ENSINO DINÂMICO PARA OS NOVOS CONVERTIDOS PARTE I
INTRODUÇÃO
A classe de novos convertidos na Escola Dominical é uma expressão ou extensão
do amplo Ministério do Discipulado.
O Discipulado é um ministério pessoal, ilimitado e flexível. É uma das formas
mais rápidas de aumentar o número de batismos e aprofundar a qualidade de vida
dos que são alcançados para Cristo.
Antes de conhecer as peculiaridades de sua classe e os métodos mais adequados a
serem adotados, o ensinador de Novos Crentes precisa saber de antemão o que
significa ser discípulo. Quem não é discípulo não pode fazer discípulos!
A palavra "discípulo", mathetés, é usada 269 vezes nos Evangelhos e
em Atos. Significa pessoa "ensinada" ou "treinada", aluno,
aprendiz. (Texto-base: Mt 28.19,20.)
Nos Evangelhos, Jesus define a palavra discípulo de cinco maneiras:
1) Discípulo é um crente que está envolvido com a Palavra de Deus de maneira
contínua (Jo 8.31).
2) Discípulo é aquele que ama sacrificialmente, sem medir esforços (Jo 13.35; 1
Jo 3.16).
3) Discípulo é alguém que permanece diariamente em união frutífera com Cristo
(Jo 15.8).
4) Discípulo é aquele que assume a sua cruz e segue a Cristo (Lc 14.27).
5) Discípulo é aquele que renuncia tudo que tem (Lc 14.33).
I. O PERFIL DOS ALUNOS
Quem são seus alunos? Naturalmente são novos convertidos. A diferença e a
ênfase está justamente nisto: não são alunos comuns.
1. São como crianças recém-nascidas em Cristo que precisam ser identificadas
logo após o nascimento.
O pecador se arrepende; o Espírito Santo o regenera (novo nascimento) =
conversão.
Devem ser recepcionados imediatamente após a conversão e identificados, através
da "Ficha de identificação e triagem".
Na triagem:
- Oferece
literatura;
- Orienta sobre os
principais trabalhos da igreja;
- Orienta quanto a
matrícula na EBD: ideal orientadores para cada faixa (crianças,
adolescentes, jovens e adultos).
Qual a finalidade da identificação?
- Ter como
localizá-los.
- Conhecer a
realidade de seus alunos.
Sondagem ® Coleta de dados ® Conhecimento
da realidade ® Diagnóstico ® Estratégia
de Trabalho
(Nome, endereço, data de nascimento, data da decisão, origem religiosa, sua
relação com a comunidade, histórico familiar, nível sócio-econômico, cultura,
necessidades pessoais, limitações físicas; perguntas dos tipo: É a primeira vez
que está se decidindo? Está vindo de outra igreja? Qual? Quanto tempo esteve
por lá?).
- Elaborar
programa de assistência.
- Formar comissões
de visitadores (que atendam as peculiaridades dos decididos: idade, sexo,
formação etc.)
"A salvação é de graça, mas o discipulado custa tudo o que
temos." Billy Graham
Você precisa conhecê-los realmente! Vamos fazer um teste? Pense em três novos
convertidos de sua igreja.
- Sabe o nome
deles?
- Pode lembra-se
onde eles moram?
- Sabe a data do
aniversário deles?
- Sabe como vão
indo nos estudos ou no trabalho?
- Mantém boas
relações com suas famílias?
- Conhece algum
problema em particular?
- O que poderia
dizer sobre seu testemunho cristão?
- Há alguma coisa
especial de que necessitam?
- Quando foi que
aceitaram a Cristo?
2. São pessoas especiais que requerem atenção especial.
a) São totalmente dependentes espiritualmente.
- Só conseguem digerir os aspectos mais simples das verdades espirituais."Com leite vos criei e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem tão pouco ainda agora podeis" (1 Co 3.1-3).
- Precisam ser
alimentadas por outrem.
- Têm dificuldade
em falar (de explicarem a razão da fé).
b) Falta-lhes um senso adequado de valores.
Agarram-se a detalhes sem importância, em vez de aprenderem o que tem realmente
valor.
(Eles se escandalizam facilmente; se apegam a rudimentos de doutrinas; podem
criar dogmas)
- O professor deve apresentar a Cristo como Senhor e não apenas como Salvador (senhorio de Cristo Mt 16.24).Muitos querem as bênçãos do Salvador mas não o aceitam como Senhor. Precisamos aceitar o senhorio de Cristo (diferente da Confissão Positiva).
- O professor deve apresentar a real proposta do evangelho.Livrar o homem da perdição eterna (diferente do Evangelho da Prosperidade).
3. São pessoas carentes que requerem cuidados especiais.
a)"Alimentação" adequada (leite racional).
Não haverá crescimento espiritual independente da Palavra de Deus.
"Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos o leite racional,
não falsificado, para que por ele vades crescendo" (1 Pe 2.2).
Quando o homem aceita a Cristo torna-se nova criatura, ou seja, nasce de novo.
Não se pode administrar à criança recém-nascida alimentos sólidos, antes, o
leite materno.
O novo convertido precisa conhecer as doutrinas básicas da salvação.
Portanto, inicialmente, deve afastar-se de assuntos complexos e especulativos.
A princípio, a criança é alimentada pelos outros; mais tarde, começa a
alimentar-se por conta própria e finalmente, quando adulta, passa a alimentar
outros.
Um dos alvos do fazedor de discípulos é ensinar o discípulo a alimentar-se, de
forma que ele possa, mais tarde alimentar também outros.
b) "Meio-ambiente" propício (lar espiritual).
Não haverá crescimento espiritual fora do contexto da comunhão cristã.
"Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de
Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" (Ef
4.13).
Observando as palavras de Paulo em Efésios 4.13 - "Até que todos
cheguemos..." verificamos que o meio ambiente propício ao crescimento
espiritual é encontrado no contexto da comunhão cristã (lar espiritual, família
espiritual).
Não é suficiente o contato que o professor tem com o aluno durante a aula na
Escola Dominical. O professor deve proporcionar um meio-ambiente propício
para um inter-relacionamento com outros crentes onde se compartilham idéias,
verdades aprendidas na Palavra, aspirações, e onde haja compreensão.
c) Precisam de um referencial no novo grupo de convivência.
Geralmente a primeira referência do novo convertido na igreja é o professor
(discipulador) de sua classe na Escola Dominical.
ENSINO DINÂMICO
PARA OS NOVOS CONVERTIDOS PARTE II
II. O PERFIL DO PROFESSOR
Em linhas gerais, o professor da classe de novos convertidos precisa ser um
crente fiel, espiritual e seguro conhecedor das doutrinas bíblicas, além de ter
comprovada capacidade para ensinar.
Conhecimentos teológicos mínimos: Deus,
Jesus Cristo, Espírito Santo, Trindade, homem, pecado, soteriologia:
(regeneração, redenção, expiação, propiciação, justificação, santificação).
Formação pedagógica, se possível.
1. Pré requisitos gerais.
a) Vocação autêntica.
A vocação floresce no próprio cerne da personalidade. Significa a propensão
fundamental do espírito, sua inclinação geral predominante para um determinado
tipo de vida e de atividade, no qual encontrará plena satisfação e melhores
possibilidades de auto-realização.
- Sociabilidade. A educação e o
ensino são fenômenos de interação psicológica e social; temperamentos
egocêntricos, fechados, incapazes de abrir e manter contatos sociais comum
certo calor e entusiasmo, não estão talhados para a função do magistério;
este exige comunicabilidade e dedicação à pessoa dos educandos e aos seus
problemas.
- Amor paedagogicus. Simpatia e interesse natural pelos alunos e desejo de auxiliá-los nos seus problemas e anseios.Geralmente a escolha de um professor favorito se baseia num relacionamento pessoal e não na capacidade para ensinar. Os alunos se lembram dos professores que mostraram interesse especial e cuidam delas antes de se lembrarem daqueles que tinham bons dotes de oratória.
- Apreço e
interesse pelos valores da inteligência e da cultura. O professor
que realmente tem vocação para o magistério é naturalmente um estudioso,
um leitor assíduo, com sede de novos conhecimentos capaz de se entusiasmar
pelo progresso da ciência e da cultura.
b) Aptidões específicas.
São atributos ou qualidades pessoais que exprimem certa disposição natural ou
potencial para um determinado tipo de atividades ou de trabalho.
(Saúde, equilíbrio mental e emocional, órgãos de fonação, visão e audição em
boas condições; boa voz: firme, agradável, convincente; linguagem fluente,
clara e simples; autoconfiança e presença de espírito; naturalidade e
desembaraço; firmeza e desembaraço; imaginação, iniciativa e liderança;
habilidade de criação; boas relações humanas.)
c) preparo especializado.
O conhecimento amplo e sistemático da matéria ou da respectiva área de estudo é
condição essencial e indispensável para a eficiência do magistério
cristão.
2. Pré requisitos específicos.
a) Ser chamado por Deus para o ministério do ensino (Ef 4.11,12). (Pedir a
classe para ler o texto)
Os professores da EBD são freqüentemente escolhidos pelos líderes e não
vocacionados por Deus. Os vocacionados têm esmero (dedicação): "...se é
ensinar, haja dedicação ao ensino" (Rm 12.7b).
Esmero significa
integralidade de tempo no ministério - estar com a mente, o coração e a vida
nesse ministério. Ser professor é diferente de ocupar o cargo de professor.
b) Ter um relacionamento vital e real com Jesus Cristo.
O que representa este relacionamento?
Cristo é seu salvador pessoal; salvo-o de todo o pecado e é também Senhor e
dono da sua vida.
c) Esforçar-se em seguir o exemplo de Jesus.
Jesus é o maior pedagogo de todos os tempos; usou todos os métodos didáticos
disponíveis para ensinar.
d) Reconhecer a importância da sua tarefa e encará-la com seriedade.
Qual importância?
Quando um investimento espiritual é feito em outra vida, você participa de toda
a glória das recompensas espirituais que serão colhidas através da vida, para
sempre.
O apóstolo Paulo disse aos tessalonicenses: "Vós sois a nossa glória e
nosso gozo" (1 Ts 2.20).
Por que seriedade? Por
causa do juízo: "...meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo
que receberemos mais duro juízo" (Tg 3.1).
e) Lealdade.
No apoio ao pastor; na assistência aos cultos; na participação no sustento
financeiro.
f) Disposição de aprender.
O homem é um ser educável e nunca acaba de aprender. Aprendemos com os livros;
com nossos alunos; aprendemos enquanto ensinamos. "Não há melhor maneira
de aprender do que tentar ensinar outra pessoa." Quando não sabe uma
resposta, é melhor ser honesto e dizer que não sabe.
g) Saber planejar suas aulas.
Ter objetivos claros e definidos em cada etapa do ensino.
- O que pretendo
alcançar (Objetivos)
- Como alcançar
(Métodos e recursos)
- Em quanto tempo
(cronograma)
- O que fazer e
como fazer (Procedimentos de ensino)
- Como avaliar o
que foi alcançado (Avaliação)
h) Entender o processo de aprendizagem.
- Até o séc XVI, a
prender era memorizar.
- Séc XVII,
fórmula de "Comenius": compreensão,
memorização, aplicação.
- Hoje, a apdz é
um processo: lento,
gradual e complexo -
aprender é modificar o comportamento.
i) Conhecer variados métodos de ensino. (ver 3º ponto do
seminário)
j) Ensinar com motivação.
O professor não motiva, incentiva.
Deve saber e dominar o que vai ensinar. Conhecer bem a Palavra, o currículo e a
lição daquele dia. Este conhecimento deve fazer parte de sua experiência.
l) Despertar o aluno para a salvação e o crescimento espiritual.
"Ele está se tornando semelhante a Cristo?"
m) Viver o que ensina.
n) Ser crente integrado à sua igreja: presença nos cultos e atividades da
igreja; dizimista; manter-se distante dos ventos de doutrinas; eticamente
correto.
ENSINO DINÂMICO
PARA OS NOVOS CONVERTIDOS PARTE III
III. O MÉTODO DE ENSINO
1. O ensino deve, em primeiro lugar, objetivar um plano de cultivo de
resultados, ou seja, a integração dos novos crentes.
a) Levar o novo convertido a alcançar a certeza de salvação.
Três passos para levar o novo convertido a ter certeza de salvação:
- Levar o convertido a confiar no caráter de Deus.Deus não pode mentir (Tt 1.2). O caráter de Deus é o fundamento para que a pessoa alcance a certeza de vida eterna.
- Levar o
convertido a compreender com clareza as promessas de salvação feitas por
Deus (Jo 5.24; Ap 3.20).
- Levar o
convertido a entender claramente as condições estabelecidas por Deus para
alguém ser salvo.
O pecador precisa se arrepender (Is 55.7).
O pecador precisa confessar seus pecados (1 Jo 1.9).
O pecador precisa crer em Jesus (Jo 5.24).
O pecador precisa invocar o nome do Senhor (Rm 10.13).
b) Doutrinar o novo crente para que seja batizado conscientemente.
- Necessidade do
batismo
- Valor e
significado
- Forma bíblica do
batismo (imersão)
- Ceia, finalidade
- Para quem foi
instituída a ceia
- Igreja (origem,
natureza, missão e destino)
c) Doutrinar o novo batizado para que adquira firmeza doutrinária
e se integre na comunhão da igreja.
- Crente e sua
nova natureza
- Comportamento do
cristão
- Vida devocional
- Mordomia cristã
- Testemunho
2. O ensino deve atender às dificuldades de compreensão peculiares
ao novo convertido.
a) Linguagem.
A linguagem deve ser comum entre o professor e o aluno. O novo convertido não
está familiarizado com a linguagem evangélica.
b) Comunicação.
Quais são os principais problemas de comunicação entre professores e alunos?
O método é definido através de padrões de comunicação: unilateral, bilateral e multilateral.
- O professor está
mais preocupado em expor a matéria (transmitir conhecimento).
- O professor
utiliza conceitos ou termos que ainda não existem na experiência dos
alunos novos convertidos.
- O professor não
se preocupa em aumentar o vocabulário de seus alunos.
- O professor
coloca tantas idéias em cada exposição que somente algumas delas são
compreendidas e retidas.
- Alguns
professores falam rápido demais ou articulam mal as palavras. Outros, em
voz baixa e tom monótono.
- O professor não
utiliza meios visuais para comunicar conceitos ou relações que exigem
apresentação gráfica.
- professor tem
suas idéias tão mal ou perfeitamente organizadas, que não há lugar para a
imaginação criativa dos alunos.
c) Cultura Bíblica.
O conhecimento que possuem a respeito de Deus geralmente é alheio às
Escrituras. Não compreendem a história, a geografia, os costumes dos
personagens bíblicos e sua aplicação para os nossos dias.
d) Temas teológicos e doutrinários da Bíblia.
O novo convertido não está habituado a expressões como: Regeneração,
Justificação, Redenção, Expiação, Arrebatamento da Igreja, Milênio, Escatologia
etc.
e) Noções de tempo, espaço e circunstância no plano bíblico.
Neste aspecto quais providências o professor deve tomar em relação a
ministração do conteúdo da matéria?
3. O ensino deve ser planejado e não improvisado.
O professor deve preparar-se profundamente para a aula (2 Tm 2.15).
a) Através da oração.
A oração é o segredo do poder no ensino (Mc 1.35; Lc 5.16).
b) Com propósito preestabelecido.
O professor deve estabelecer os objetivos da lição.
c) Através de estudo diário.
O professor deve preparar suas lições com antecedência. Ou seja, diariamente,
do início ao término da semana.
d) Material de estudo mínimo necessário.
- A Bíblia. Se
possível, todas as legítimas versões em português.
- Dicionário
Bíblico
- Gramática da
Língua Portuguesa
- Concordância
Bíblica
- Chave Bíblica
(resumo dos livros)
- Manuais de
Doutrina
- Comentários
- Atlas Bíblico
- Didática
Aplicada
- Apontamentos
individuais
CONCLUSÃO
O Discipulado propicia à igreja local maduros líderes centralizados em Cristo e
orientados para a Palavra.
Nem todo discipulador é professor da Classe de Novos Convertidos. Mas, todo
professor de Novos Convertidos deve ser um discipulador em potencial.
artigo marcos t. cpad
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