A
IMPORTANCIA DA SANTA CEIA
1 Coríntios
11.23-32.
23 - Porque eu recebi do Senhor o que também
vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
24 - e, tendo dado graças, o partiu e disse:
Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória
de mim.
25 - Semelhantemente também, depois de cear,
tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei
isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
26 - Porque, todas as vezes que comerdes este
pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha.
27 - Portanto, qualquer que comer este pão ou
beber o cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo e do sangue do
Senhor.
28 - Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e
assim coma deste pão, e beba deste cálice.
29 - Porque o que come e bebe indignamente come
e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
30 - Por causa disso, há entre vós muitos
fracos e doentes e muitos que dormem.
31 - Porque, se nós nos julgássemos a nós
mesmos, não seríamos julgados.
32 - Mas, quando somos julgados, somos
repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
Memorial: Aquilo que mantém viva a memória de alguém ou
de algo.
A
Ceia do Senhor é um ato de suma importância, em si mesmo e na vida do crente.
Ela não é um mero símbolo, mas sim uma das verdades centrais da nossa fé. A
Santa Ceia lembra a paixão e a morte de Cristo em nosso lugar, bem como a sua
segunda vinda. Tendo em vista suas verdades bíblico-teológicas, cabe-nos tomar
assento à mesa do Senhor com solenidade e redobrada reverência.
I. O QUE É A SANTA CEIA
A
Santa Ceia não é apenas um ato celebrado pela igreja, mas também uma
proeminente doutrina bíblica. Em geral, todos sabem como proceder, todavia
poucos conhecem a doutrina, pois depende do estudo da Palavra.
A
Bíblia afirma que Paulo recebeu o ensino da Santa Ceia diretamente do Senhor:
"Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei" (v.23).
Provavelmente ele o tenha recebido durante os três anos em que estivera a sós
com Deus na Arábia, sobre os quais as Escrituras silenciam (Gl 1.11,12,15-17).
São
duas as ordenanças da Igreja Cristã originadas do ministério terreno de Nosso
Senhor Jesus Cristo: o batismo e a Santa Ceia. Com o seu batismo, no rio
Jordão, Ele iniciou o seu glorioso ministério (Mt 3.13-16), encerrando-o com a
instituição da Santa Ceia, sua paixão e morte redentora (Mt 26.26-30). Enquanto
o batismo fala da nossa fé em Cristo e ocorre apenas uma vez na vida do crente
(Mc 16.16), a Ceia do Senhor diz respeito à nossa comunhão com Ele, e deve ser
sempre renovada (Lc 22.14,15).
1. Definição e designações. A
Santa Ceia é uma ordenança da Igreja, instituída por Jesus na noite em que ele
foi traído. Na Bíblia, ela é chamada de "Ceia do Senhor" (1 Co 11.20)
e "comunhão do corpo e do sangue de Cristo" (1 Co 10.16).
2. Ordenança ou sacramento. A
Ceia do Senhor é conhecida pelos evangélicos como ordenança, por constituir-se
numa ordem dada por Cristo aos santos apóstolos.
Os
católicos romanos e certas alas do protestantismo costumam denominá-la de
sacramento.
.
II. OS ELEMENTOS DA SANTA CEIA
São
elementos da Santa Ceia o pão e o vinho por representarem, respectivamente, o
corpo e o sangue do Senhor Jesus.
1. O pão. Por
ser este alimento o símbolo da vida, Jesus assim identificou-se aos seus
discípulos: "Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e
quem crê em mim nunca terá sede" (Jo 6.35). Por conseguinte, quando o pão
é partido, na celebração da Ceia, vem-nos à memória o sacrifício vicário de
Cristo, através do qual Ele entregou a sua vida em resgate da humanidade caída
e escravizada pelo Diabo.
2. O vinho. Identificado
na Bíblia como "fruto da vide" e "cálice do Senhor" (Mt
26.29; 1 Co 11.27), o vinho na Ceia lembra-nos o sangue de Cristo vertido na
cruz para redimir a todos os filhos de Adão: "Sabendo que não foi com
coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã
maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o
precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado"
(1 Pe 1.18,19). Portanto, o pão e o vinho são, biblicamente, o memorial do
Calvário; representam o corpo e o sangue de Cristo, oferecidos por Ele como
sacrifício expiatório para redimir-nos de nossos pecados. É a explicita,
profunda e confortadora simbologia das Sagradas Escrituras.
III. LIÇÕES DOUTRINÁRIAS DA SANTA
CEIA
Vejamos
algumas das lições ou ensinos doutrinários da Ceia do Senhor até a volta de
Jesus.
1. A Santa Ceia é um mandamento do
Senhor. Ele ordenou por duas vezes: "fazei isto em
memória de mim" (vv.24,25).
2. É um memorial divino. "Em
memória de mim" (vv.24,25). É um memorial da morte do Cordeiro de Deus em
nosso lugar (1 Pe 1.18,19; Jo 1.29). Como tal, a Santa Ceia comemora algo já
realizado (Lc 22.19).
Assim
como a sociedade, o governo, o povo, as instituições particulares têm seus
memoriais, aos quais estimam, honram e preservam, nós temos muito mais razão,
dever, direito e prazer de sempre participar da Ceia do Senhor.
3. É uma profecia a respeito da volta
de Jesus. "Anunciais a morte do Senhor até que
venha" (v.26). A igreja ao celebrar a Ceia do Senhor, está também
anunciando a todos a sua vinda. "E digo-vos que, desde agora, não beberei
deste fruto da vide até àquele Dia em que o beba de novo convosco no reino de
meu Pai" (Mt 26.29).
4. Deve ser precedida de auto-exame
do participante (v.25). Trata-se do auto-julgamento do cristão diante de
Deus, quanto ao seu estado espiritual (v.31). Esse auto-exame deve ser feito
com o auxílio do Espírito Santo e tendo a nossa consciência alinhada às
Escrituras.
5. A ceia do Senhor e o discernimento
espiritual do crente.Participar da Ceia sem discernir
"o corpo do Senhor" (v.29), é ter os santos elementos da Ceia como
coisas comuns, e não como emblemas do corpo e do sangue de Cristo.
6. É uma ocasião propícia ao
recebimento de bênçãos. "O cálice de bênção que abençoamos não é a
comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é, porventura, a comunhão
do corpo de Cristo?" (10.16). Portanto, Deus pode derramar copiosas
bênçãos no momento da ceia. Houve milagres na preparação da primeira Ceia (Lc
22.10-13).
7. A Santa Ceia é um momento de
gratidão a Deus. Na Ceia do Senhor todo crente deve ser agradecido.
"E tendo dado graças" (v.24). Em todos os registros da Ceia vemos
ação de graças a Deus: 1 Co 11.24; Mt 26.27; Mc 14.23; Lc 22.19.
8. A Santa Ceia é para os discípulos
do Senhor. Conforme Lucas 22.14, Jesus levou apenas os Doze
para a mesa da Páscoa, seguida da Ceia do Senhor. Se a Ceia fosse para qualquer
um, Ele teria chamado a todos sem distinção. A Santa Ceia é para os santos em
Cristo Jesus.
9. É um momento de profunda e solene
devoção e louvor a Deus."E, tendo
cantado um hino" (Mt 26.30). Como Jesus cantou à sombra da sua cruz, não
podemos compreender, nem explicar!
10. A Santa Ceia é alimento
espiritual. Toda ceia destina-se a alimentar. Devemos
participar desse Santo Memorial convictos, pela fé e esperança de que seremos
novamente alimentados espiritualmente.
11. A Ceia do Senhor condena a
duplicidade religiosa. "Não podeis ser participantes da mesa do
Senhor e da mesa dos demônios" (10.21). A Santa Ceia é incompatível com a
duplicidade da vida espiritual do cristão (Sl 119.113; Mt 6.24; 2 Co 6.14).
CONCLUSÃO
Tendo
em mente o exposto, devemos sentar-nos à mesa do Senhor, com discernimento,
temor de Deus e humildade. Conscientizemo-nos, pois, de que, ali, não estão
meros símbolos, mas o sublime memorial da paixão e morte de Nosso Senhor Jesus
Cristo. Caso contrário, seremos contados como réus diante de Deus. Que o Senhor
nos guarde a todos, por sua graça.
"A importância da Ceia do
Senhor:
1. Passado. É
um memorial da morte de Cristo no Calvário, para redimir os crentes do pecado e
da condenação. Através da Ceia do Senhor, vemos mais uma vez diante de nós a
morte salvífica de Cristo e seu significado redentor para a nossa vida. A morte
de Cristo é nossa motivação maior para não cairmos em pecado e para nos
abstermos de toda a aparência do mal (1 Ts 5.22).[...]
2. Presente. É
um ato de comunhão com Cristo e de participação nos benefícios da sua morte
sacrificial e, ao mesmo tempo, comunhão com os demais membros do corpo de
Cristo (10.16,17). Nessa ceia, com o Senhor ressurreto, Ele, como anfitrião,
faz-se presente de modo especial (cf. Mt 18-20; Lc 24.35). [...]
3. Futuro. É
um antegozo do reino futuro de Deus e do banquete messiânico futuro, quando
então, todos os crentes estarão presentes com o Senhor (Mt 8.11; 22.1-14). Na
Ceia do Senhor, toda essa importância acima mencionada só passa a ter
significado se chegarmos diante do Senhor com fé genuína, oração sincera e
obediência à Palavra de Deus e à sua vontade".(Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
p.1753)
Sem dúvida alguma, a essência da
Santa Ceia é a comunhão. Comunhão significa ter algo em comum com alguém. No
âmbito espiritual, é indispensável que a Igreja, como Corpo de Cristo, possua
algumas características em comum, tais como: "um só corpo, um só espírito,
um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, o qual é
sobre todos, age por meio de todos e está em todos." (Ef 4.4-6).
Jamais deveríamos nos esquecer de que
a Igreja de Cristo é um lugar onde, embora se manifeste uma diversidade de
características físicas e culturais, a unidade é fundamental. Unidade na
diversidade. Diversidade de dons, ministérios, talentos, mas unidade na
doutrina, na fé e no Espírito.
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