sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

VAN ZIZENDORF MISSÕES ESTRANGEIRAS N.2


                         MISSÕES VAN ZIZENFORD

Nós passar para outras cenas. Vamos para a Gold Coast na Colônia holandesa de Guiné, onde Huckoff, outro Morávia alemão e Protten, um estudioso teológico mulato, tentou fundar uma escola para escravos {1737.}, e onde, mais uma vez, o trabalho foi contestado por o governador. Passamos para outra colônia holandesa no Ceilão; e lá encontrar David Nitschmann III. e Dr. Eller estabelecer uma sociedade em Colombo, e trabalhando mais para o interior para a conversão do Cingalês; e mais uma vez vemos que o clero holandeses, inflamados pela "Carta Pastoral", foram opunha aos irmãos e os obrigou a voltar para Herrnhut. Levamos a nossa viagem a Constantinopla, e encontrar Arvid Gradin, o sueco aprendi, envolvido em uma tentativa de chegar a um acordo com a Igreja grega {1740} e, assim, abrir o caminho para o Evangelho de irmãos para a Ásia.
 Damos um passo de norte a Valáquia, e encontrar dois irmãos consultoria sobre um acordo lá com o Haspodar de Bucareste. Chegamos a São Petersburgo, e encontrar três irmãos lá antes de nós, a missão de pregar o Evangelho aos pagãos Calmucks.Passamos para a Pérsia e encontrar dois médicos, Hocker e Rüffer, despidos por ladrões na estrada e, em seguida, iniciar uma prática em Ispahan (1747). Atravessamos as planícies arenosas até a cidade de Bagdad, e encontrar dois irmãos em suas ruas estreitas; encontramos Hocker expondo o Evangelho aos coptas no Cairo!
E mesmo isso não foi o fim do trabalho missionário da Irmãos {1738-1742.}. Durante alguns anos, os irmãos realizaram uma missão aos judeus. Para os judeus o Conde tinha simpatia especial. Ele havia prometido em sua juventude a fazer tudo o que podia para a sua conversão; ele havia encontrado um bom número de judeus em Herrnhut e em Frankfurt-on-the-Main; ele fez uma prática de falar em público sobre o grande dia da expiação; e em sua ladainha manhã de domingo os irmãos proferiu a oração, "Entregar o teu povo Israel da sua cegueira; trazer muitos deles para Te conhecer, até que a plenitude dos gentios chegarem e todo o Israel será salvo." A sede principal do trabalho foi Amsterdam, e os principais trabalhadores Leonard Dober e Samuel Leiberkühn.
 O último homem era um modelo missionário. Ele estudou teologia em Jena e Halle; ele era um mestre da língua hebraica; ele era perito em todos os costumes dos judeus; foi-lhe oferecido um cargo de professor em Königsberg; e, no entanto, em vez de ganhar os louros como um estudioso Oriental, ele preferiu estabelecer-se em estilo humilde no bairro judeu de Amsterdã, e não falar com os seus amigos os judeus a respeito do Cristo que ele amava tão profundamente. Seu método de trabalho foi instrutivo. Ele nunca atordoado seus amigos judeus com a teologia dogmática. Ele nunca tentou provar que Cristo era o Messias das profecias. Ele simplesmente disse a eles, de uma forma gentil, como Jesus havia ressuscitado dentre os mortos, e quanto este Jesus ressuscitado tinha feito no mundo; ele compartilhou sua esperança de um encontro nacional na Palestina; e, embora ele nunca poderia se orgulhar de fazer convertidos, ele era tão amado por seus amigos judeus que eles chamavam de "rabino Shmuel."

Por exemplo, do Dr. George Smith Breve História das missões cristãs, Capítulo XI.
Vamos tentar estimar o valor de todo este trabalho. De todas as empresas desenvolvidas pelos Irmãos esse avanço heróico em solo pagão teve a maior influência sobre outras igrejas protestantes; e alguns autores têm chamado de Morávios pioneiros da Missão Protestante Exteriores. Mas esta afirmação só é verdadeira em um sentido especial. Eles não foram os primeiros a pregar o Evangelho aos pagãos. Se o leitor que consulte qualquer história das missões cristãs 88 ele vai ver que muito antes de Leonard Dober partiu para St. Thomas outros homens havia pregado o Evangelho em terras pagãs.

Mas em todos estes esforços há uma característica em falta. Não há nenhum sinal de qualquer ação unida Igreja. No momento em que Leonard Dober partiu de Herrnhut nem uma única outra igreja protestante no mundo tinha atacado a tarefa de missões estrangeiras, ou mesmo considerado essa tarefa como um dever divinamente nomeado. Na Inglaterra, o trabalho foi realizado, não pela Igreja como tal, mas por duas associações de voluntários, o SPCK e do SPG; na Alemanha, não pela Igreja Luterana, mas por alguns Pietists sinceros; na Dinamarca, não pela Igreja, mas pelo Estado; na Holanda, não pela Igreja, mas por um ou dois piedoso Colonial Governadores; e na Escócia, nem pela Igreja, nem por qualquer outra pessoa.
 Naquele tempo toda a obra das missões estrangeiras foi considerado como o dever, não das Igrejas, mas de "reis, príncipes, e os Estados." Na Inglaterra, anglicanos, batistas independentes e eram todos mais ou menos indiferente. Na Escócia, o assunto nunca foi mencionado; e até mesmo 60 anos mais tarde, uma resolução para investigar o assunto foi rejeitado pela Assembleia Geral {1796}. Na Alemanha, os luteranos eram indiferentes ou hostis. Na Dinamarca e na Holanda todo o assunto foi tratado com desprezo. E a única Igreja Protestante de reconhecer o dever era este pequeno, lutando Renovado Igreja dos Irmãos. Neste sentido, portanto, e apenas neste sentido, é que podemos chamar os Morávios os pioneiros das missões modernas. Eles foram a primeira igreja protestante da cristandade para realizar a conversão dos pagãos. Eles enviaram seus missionários como agentes autorizados da Igreja. 
Eles oraram por causa de missões em sua ladainha domingo. Eles tinham vários hinos missionários em seu hinário. Eles tiveram reuniões regulares para ouvir a leitura de diários e cartas dos missionários. Eles discutiram os problemas missionários em seus sínodos. Eles nomearam um Comitê Financeiro Igreja para ver as formas e meios. Eles enviaram oficialmente designados "visitantes" para inspecionar o trabalho em vários países. Eles eram, em uma palavra, a primeira igreja protestante missionário na história; e assim estabelecer um exemplo inspirador para todas as suas irmãs mais fortes.
Mais uma vez, o trabalho dos irmãos era importante porque era completa e sistemática. A princípio, os missionários foram obrigados a sair com idéias muito vagas de suas funções. Mas em 1734 os Irmãos publicado "Instruções para a colônia na Geórgia"; em 1737 "Instruções para os missionários do Oriente";Em 1738 "Instruções para todos os Missionários"; e, em 1740, "O caminho certo para converter os pagãos." Assim, mesmo durante os primeiros anos, os missionários da Morávia foram treinados no trabalho missionário. Eles foram informados de que Evangelho para pregar e como pregá-lo. "Você não é", disse Zinzendorf, em suas "Instruções", "para deixar-vos cegado pela noção de que as nações devem ser ensinadas primeiro a acreditar em Deus, e em seguida, depois de Jesus Cristo. Ele é falso. Sabem já que existe um Deus.
 Você deve pregar-lhes sobre o Filho. Você deve ser como Paulo, que não sabia de nada, mas Jesus, e este crucificado. Deve falar constantemente, na época, e fora de tempo, de Jesus, o Cordeiro, o Salvador, e você deve dizer a eles que o caminho para a salvação é a crença em Jesus, o Filho Eterno de Deus ". Em vez de discutir questões doutrinárias os missionários colocou todo o estresse da pessoa e do sacrifício de Cristo. Eles evitaram linguagem dogmática. Eles usaram a linguagem, não do mundo teológico, mas dos Evangelhos. Eles pregaram, e não uma teoria da Expiação, mas a história da Cruz. "Nós devemos", disse Spangenberg, "manter-se ao fato de que o sangue ea morte de Jesus são o diamante no anel de ouro do Evangelho."
Veja Livro I., pp. 74-5.
Mas junto com esta mensagem do Evangelho os irmãos introduzido na medida do possível o sistema severo de disciplina moral que já existia em Herrnhut. Eles viviam em contato pessoal diário com as pessoas. Eles ensinaram a ser honesto, obediente, trabalhador e leal ao Governo. Eles abriram escolas, ensinou leitura e escrita, e instruiu as meninas em costura e bordado. Eles dividiram suas congregações, não só em "Coros", mas também em "Classes". Eles colocaram o stress, não na pregação pública, mas no indivíduo "cura das almas". Para este efeito, eles praticavam o que foi chamado de "O Discurso". Em certas épocas fixas,ou seja ., o missionário, ou um dos seus ajudantes, teve uma entrevista particular com cada membro da congregação. O antigo sistema da Boémia Irmãos foi aqui revivido. 89 Nessas entrevistas privadas não havia possibilidade de qualquer perigo moral. Na cabeça dos homens era o missionário, na cabeça das mulheres, sua mulher; para os homens que havia "Helpers", do sexo masculino para as mulheres do sexo feminino "ajudantes"; e assim todos os "speakings" ocorreu entre pessoas do mesmo sexo só. Havia três graus de disciplina.
 Pela primeira ofensa a punição foi repreensão; para o segundo, a suspensão da Comunhão; para o terceiro, a expulsão da congregação. E assim os irmãos provou-se ao máximo que o trabalho cristão entre os gentios não foi mera perda de tempo.
Mais uma vez, este trabalho foi importante porque foi público. Não foi feito em um canto. Foi atuou no palco aberto da história. Como esses irmãos trabalhado entre os pagãos, eles estavam constantemente entrando em contato próximo com os governadores, com empresas comerciais, e com juntas de controle. Na Groenlândia estavam sob domínio dinamarquês; no Suriname, em holandês; na América do Norte, em Inglês; nas Índias Ocidentais, em Inglês, Francês, Dinamarquês, Holandês, Sueco, Espanhol, Português; e, portanto, eles estavam ensinando uma lição de moral a todo o mundo europeu ocidental.Naquela época as ilhas das Índias Ocidentais eram o terreno de encontro para todos os poderes da fachada atlântica da Europa. Há, e não só no mundo, tudo o que tinham posses; e lá, no meio de todas estas nacionalidades, os irmãos cumprido a sua obra de maior sucesso. E o fato marcante é que em cada uma destas ilhas que ganhou a aprovação do governador.
 Eles foram os agentes de uma igreja internacional; eles eram livres de todas as complicações políticas; eles nunca poderiam ser suspeitos de traição; eles eram cidadãos cumpridores da lei, a si mesmos, e ensinou seus convertidos a ser o mesmo; e, portanto, gozava da estima e apoio de cada grande potência na Europa.
E este, por sua vez, teve um outro grande resultado. Ele preparou o caminho para Negro Emancipação.Não devemos, no entanto, dar os missionários muito crédito. Como o próprio Zinzendorf era um crente firme em escravidão, não precisamos ficar surpreso ao descobrir que os irmãos nunca se apresentaram como defensores da liberdade. Eles nunca se declarou a favor da emancipação. Eles nunca incentivou seus convertidos a esperá-la. Eles nunca falaram sobre os horrores da escravidão. Eles nunca apelou, como Wilberforce, ao Parlamento. E, no entanto, foi apenas a esses irmãos modestos que fizeram o máximo para fazer a emancipação possível.
 Em vez de proferir discursos inflamatórios, e agitando os negros de sangue quente a rebelião, eles ensinaram-los ao invés de ser trabalhador, ordeiro e leal, e, assim, mostrar que eles estavam aptos para a liberdade. Se um escravo desobedeceu a seu mestre que o puniu. Eles agiram com sabedoria. Se os irmãos tinham pregado emancipação eles simplesmente fizeram seus convertidos rebelde; e esses convertidos, rebelando-se, só teria cortado a própria garganta. Uma e outra vez, na Jamaica e em Antigua, os negros se rebelaram; e de novo e de novo os Governadores notou que os convertidos Morávia não tomou parte na rebelião.
Finalmente a notícia destes triunfos chegou à Inglaterra; e do Conselho Privado nomeou uma comissão para investigar a situação do tráfico de escravos em nossas posses das Índias Ocidentais {} 1787.. A Comissão apelou aos irmãos para obter informações. A resposta foi elaborada por Christian Inácio La Trobe. Como La Trobe era então o secretário Inglês para missões da irmãos, ele era bem qualificado para dar as informações necessárias. Ele descreveu os métodos de trabalho do irmãos, apontou seus resultados na condução dos negros, e declarou que todos os irmãos desejado era a liberdade para pregar o Evangelho. "Os irmãos", disse ele, "nunca querer interferir entre senhores e escravos." A bola foi agora definida bastante rolante. 
Dr. Porteous, Bispo de Londres, respondeu em nome da Comissão.Ele era um fervoroso defensor da emancipação. Ele agradeceu os irmãos para sua informação. Ele informou como agradou a comissão estavam com os métodos de trabalho do irmãos. Neste exato momento Wilberforce formou sua resolução de dedicar sua vida à emancipação dos escravos. Ele abriu sua campanha no Parlamento, dois anos depois. Ele era um amigo pessoal de La Trobe;ele leu o seu relatório; e ele recuou, seus argumentos no Parlamento por descrever os bons resultados do trabalho da Morávia entre os escravos.E, assim, o papel desempenhado pelos Irmãos foi igualmente modesto e eficaz. Eles ensinaram os escravos para ser bom; eles ensinaram que eles sejam genuínos amantes da lei e da ordem; fizeram-los aptos para o grande dom da liberdade; e, assim, destruindo o velho argumento obsoleto que a emancipação era perigoso eles removeram o maior obstáculo no caminho de Wilberforce. 90

O primeiro número apareceu em 1790, eo primeiro editor foi Christian Inácio La Trobe.
Mais uma vez, o trabalho dos irmãos era importante em sua influência em várias grandes pioneiros missionários ingleses. Em reuniões missionárias realizadas na Inglaterra a declaração é muitas vezes feita a-dia que o primeiro inglês a sair como missionário estrangeiro foi William Carey, o líder do imortal "Serampore Três." É hora de explodir que a ficção.Durante alguns anos, antes de William Carey foi ouvida de uma série de Inglês Moravos saíra estas praias como missionários estrangeiros. Em Antigua trabalhou Samuel Isles, Joseph Newby e Samuel Watson; na Jamaica, George cárie e John Bowen; em St. Kitts e St. Croix, James Birkby; em Barbados, Benjamin Brookshaw; em Labrador, William Turner, James Rhodes, e Lister; e Tobago, John Montgomery, o pai de James Montgomery, o conhecido hino da Morávia-escritor e poeta. 
Com a única exceção de George cárie, que parece ter tido um pouco de sangue irlandês nas veias, esses primeiros missionários eram como o Inglês como o próprio Carey; eo maior número, como podemos ver a partir dos nomes, eram nativos de Yorkshire. Além disso, William Carey sabia do seu trabalho. Ele devia sua inspiração, em parte, a eles; ele se refere ao seu trabalho em seu famoso panfleto, "Inquérito sobre as Obrigações dos cristãos de usar meios para a conversão dos pagãos"; e, finalmente, na casa da Sra beely Wallis, em Kettering, ele jogou sobre a mesa alguns números do primeiro Inglês revista missionária, 91 "Contas periódicas relativas às Missões da Igreja dos Irmãos Unidos" e, abordando seus colegas ministros batistas, exclamou: "Veja o que os morávios fizeram não podemos seguir o seu exemplo, e em obediência ao nosso Mestre celestial sair para o mundo e pregai o Evangelho aos pagãos!". O resultado foi a fundação da Sociedade Missionária Batista.
Seu companheiro, Marshman, também confessou suas obrigações para com os irmãos {1792}.
"Obrigado! Morávios", ele disse, "você me fez bem. Se eu nunca missionário vale uma palha eu, sob o nosso Salvador, devemos isso a você."

O navio referido foi o Harmony. Ele pertencia à Irmandade de
Temos ao lado o caso da Sociedade Missionária de Londres. De que a Sociedade de um dos fundadores foi Rowland Hill. Ele foi bem informado sobre os trabalhos dos Morávios; ele correspondeu com Peter Braun, o missionário da Morávia em Antigua; e que a correspondência que devia, em parte, o seu interesse no trabalho missionário. Mas isso não foi o fim da influência da Irmandade. Em todas as reuniões dirigidas pelos fundadores da Sociedade proposta, o orador aplicada repetidamente seus argumentos por citações das contas periódicas ; e, finalmente, quando a Sociedade foi fundada, os fundadores submetidos a La Trobe, o editor, a seguinte série de perguntas: - "1 Como você obter seus missionários  Qual é a verdadeira vocação de missionário . quê? as qualificações que você procura em um missionário?4 Você procura saber científico e teológico? . Você considera instrução anterior nas coisas divinas essencial? 6. Como você empregar seus missionários a partir do momento em que são chamados pela primeira vez para o tempo quando eles partiram?  Vê por experiência que os mais inteligentes e os homens mais educadas fazem os melhores missionários? 8 O que você faz quando você estabelecer uma estação missionária? Você enviar homens com suas mulheres, ou pessoas solteiras, ou ambos? 9 O que você encontrou a maneira mais eficaz de realizar a conversão dos pagãos? 10 você pode nos dizer a maneira mais fácil de aprender uma língua? 11 Quanto custa o seu navio missionário 92 custar? " Em resposta, La Trobe respondidas em detalhes, e deu uma descrição completa dos métodos do irmãos; e os primeiros arautos da Sociedade Missionária de Londres saiu com instruções da Morávia em seus bolsos e experiência Morávia para guiá-los em seu caminho.

Temos ao lado o caso de Robert Moffatt, o missionário para Bechuanalândia. O que foi que primeiro despertou o seu zelo missionário? Era, ele nos diz, as histórias contadas por sua mãe sobre as façanhas dos Morávios!

Para a prova veja Th. Panfleto de Bechler: Vor hundert Jahren und heut (pp 40-47.).

Na Alemanha, a influência da Irmandade foi igualmente grande. No presente momento as maiores forças missionárias na Alemanha são as Sociedades de Basileia e Leipzig; eo ponto interessante a se notar é que, se nós só ir longe o suficiente para trás na história, descobrimos que cada uma destas sociedades deve sua origem à influência da Morávia.  Pelo que fez na primavera Basel Sociedade Missionária? (1819). Ele surgiu a partir de uma anterior "Society for Christian Fellowship (1780)," e um objeto de que a sociedade era mais cedo o apoio da Morávia Missões. Mas a influência não termina aqui. Na reunião em que a Sociedade Missionária de Basiléia foi formado, três Morávios - Burghardt, Götze e Lörschke - estavam presentes, a influência da Irmandade foi especialmente mencionado, o trabalho dos irmãos foi descrito, eo texto para o dia da Morávia livro foi lido. De forma semelhante a Sociedade Missionária Leipzig surgiu a partir de uma série de reuniões realizadas em Dresden, e nessas reuniões diversas Morávios teve um papel proeminente. Por quem foi o primeiro colégio missionário na história estabelecida? Foi estabelecido em Berlim por Jänicke {1800}, e Jänicke tinha sido o primeiro professor na Morávia Pædagogium em Niesky. Por quem foi o primeiro Norueguês Missionary Magazine - a Norsk Missionsblad - editado? Pelo ministro da Morávia, Holm. A partir de tais fatos como esses nós podemos desenhar uma conclusão geral; e que grande conclusão é que trabalhos da Irmãos abriu o caminho para algumas das maiores instituições missionárias dos tempos modernos.
Fonte history of church moravian ,Joseph Edmund Hutton

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