da história humana. Ele diz que todo mundo habitado o
será a arena para a proclamação e que a testemunha será dirigida a todos os
grupos étnicos. A última ocorrência de euangelizo [ Apocalipse 14: 6-7 ).
No livro de Atos, seja como atividade para a qual
Deus chama uma pessoa para o serviço ao longo da vida (20:24; cf. 1: 8) ou como
resultado da orientação divina imediata (15: 7; 16:10), Deus é a fonte de
evangelizar. Os mensageiros pode ser apóstolos ou evangelista s (5:42; 8:
12,25, 35,40; 15: 7; 21: 8), mas não exclusivamente. Para a igreja primitiva
encontrou os apóstolos evangelizadoras em companhia de nonapostles (13:32; 14:
7,21; 15:35). E no mesmo contexto em que o trabalho de Filipe, o evangelista é
destacado, os crentes dispersos pela perseguição após a morte de Stephen
"pregou a palavra onde quer que fossem" (8: 4). Qualquer pessoa que
tenha recebido, acredita, e experimentado as bênçãos salvação da boa notícia é
qualificado para proclamá-la.
A mensagem proclamou está em continuidade com o
evangelho de Jesus em sua escatológico / promessa e cumprimento, soteriological
e dimensões éticas. Só agora os aspectos reveladoras e cristológicas são
centrais. Para anunciar a boa nova é proclamar Jesus Messias ou o Senhor Jesus
ou simplesmente Jesus. A resposta procurado é o arrependimento (14:15) e fé
(08:12; 15: 7).
A igreja primitiva também imitou o seu Senhor na
forma como ela evangelizados. Discípulos de ensino e tornando estavam
estreitamente aliado a ele em um ministério itinerante que possuía uma dinâmica
movendo as testemunhas até os confins da terra. Tal evangelismo evoca
perseguição, ainda persevera na esteira dele.
A boa notícia diz respeito ao cumprimento das
promessas feitas aos judeus (13:32), por isso, é certo que o anúncio ser feito
com eles primeiro (03:26; 13:46). Mas o seu desígnio divino Antigo Testamento e
sua oferta universal muito contentthe de salvação de todo aquele que crê (
Lucas 24:47 ; Atos 13:39 ) mostram que é para os gentios também. Quase toda vez
que um limiar cultural significativa é atravessada como o evangelho atinge
pessoas que estão cada vez mais longe da luz que Deus tinha dado a Israel,
euangelizo [ εὐαγγελίζω ] é usado para descrever o que a igreja está fazendo.
Paul na fase de cumprimento no Novo Testamento como
Isaías na fase promessa Antigo Testamento contribui a mais completa exposição
de "evangelizar, evangelismo." A fonte divina desta atividade se
manifesta tanto na comissão e que a habilitação do apóstolo. Ele estava
"separado para o evangelho [proclamando a boa notícia] de Deus" (
Romanos 1: 1 ). Isso e somente isso, ele foi enviado para fazer ( 1 Coríntios
01:17 ). Tomando o mensageiro singular de Isaías 52: 7 como um coletivo, Paulo
declara que todos os que estão cumprindo evangelizar padrão profético de Isaías
( Romanos 10: 14-15 ). A capacitação divina em proclamar a boa notícia é uma
graça concedida; uma dádiva espiritual do Senhor ressuscitado e exaltado, tanto
a obra de Cristo que Paulo pode dizer que o Ressuscitado faz-se e prega a paz para
aqueles que estão longe e para aqueles que estão próximos ( Efésios 2:17 ; 3: 2
, 8 ; 04:11 ; 06:19 ).
Como modelado na igreja primitiva Paulo ensina que
os mensageiros próprios da boa notícia não são apenas apóstolos e evangelista s
( Romanos 1: 9 ; cf. 1Col 9:18; Efésios 3: 5 ) e em tempo integral
trabalhadores cristãos (1Col 9 : 14,18; 2Col 11: 7), mas toda a igreja de
Cristo ( Efésios 3:10 ; cf. Colossenses 1: 7 ). Cada membro deve ter pés
calçados "com a prontidão que vem do evangelho da paz" ( Efésios 6:15
).
Paul dá o conteúdo do evangelho de forma resumida
várias vezes ( Romanos 10: 8-10 ; 1Col 15: 3-4; 2 Timóteo 2: 8 ). As frases de
qualificação ele coloca com a palavra "evangelho" produzir insights
importantes. No entanto, quando se trata de apresentar um objeto para
euangelizo [1Col 15: 1; 2Col 11: 7; Gálatas 1:11 ). Uma vez que existe apenas
uma boa notícia, que os cristãos vão reconhecer defronte falsos evangelhos,
essa expressão é, no final, não tautologia sem sentido ( Gálatas 1: 6-9 ). O que
Paulo traz em seu uso de objetos com euangelizo [2Col 4: 5; Gálatas 1:16 , 23 ;
Ef 3: 8 ). A resposta olhou para um entendimento e acreditando das boas
notícias que leva a um chamado no Senhor para a salvação e uma obediência ativa
a esse mesmo Senhor Jesus, neste novo relacionamento ( Romanos 1: 5 , 16-17 ;
10:14 ; Efésios 1:13 ; Colossenses 1: 5-6 ).
Paulo expõe a conduta de "evangelismo" em
termos dos motivos para isso, a operação espiritual que é, e as imagens que
podem descrevê-lo. Uma pessoa proclama a boa notícia movido tanto pela
necessidade de uma mordomia confiada (1Col 9: 12,16-17,23; 1 Tessalonicenses 2:
4 ) e compromisso com o público ( Romanos 1:15 ; Colossenses 1: 7 ; 1
Tessalonicenses 1: 5 ; 2: 8-9 ).
Paul se delicia com destaque para a operação
espiritual que ocorre durante o anúncio da boa notícia. Ele pode dizer o poder,
o Espírito Santo, e profunda convicção, acompanhou a pregação ( 1
Tessalonicenses 1: 5 ). Ele pode apresentar a proclamação como o meio pelo qual
Deus chamou pessoas para obter bênçãos salvação ( 2 Tessalonicenses 2:14 :; cf.
1Col 4:15). Na verdade, o anúncio pode ser personificado como o próprio poder
como o que "todo o mundo está a dar frutos e crescente" ( Colossenses
1: 5-6 ; cf. Romanos 1: 16-17 ).
Imagens de Paulo caracteriza evangelizadora como
reveladora. Ele está fazendo plain "a administração deste mistério, que
desde os séculos passado foi mantido oculto em Deus" ( Efésios 3: 9 ;
06:19 ; Romanos 16:26 ). Por isso, a multiforme sabedoria de Deus é "dado
a conhecer aos governantes e autoridades nas regiões celestes" ( Efésios
3:10 ). Evangelismo é também adoram, pois Paulo diz que os ministros ",
com o dever sacerdotal de proclamar o evangelho de Deus, para que os gentios se
tornem uma oferta agradável a Deus, santificada pelo Espírito Santo" (
Romanos 15:16 ).
No plano evangelismo humano não é apenas a
proclamação de uma testemunha comissionados ( Romanos 10:15 ; Efésios 6:15 ;
Colossenses 1: 5 ). É também um "traditioning" ( 1 Coríntios 15: 1-3
) e uma atividade controverso para qual deles irá sofrer perseguição e ao mesmo
tempo oferecer uma defesa ( Filipenses 1: 7 , 16 ; 2 Timóteo 1: 8 , 12 ; 2: 9
).
Para Paulo a audiência a ser evangelizado inclui
tanto descrente judeus e gentios, embora ressalve rejeição judeus e gentios
receptividade. Paulo também fala de evangelizar os cristãos. Para eles, tal
proclamação mantém-se um padrão para a sua conduta cristã (2Col 09:13; Gálatas
2:14 ; Filipenses 1:27 ) e fortalece-los na fé ( Romanos 16:25 ; Colossenses
1:23 ; 2 Timóteo 4: 2 , 5 ). Nem este uso nem o fato de que um pastor local,
Timothy, é instruído a fazer o trabalho de um evangelista deve nos levar à
falsa conclusão de que a compreensão bíblica da evangelização em toda a sua
exposição por Paul é tão alargado que, no final, ele faz não manter o seu foco
de proclamação das boas novas de salvação para os não crentes. Os cristãos só
com razão aplicar tais evangelizadora para si mesmos em sua condição salvo
quando eles continuam a recebê-lo como a proclamação do evangelho.
Peter traz o ensino bíblico sobre evangelismo para
um clímax apropriado com ênfase no valor e poder da mensagem proclamada. Em
continuidade com os profetas, Jesus e os outros apóstolos, Pedro narra um
evangelho com o sofrimento do Messias e glória em seu centro e salvação e graça
como seu benefício. O Espírito Santo não só revelou a mensagem para os profetas
do Antigo Testamento, mas ele, enviado do céu, com poderes aqueles que
evangelizada ouvintes de Pedro ( 1 Pedro 1: 10-12 ). Não admira que este
evangelho é as coisas em que os anjos anseiam observar (01:12).
Peter diz que há poder no evangelismo para fazer as
pessoas que nascer de novo para a vida eterna (1: 23-25). Pedro deixa claro que
não é o ato de evangelizar, mas a boa notícia comunicada por esse ato, a
Palavra de Deus que permanece para sempre, que é a semente incorruptível que
pelo Espírito (01:12) dá o novo nascimento. Não é por acaso que Pedro cita
versículos que precedem imediatamente Isaías 40: 9 , quando ele descreve a
mensagem que foi proclamado como uma boa notícia para seus ouvintes. Este poder
Peter finalmente coloca em perspectiva escatológica, quando ele observa a
finalidade para a qual aqueles que já tinha morrido havia sido evangelizada:
"para que fossem julgados segundo os homens no que diz respeito ao corpo,
mas vivessem segundo Deus em conta o espírito "( 1 Pedro 4: 6 ).
Evangélica Dicionário de Baker de Teologia Bíblica
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