O ESPIRITO SANTO E A OBRA MISSIONARIOS NA ULTIMA HORA
1 - Na igreja que estava em Antioquia havia
alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Niger, e Lúcio,
cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo.
2 - E, servindo eles ao Senhor e jejuando,
disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os
tenho chamado.
3 - Então, jejuando e orando, e pondo sobre
eles as mãos, os despediram.
4 - E assim estes, enviados pelo Espírito
Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.
5 - E, chegados a Salamina, anunciavam a
palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como
cooperador.
6 - E, havendo atravessado a ilha até Pafos,
acharam um certo judeu, mágico, falso profeta, chamado Barjesus,
7 - o qual estava com o procônsul Sérgio
Paulo, varão prudente. Este, chamando a si Barnabé e Saulo, procurava muito
ouvir a palavra de Deus.
8 - Mas resistia-lhes Elimas, o encantador
(porque assim se interpreta o seu nome), procurando apartar da fé o procônsul.
9 - Todavia, Saulo, que também se chama Paulo,
cheio do Espírito Santo e fixando os olhos nele, disse:
11 - Eis aí, pois, agora, contra
ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. No mesmo
instante, a escuridão e as trevas caíram sobre ele, e, andando à roda, buscava
a quem o guiasse pela mão.
12 - Então, o procônsul, vendo o
que havia acontecido, creu, maravilhado da doutrina do Senhor.
Gunnar Vingren, pioneiro da obra pentecostal
no Brasil, foi para Chicago em 1904, a fim de estudar quatro anos de teologia
no seminário sueco. Em maio de 1909, foi diplomado e, no mês seguinte, assumiu
o pastorado da Primeira Igreja Batista em Menominee, Michigam. No verão desse
mesmo ano, Deus o encheu de uma grande sede de receber o batismo com o Espírito
Santo e com fogo. Em novembro de 1909, Vingren dirigiu-se até Chicago a fim de
participar de uma conferência realizada pela Igreja Batista Sueca. Foi com o
firme propósito de buscar o batismo com o Espírito Santo. Depois de cinco dias
buscando o Senhor, Jesus o batizou com o Espírito Santo e com fogo, falando em
novas línguas conforme está escrito em Atos 2. Assim se expressou Vingren em
seu diário “É impossível descrever a alegria que encheu o meu coração. Eternamente
o louvarei, pois Ele me batizou com o seu Espírito Santo e com fogo”.
O movimento pentecostal crê que a
efusão do Espírito foi concedida a Igreja, a fim de que esta cumpra a grande
comissão no poder e autoridade do Espírito Santo (Mt 28.18-20; Mc 16.15-18; Lc
24.40; At 1.8; 2.1-4). No contexto de Atos dos Apóstolos é o Espírito Santo, o
responsável direto pela expansão e multiplicação da igreja, constituindo-se em
modelo para a igreja atual. O Espírito Santo, por exemplo, capacita (At 2.4;
1.8), escolhe (At 13.2), envia (At 13.2), impede (At 16.7). Os resultados da
ação do Espírito atestam o crescimento e sucesso da igreja primitiva em
Jerusalém (At 6.7), na Palestina (At 9.31), na Ásia Menor (At 16.5), na Europa
(At 19.20) e Roma (28.31).
Igreja Cristã Primitiva cumpriu
cabalmente a sua missão evangelística. A expansão da igreja nas cinco regiões
(Jerusalém, Palestina, Ásia Menor, Europa e Roma) é resultado da ação do
Espírito na mesma. Atente para o fato de que as condições de transportes daqueles
dias não se comparam com os dias atuais. E, no entanto, em menos de 40 anos o
cristianismo havia chegado a todo Império Romano oriental. No gráfico abaixo,
temos uma demonstração da Expansão do Cristianismo até 100 d.C. Apresente-o
a classe e descreva aos alunos o poder missionário de uma igreja cheia do
Espírito Santo.
introdução
Ao aceitar o convite divino para a
maravilhosa salvação em Cristo (Mt 11.28; Tt 3.5), recebemos a bendita tarefa
de anunciar as virtudes do Senhor Jesus Cristo, que nos chamou das trevas para
a sua maravilhosa luz (1 Pe 2.9). Ele nos confiou “a palavra desta salvação”
(At 13.26). Mas, para termos êxito nessa Grande Comissão do Senhor, conforme Mc
16.15, precisamos da capacitação do Espírito Santo (Jo 14.17; Mc 16.20; 2 Co
3.5), pois é Ele quem nos unge para evangelizar (2 Co 1.21) e convence o mundo
do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8-11).
I. A GRANDE COMISSÃO
A Grande Comissão de Jesus à sua
igreja, abrange a evangelização à nossa volta e a obra missionária (Mt 28.19;
Mc 16.15). Jesus derramou do poder do Espírito sobre os seus servos, no dia de
Pentecostes (At 2.17), para que se tornassem suas testemunhas tanto na cidade
onde estavam como em outras, até à extremidade da terra (At 1.8).
1. A evangelização local. Evangelizar
significa “anunciar as boas novas” (Hb 4.2; Rm 10.15). E isto é uma obrigação
de cada salvo: “Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre
mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!” (1 Co
9.16 – ARA). Nos últimos momentos entre os seus discípulos, Jesus enfatizou o
dever de cada crente proclamar o Evangelho no poder do Espírito (At 1.6-8; Lc
24.47-49). Não esqueçamos que a evangelização deve ser pessoal, isto é, pessoa
a pessoa, e igualmente em massa, como há tantos casos relatados em o Novo
Testamento (At 8.6,26-35).
2. A obra missionária. Esta
envolve a transculturação (1 Co 9.20-22; Cl 3.11), haja vista os diversos
costumes e cultura dos povos do mundo, que influenciam na implantação, na
formação e na preservação de igrejas em meio a outros povos. Nem todo crente
pode ir para o campo missionário, mas todos podem interceder em oração,
contribuir financeiramente, é ajudar de muitas outras maneiras. Ler Rm 10.8-17.
3. A urgência da evangelização. O
assunto é demais urgente! Quem passa desta vida para a outra sem Jesus está
perdido para sempre. Portanto, embora o número de evangélicos brasileiros seja expressivo
— algo em torno de 20% da população —, a maioria não se preocupa com a
evangelização. Sabemos também que o principal movimento pentecostal do mundo
está em nosso país. Por isso, “não podemos deixar de falar do que temos visto e
ouvido” (At 4.20).
a) O desafio. O
Brasil é hoje o país com mais espírita no mundo, e o primeiro colocado, na
América Latina, em prostituição infantil. Além disso, temos aqui milhares de
alcoólatras e viciados em outras drogas, bem como um número expressivo de
menores abandonados. Estes e outros dados alarmantes devem nos despertar para a
urgência da evangelização.
b) Deus conta conosco. O
Pai estabeleceu o plano de salvação (Ap 22.17; Gl 4.4,5; Ef 2.8,9), o Filho
executou (Jo 17.4; 19.30) e, o Consolador convence os pecadores e os converte,
realizando o milagre do novo nascimento (Jo 16.8-11; 3.5). Deus quer usar
aqueles a quem Ele salvou para a salvação da humanidade, seja na família, na
vizinhança; os estrangeiros; pequenos ou grandes, etc. Ele quer salvar a todos
(1 Tm 2.4).
II. A URGÊNCIA DA OBRA MISSIONÁRIA
1. O crescimento da igreja primitiva. “E
todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar”.
“E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada
vez mais” (At 2.47b; 5.14). Depois da plena evangelização de Jerusalém (At
5.28), o Senhor permitiu uma perseguição e dispersão dos crentes, que levaram
as boas novas a Samaria, Judéia e outras regiões daquele país (At 8.1-5; 9.31;
11.19-24). Não demorou muito para que o mundo conhecido ouvisse o Evangelho,
graças à ação do Espírito naqueles crentes fervorosos, cheios de graça e de
poder (Rm 10.18; 15.19; Cl 1.6,23).
2. O nosso desafio. O
mundo de hoje conta com mais de seis bilhões de habitantes. Destes, cerca de
dois bilhões nunca ouviram a mensagem de salvação! O número de evangélicos em
todo o mundo não chega a um bilhão, segundo os centros de informação
missionária. Na igreja primitiva, todos evangelizavam incessantemente em toda
parte, no poder do Espírito, com sinais e milagres (At 8.4,6,7). Precisamos em
todo tempo estar revestidos do poder do alto, para dar continuidade a essa
urgente obra, a fim de que, como eles, alvorocemos o mundo para Cristo (At
17.6).
3. Uma tarefa primordial. Em
1 Coríntios 1.22,23, vemos a importância da Grande Comissão de Jesus Cristo.
Enquanto uns (como os judeus) se preocupam com sinais, e outros (como os
gregos), em buscar sabedoria, nosso objetivo deve ser a evangelização de todos,
em todo o mundo. Temos hoje muitos pregadores eloqüentes nos templos; mas é o
poder do Espírito que faz de nós ganhadores de almas, no mundo!
III. A ASSISTÊNCIA DO ESPÍRITO NA GRANDE COMISSÃO
1. Na evangelização pessoal. O
Espírito Santo dirige os nossos passos, como no caso de Filipe relatado em At
8.26-38. Ele também ajuda-nos a superar os obstáculos apresentados pela pessoa evangelizada
(Jo 4.7-29), desde que nos preparemos (1 Pe 3.15), firmando-se em seu poder, e
não em nossas palavras (1 Co 2.1-5).
2. Na pregação em público. O
segredo do êxito, em cruzadas evangelísticas, é buscar, em oração, a
assistência do Consolador. Tomando como base às campanhas realizadas pela
igreja primitiva, vemos o que acontece quando se prega a Palavra de Deus, no
poder do Espírito Santo: a) Salvação de almas (At 2.41; 4.4); b) Sinais
miraculosos (At 8.6,7); c) Grande alegria (At 8.8) e d) Batismo no Espírito
Santo (At 8.14-17).
3. Na obra missionária. Em
Atos 13, vemos como a assistência do Espírito Santo é imprescindível à obra
missionária:
a) Escolha. Em
Antioquia havia cinco profetas e doutores, e o Espírito de Deus escolheu o
primeiro e o último da lista: Barnabé e Saulo (vv.1,2). Por que não o primeiro
e o segundo? Porque a chamada é um ato soberano dEle (Hb 5.4).
b) Envio. Eles
foram também enviados pelo Espírito (vv.3,4). A igreja apenas os despediu, pois
é Ele quem escolhe e envia (Mc 3.13,14).
c) Capacitação. Paulo
e Barnabé manejavam bem a Palavra de Deus (vv.16-44), eram cheios do Espírito,
de ousadia (v.46) e tinham autoridade divina para repreender os que se lhes
opunham (vv.5-12; At 4.31).
d) Direção. Guiados
pelo Consolador, eles faziam discípulos numa cidade e partiam para outra
(vv.46-51). Graças à direção e providência do Espírito, o Evangelho, tendo
alcançado a Europa (At 16.6-10), chegou também a América do Norte, de onde
vieram os missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, pioneiros do
Movimento Pentecostal no Brasil!
CONCLUSÃO
Antes de sua ascensão, Jesus
mencionou cinco aspectos da obra missionária. O alvo: “ensinai todas as nações”
(Mt 28.19). A abrangência: “todo o mundo... toda criatura” (Mc 16.15). A
mensagem: “o arrependimento e a remissão dos pecados” (Lc 24.47). O modo:
“assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós” (Jo 20.21). E o poder:
“recebereis a virtude do Espírito Santo que há de vir sobre vós” (At 1.8). Para
alcançar o alvo,
em toda a sua abrangência,
pregando a mensagem certa
e de modoapropriado,
precisamos do poder do
alto (Lc 24.49). Portanto, irmãos: “Não extingais o Espírito” (1 Ts 5.19).
“Missões
Pentecostais
Para os pentecostais, o derramamento
do Espírito Santo por todo mundo é um sinal do fim de uma era de colheita. As
missões estão longe de se tornar anacrônicas. De fato, as missões estão
ganhando terreno entre muitas das igrejas mais novas nessa era final, a era do
Espírito. Embora os pentecostais tenham muitas coisas em comum com outros
evangélicos, o movimento pentecostal tem o seu próprio paradigma de missões.
[...] Os pentecostais acreditam que o Espírito Santo tem sido derramado sobre a
Igreja como um revestimento de poder para o discipulado de Cristo e dos
apóstolos. Como vemos, por exemplo, em Atos 1.8, onde Cristo declara que o
enchimento com o Espírito Santo aconteceria para que houvesse testemunho dEle
até aos confins da terra. Os pentecostais encorajam os crentes a serem cheios
com o Espírito Santo para que a igreja possa evangelizar o mundo antes do
retorno de Cristo. [...] A orientação do movimento pentecostal em essência é
cristológica. Para os pentecostais, o poder do Espírito Santo é dado para
pregar a Cristo” (YORK, J. V. Missões na era do Espírito Santo. RJ:
CPAD, 2002, pp.154-5).
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