A ESCOLA DOMINICAL
Neemias 8.1-7.
1 - E chegado o sétimo mês, e estando os
filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na
praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse
o livro da lei de Moisés, que o Senhor tinha ordenado a Israel.
2 - E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei
perante a congregação, assim de homens como de mulheres, e de todos os
entendidos para ouvirem, no primeiro dia do sétimo mês.
3 - E leu nela diante da praça, que está
diante da porta das águas, desde a alva até ao meio-dia, perante homens e
mulheres, e entendidos: e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da
Lei.
4 - E Esdras, o escriba, estava sobre um
púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim; e estavam em pé junto a ele, à
sua mão direita, Matitias, e Sema, e Anaías, e Urias, e Hilquias, e Maaséias; e
à sua mão esquerda, Pedaías, e Misael, e Malquias, e Hasum, e Hasbadana,
Zacarias, e Mesulão.
5 - E Esdras abriu o livro perante os olhos de
todo o povo; porque estava acima de todo o povo; e, abrindo-o ele, todo o povo
se pôs em pé.
6 - E Esdras louvou ao Senhor, o grande Deus:
e todo o povo respondeu: Amém, Amém! levantando as suas mãos; e inclinaram-se,
e adoraram ao Senhor, com os rostos em terra.
7 - E Jesua, e Bani, e Serebias, Jamim, Acube,
Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías, e os
levitas ensinavam o povo na lei; e o povo estava no seu posto.
ALGUNS FATOS HISTÓRICOS
Primeira ação da Escola Dominical
20/07/1780
Robert Raikes estabeleceu os
seguintes compromissos: Experimentar por três anos o trabalho em andamento; Em
seguida, ele divulgaria ao mundo os frutos da Escola Dominical.
Publicação em jornal do impacto do
novo trabalho na vida das crianças 03/11/1783
As igrejas passaram a dar apoio ao
trabalho de Raikes. A Escola Dominical passou das casas particulares para os
templos, os quais enchiam-se de crianças. A data de 3 de Novembro de 1783 é
então considerada o dia natalício da Escola Dominical.
Antes de Raikes já havia reuniões
semelhantes a da Escola Dominical
No entanto, quem popularizou e
dinamizou o movimento foi Robert Raikes. E o atual sistema de escola pública
inspirou-se no movimento da Escola Dominical.
introdução
Palavra Chave
Escola: Estabelecimento público ou
privado onde se ministra, sistematicamente, ensino coletivo.
A Escola Dominical é a maior e mais
acessível agência de educação religiosa da igreja. O seu principal objetivo é
levar as crianças, adolescentes, jovens e adultos a aprender e a praticar a
Palavra de Deus. Por isso, ela é um fator determinante na formação espiritual,
moral, social e cultural das famílias. A Escola Dominical, quando bem
estruturada, torna-se um dos meios mais eficazes de evangelização. É notório
que missionários, pastores e demais obreiros e obreiras, passaram pela Escola
Dominical e continuam a frequentá-la zelosamente, pois nela o caráter cristão é
desenvolvido segundo a Bíblia Sagrada.
I. A ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL
1. Raízes bíblicas da Escola
Dominical. Conforme ensina-nos o pastor Antônio Gilberto em
seu Manual da Escola Dominical, esse educandário tem as suas raízes desde o
Antigo Testamento, passando por Moisés (Dt 6.7; 11.18,19; 31.12,13), pela época
dos sacerdotes, reis e profetas de Israel (Dt 24.8; 1Sm 12.23; Jr 18.18; 2Cr
15.3; 17.7-9), durante e após o cativeiro babilônico (Ne 8), chegando aos dias
de Jesus, sendo Ele o Mestre dos mestres (Mc 2.1,2; 6.2,6,34; 12.35; Lc 5.17;
24.27) e da Igreja do primeiro século até os nossos dias (Mc 6.30; At
5.21,41,42).
2. A origem da Escola Dominical. A
fase moderna da Escola Dominical, assim como a conhecemos, teve início em um
domingo de 1780. O jornalista britânico, Robert Raikes, desejava escrever um
editorial sobre a melhoria do sistema carcerário de sua cidade. Ao perceber que
muitas crianças ficavam na rua falando palavrões e brigando, mudou de ideia e
escreveu sobre como levar aqueles meninos à igreja, visando alfabetizá-los e
evangelizá-los. A maioria das crianças não sabia ler nem escrever, pois durante
a semana eram forçadas a trabalhar em fábricas; algo bem comum durante a Revolução
Industrial. E, no domingo, perambulavam pelas ruas.
a) O projeto. Raikes
divulgou o projeto de alfabetizar as crianças, ensinando-lhes gramática,
matemática e a Bíblia. Apelou às pessoas a fim de que, voluntariamente,
ajudassem-no a tirar as crianças das ruas, educando-as nos lares e na igreja.
b) Semeando lições de vida. As
professoras voluntárias, além de alfabetizá-las, ensinavam-lhes noções de
ética, moral e histórias bíblicas. Era uma verdadeira educação integral. Quatro
anos depois, após espalhar-se por várias cidades, a Escola Dominical já contava
com 250 mil alunos. No Brasil, ela foi fundada em 19 de agosto de 1855 pelo
casal de missionários escoceses, Robert e Sarah Kalley.
3. O que é Escola Dominical. É
uma escola que ministra o ensino da Palavra de Deus de forma acessível a todos
os alunos — desde o berçário aos adultos — contemplando todas as faixas
etárias. A Escola Dominical é gratuita e conta com o apoio de homens e mulheres
que, voluntariamente, lecionam a Palavra de Deus. É o maior trabalho que se
pode realizar na igreja. Os seus professores e organizadores não têm qualquer
retorno financeiro a não ser a alegria de saber que são instrumentos de Deus
para abençoar vidas através do ensino da Bíblia Sagrada. Os que exercem este
ministério sabem que esta é a maior recompensa.
II. FINALIDADES DA ESCOLA DOMINICAL
1. Auxiliar no ensino das Escrituras. O
ensino bíblico sistemático, e por faixas etárias, é de grande significado
espiritual e moral para toda a família. Por isso, tem de ser ministrado por
pessoas maduras que amem comunicar a Palavra de Deus, pois, como instrui-nos o
apóstolo Paulo, se o nosso ministério “é ensinar, haja dedicação ao ensino” (Rm
12.7). A família é beneficiada quando o ensino alcança os objetivos propostos
na formação cristã de todos os seus membros. Não há dúvidas de que a Escola
Dominical é o melhor lugar para isso.
2. Auxiliar na evangelização. É
desejável que a Escola Dominical resgate este supremo objetivo: evangelizar (Mc
16.15). Uma classe pode incumbir-se de levar convites aos descrentes para virem
à igreja no domingo seguinte, ou para o culto vespertino. Uma gincana pode ser
realizada, concedendo pontos às classes que trouxerem mais visitantes não
convertidos à Escola Dominical. Tal iniciativa é uma ótima forma de
apresentarmos o Evangelho aos que ainda não receberam a Cristo.
3. Auxiliar no discipulado. Jesus
mandou fazer discípulos e não prioritariamente membros e congregados (Mt
28.19). Por esse motivo, os que aceitam a Cristo devem ser eficazmente
discipulados. Nesse sentido, a Escola Dominical desempenha um importante e
insubstituível papel. Portanto, que haja classes de discipulado para as
crianças, adolescentes, jovens e adultos. Mas acima de tudo, não nos esqueçamos
de que, como discípulos de Cristo, a nossa a vida é um permanente discipulado
(2Co 3.18).
III. A ESCOLA DOMINICAL FORTALECE A FAMÍLIA
1. As crianças são bem instruídas. Dizem
os estudiosos que a personalidade humana é definida até aos sete anos. O que
aprendemos nessa fase, refletirá decisivamente em nosso desenvolvimento
psíquico, emocional, afetivo e social, influenciando-nos por toda a vida. Nesse
aspecto, advertem-nos as Sagradas Escrituras: “Instrui o menino no caminho em
que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele” (Pv 22.6). Por
conseguinte, a Escola Dominical ajuda, e muito, no desenvolvimento da personalidade
infantil, pois encaminha cada criança no aprendizado cristão.
2. A juventude é prevenida contra o
pecado. A juventude é vítima de muitas brutalidades
sociais: álcool, drogas, sexo ilícito, delinquência, etc. Por isso mesmo,
nossos jovens devem frequentar assiduamente a Escola Dominical, pois aqui são
alertados contra todos esses males tão característicos de uma sociedade sem
Deus. O salmista oferece um caminho seguro para que o jovem previna-se contra
os males desse tempo: “Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o
conforme a tua palavra” (Sl 119.9).
3. Os adultos frutificam. Por
aceitar a Cristo na idade adulta e não haver recebido uma sólida formação
espiritual e moral durante a infância e juventude, há crentes que acabam não
formando uma consciência clara e madura da vida cristã. A Escola Dominical,
todavia, está apta a ajudá-los a formar o seu caráter cristão e estimulando-os
à leitura da Bíblia Sagrada e à prática da vida cristã em seu dia a dia (Jo
5.39). Assim, os adultos tornam-se aptos a dar muitos frutos na obra do Senhor
(Jo 15.1-16).
Nenhuma instituição de ensino tem
efeito tão benéfico sobre a família como a Escola Dominical. Nos países onde
ela é valorizada, sempre há testemunhos de pessoas que se tornaram úteis à
sociedade e ao mundo. Portanto, a igreja precisa valorizar a Escola Dominical:
a maior escola de formação cristã do mundo. Os que são assíduos na Escola
Dominical absorvem o ensino da Bíblia, e passam a ter uma conduta pautada nos
princípios elevados da Palavra de Deus.
BIBLIOGRÁFICO I
“DIRETIVAS
BÍBLICAS [O ensino às crianças]
A revelação de Deus exige uma
resposta pessoal de cada um dos Seus filhos. O que as Escrituras nos mandam
fazer em nosso ministério com crianças?
Mateus 28.19-20: O
imperativo nesta passagem é claro: ‘Fazei discípulos’ (ARA). Quando formos,
temos de ensinar a Palavra de Deus a todas as pessoas inclusive crianças. As
implicações contidas neste texto são (a) evangelizar (falar do Evangelho a
todas as pessoas) e (b) discipular (ajudar cada crente a crescer em Cristo para
ser um fazedor de discípulos). Isto pode ser feito eficientemente com crianças
se estas forem educadas da maneira correta.
[...] 2
Timóteo 2.2: Paulo descreve o ministério da multiplicação que
tem de acontecer ao longo de toda geração para que a fé cristã seja ensinada
até que Jesus venha. Os líderes cristãos precisam equipar os professores e pais
em cada faceta do ministério com crianças, de forma que o ensino correto
aconteça ao nível de cada aluno. Assim, o ciclo de evangelismo estará completo
agora o discípulo torna-se fazedor de discípulo” (GANGEL, K.; HENDRICKS, H. G.
(Eds.) Manual de Ensino para o Educador Cristão: Compreendendo a natureza, as bases e o alcance do
verdadeiro ensino cristão. 1 ed., RJ: CPAD,
1999, pp.119-20).
“A
ESCOLA DOMINICAL NO BRASIL
A Escola Dominical teve seu início
entre nós em 19 de agosto de 1855 na cidade de Petrópolis, Estado do Rio de
Janeiro. O fundador foi o missionário Robert Kalley e sua esposa Da. Sarah
Poulton Kalley, da Igreja Congregacional. Eram escoceses. Ele fora um médico
ateu. Depois foi salvo sob circunstâncias especiais, e chamado por Deus,
entregou-se à obra missionária. Na primeira reunião, na data acima, a
frequência foi de cinco crianças... Essa mesma Escola Dominical deu origem à
Igreja Congregacional no Brasil. Desde então, o crescimento da Escola Dominical
tem sido maravilhoso.
Houve, sim, reuniões de Escola
Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no
idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.
A. Remontando ao passado, as
primeiras reuniões de instrução bíblica no Brasil, do ponto de vista evangélico, ocorreram durante a
permanência aqui, dos crentes calvinistas que desembarcaram na Guanabara em
1557. Nessa ocasião realizaram o primeiro culto evangélico em terras do
continente americano, em 10 de março do mesmo ano.
B. A segunda fase de tais reuniões
deu-se durante o domínio holandês no Nordeste,
a partir de 1630, por crentes da Igreja Reformada Holandesa, quando vários
núcleos evangélicos foram estabelecidos naquela região. Na mesma época foram
realizados cultos na Bahia, por ocasião da primeira invasão holandesa. Tudo
isso cessou com o fim dos mencionados domínios e a feroz campanha de extinção
movida pela Igreja Romana de então.
C. Mas em 1855, a Escola Dominical veio
para ficar. E ficou! E avançou como fogo em campo aberto,
impelida pelo zelo de milhares de seus obreiros, inflamados pelo Espírito
Santo!
Sim, desde então, vem a Escola
Dominical crescendo sempre entre todas as denominações, e onde quer que estas
cheguem, a Escola Dominical é logo implantada produzindo sem demora seus
excelentes resultados na vida dos alunos, na Igreja, no lar, na comunidade, e
refletindo tudo isso na nação inteira.
Foi assim o começo da Escola
Dominical — começo de um dos mais poderosos avivamentos da história da Igreja”
(GILBERTO, A. Manual da Escola Dominical. 40
ed., Rio de Janeiro: CPAD, 2011, pp.135-36).
A Família e a Escola Dominical
A Escola Dominical é inegavelmente a
maior agencia de ensino cristão do mundo. É na ED que os alunos podem fazer
perguntas ao professor (algo não permitido em um culto, por ocasião da
exposição da Palavra de Deus), apresentar suas ideias, aplicar o que está sendo
ensinado à sua vida e desenvolver talentos em prol do Reino de Deus.
Entre os muitos motivos para se
frequentar a Escola Dominical, temos:
1) Na Escola Dominical você tem
acesso ao estudo sistemático da Palavra de Deus e de assuntos atuais, que podem
ser analisados à luz das Escrituras. Todos temos a necessidade de um ensino
correto e sadio, que pode ser oferecido de forma metódica, clara e progressiva
na Escola Dominical.
2) Na Escola Dominical, o crente tem
na Palavra de Deus o crescimento adequado na vida cristã e na comunhão com o
próprio Deus.
3) Na Escola Dominical, você tem
comunhão com outros irmãos alunos da mesma Escola, desenvolvendo laços mais
estreitos, partilhando experiências e orando uns pelos outros.
4) Para a Escola Dominical você pode
levar sua família para que todos tenham a oportunidade de aprender a Palavra de
Deus, pois lá cada faixa etária terá seu professor e aprenderá lições da
Palavra de Deus de forma sistemática e apropriada.
5) À Escola dominical você pode
trazer pessoas para serem evangelizadas e ensinadas sobre o Evangelho. As aulas
não são apenas para alunos crentes, mas abertas àqueles que ainda não aceitaram
a Jesus como seu Senhor e Salvador.
6) Na ED, você pode trazer seus
questionamentos relacionados com a Bíblia Sagrada e a vida cristã, que podem
ser expostos de acordo com a lição da semana, e certamente o professor trará as
respostas relacionadas à Palavra de Deus.
7) Na ED, você pode servir ao Senhor
com seus talentos, seja na esfera musical, seja na esfera do ensino. Lembre-se
de que em qualquer área de trabalho na igreja é necessário que haja dedicação,
e não apenas talento. Talento sem dedicação não traz frutos, nem no âmbito
secular nem no espiritual.
8) A ED é uma fonte de avivamento
para toda a igreja, pois nela o ensino da Palavra vivifica os alunos. Há diversos
outros motivos para que frequentemos a Escola Dominical. E mais do que citar
motivos para que sejamos assíduos a ela, é imprescindível que assumamos o
compromisso de estar presentes nela. Essa presença fará toda a diferença em
nosso crescimento espiritual e no de nossa família.
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