. VIII Geografia Missionário.
- A partir do levantamento acima, pode-se observar que, em um sentido importante que o mundo já está ocupado como o campo da empresa missionária ativa. Alguns breves declarações dos resultados alcançados por ela durante o século atual pode servir como uma indicação apenas de ainda melhores resultados que podem agora ser previstos com segurança em vez de vir de suas agências crescentes e maturação.
A missão para o Taiti em 1793-4 foi a primeira tentativa nos tempos modernos para levar o Evangelho a um povo isoladas e não civilizados.
Foi iniciado em um período em que as maiores nações pagãs do mundo eram totalmente inacessíveis. Nas ilhas dos mares do sul, como em cima de um julgamento do solo, todos os grandes problemas da humanidade, desde então, sido forjado para fora. A ignorância mais densa foi esclarecido, o mais feroz canibalismo tem sido confrontado, as menores condições de humanidade foram elevados e os mais abomináveis idolatrias derrubado e substituído por uma adoração pura.
As várias línguas e dialetos das ilhas do Pacífico foram cometidos para escrever. Dicionários, gramáticas, traduções das Escrituras, e muitos outros livros, foram impressos e apresentados ao uso diário das populações, uma grande parte dos quais foram ensinados pelas escolas de ler e escrever em seus próprios idiomas. A condição civil, das diversas comunidades também foi melhorado por modificações de suas leis e costumes adaptados para o novo e melhorado estado de sentimento e de conhecimento público.É quase impossível para os processos de elevação nações da barbárie pagã à civilização cristã para ser melhor do que o declarado na língua de John Williams, o mártir missionário de renome Erromanga. "Estou convencido", escreveu ele, 40 anos atrás ", que o primeiro passo para a produção de elevação temporal e social de uma nação é plantar entre eles a árvore da vida, quando a civilização e comércio irá entrelaçar seus tentáculos ao redor de seu tronco, e obter o apoio de sua força.
Até as pessoas são colocados sob a influência da religião que não tem nenhum desejo para as artes e costumes da vida civilizada, mas que, invariavelmente, cria-lo. " "Enquanto os nativos estão sob a influência de suas superstições, elas evidenciam uma inanidade e torpor do qual nenhum estímulo provou poderoso o suficiente para despertá-los, mas as novas idéias e os novos princípios transmitidos pelo cristianismo.
E se não for já provou, o experiência de mais alguns anos vai demonstrar o fato de que o empreendimento missionário é incomparavelmente as máquinas mais eficaz que já foi trazido para operar sobre o social, o civil eo comercial, bem como dos interesses morais e espirituais da humanidade ". No presente momento o campo missionário de ilhas do Mar do Sul apresenta toda a variedade de comunidades, desde aquelas das ilhotas de coral, que acabava de sair da barbárie e aprendendo suas primeiras lições do cristianismo, para aqueles que têm sido mais longa ensinada e mais bem julgados por relação sexual com o mundo exterior, o que por vezes tem sido tão destrutivo quanto seu paganismo original.
Tem sido considerado por alguns que as primeiras experiências de missões modernas para os pagãos foram providencialmente direcionado para as pequenas ilhas da Polinésia, entre um povo impressionáveis, em vez de as grandes e antigas nações da Índia e da China; que comparativamente o trabalho mais fácil foi dada às igrejas no início, no processo de que eles poderiam resolver os grandes problemas da missionárias medidas e economias preparatórias para o maior trabalho que os aguarda em maior e em alguns aspectos mais campos difíceis.
A ascensão maravilhosa e progresso da civilização, na Austrália, durante o último meio século é, em grande parte devido ao trabalho missionário. Três gerações atrás não havia um homem civilizado do continente australiano, nem nas ilhas adjacentes da Tasmânia e Nova Zelândia.
Agora, existem dois milhões de protestantes de língua Inglês, no gozo de um bom governo, uma imprensa livre, e todas as imunidades da liberdade, arte educação e comércio. A influência que as colônias australianas eventualmente exercer sobre a Polinésia e nações asiáticas, do Japão à Índia, bem como sobre o índio Arquipélago e Nova Guiné, não pode deixar de ser grande. Há, além disso, todas as razões para esperar que isso pode ser bom e Christian. Em nenhuma comunidade não existe um desejo maior para a disseminação da educação e da divulgação da literatura de som. Em Sydney, Melbourne, Adelaide e há excelentes bibliotecas públicas. Seja qual for desvantagens foram firmados, essas regiões pelo plano original e esforço da Inglaterra para preenchê-los com criminosos transportados, foram agora em grande parte, se não totalmente contrariado.
Na verdade, é afirmado por escritores ingleses que não há em geral uma proporção maior de bem-informadas, pessoas educadas nas colônias australianas que entre o mesmo número de pessoas na Grã-Bretanha, enquanto que o sentimento religioso é totalmente igual. A proporção da população indígena é agora não apenas pequeno, mas, apesar de todas as influências, crescendo relativamente menos, de modo que a atividade missionária dos cristãos australianos pode ser esperado para buscar campos nos países vizinhos, no meio das quais eles são colocados.
Como a viagem de Colombo, por que a América foi descoberta, e muitas das expedições pelo qual o Novo Mundo foi inaugurado, até sua liquidação, estavam em um certo sentido missionário em seu personagem, então a partir desse dia até o presente, esforço missionário tem vindo a fazer explorações geográficas e aumentando tanto a extensão e profundidade do conhecimento geográfico.
Desse as expedições e viagens de Livingstone na África são uma prova impressionante e ilustração. Além disso, a influência que exerceram missões, e são agora mais do que nunca prometendo. exercem sobre vastas porções da terra, torna o assunto da ocupação missionária em vários países um interesse peculiar. Para uma ilustração completa deste assunto nada menos do que um mapa missionário do mundo é necessário; no entanto, indicações muito sugestivo são praticáveis em escala condensado, tal como aqueles aqui apresentados para o leitor. Sem qualquer tentativa de mostrar ao mundo ilha do hemisfério sul, a que se fez referência acima, um esboço miniatura da Índia é introduzido pela primeira vez, seguido de contornos semelhantes de outras áreas importantes, para que, por falta de espaço, não podemos mais aludem.
Seria difícil, mesmo com o maior mapa, para impressionar a mente de forma adequada com a dimensão ea importância da Índia. Que país antigo abraça um território vinte e três vezes maior que a Inglaterra, e, deixando de fora a Rússia e Escandinávia, igual na extensão para toda a Europa. Ele contém vinte e uma raças e trinta e cinco nações, enquanto os seus habitantes falam cinqüenta e uma línguas e dialetos diferentes. Sua população, segundo o censo de 1872, é 237.552.958, dos quais 191,3 milhões estão diretamente número governado por governantes britânicos, e 46,25 milhões pelos governos nativos que dependem do britânico.
Apesar de alguns esforços louváveis para introduzir o Evangelho na Índia durante o século 18, todos esses esforços foram opostos, e, em grande medida neutralizados, por Companhia das Índias Orientais, que então praticamente governou o país em nome da Grã-Bretanha. Não foi até 1815 que a tolerância foi obtido para missões na Índia a partir do Parlamento britânico. Desde esse período, foram feitos esforços diligentes, tanto pelo Inglês e cristãos americanos, para antagonizar a idolatria, e introduzir a verdade cristã e adoração por todos os meios apropriados. No entanto, a ligação do governo com adoração idólatra não foi totalmente retirado até 1849.
Uma exposição mais interessante da obra e influência de missões na Índia pode ser encontrado em uma Parlamentar azul-book condenada a ser impresso pela Casa dos Comuns, 2 de abril de 1873 A partir dele os seguintes fatos são sintética e copiado:
"As missões protestantes da Índia, Burmnah e Ceilão são mantidos por 35 sociedades missionárias, além de agências locais. Eles contratar os serviços de 606 missionários estrangeiros. Eles ocupam 522 principais estações e 2.500 estações de subordinados. Uma grande impulso foi dado a estes sociedades por mudanças na política pública inaugurada pela Carta de 1833, e desde esse período. o número de missionários e as despesas em suas missões continuaram constantemente a aumentar. "
Cooperação de Sociedades Missionárias.
- "Este grande corpo de missionários europeus e norte-americanos trazem suas várias influências morais a recair sobre o país com a maior força, porque eles agem conjuntamente com o compacto que é, mas pouco entendida a partir da natureza do seu trabalho, a sua. posição isolada, e sua longa experiência, eles foram levados a pensar, em vez das inúmeras questões sobre as quais eles concordam que aqueles em que elas diferem, e cooperar sinceramente juntos Localidades são divididos entre eles através de acordos amigáveis;. e, com poucos exceções, é uma regra fixa entre eles que não irá interferir com os convertidos de cada um e de cada outras esferas do dever. A grande corpo de missionários residentes em cada um dos Presidência cidades formam conferências, reuniões periódicas, e agir em conjunto sobre assuntos públicos . Eles abordaram frequentemente o governo indiano sobre questões sociais importantes que envolvem o bem-estar da comunidade indígena, e sugeriram melhorias valiosas em leis existentes. "
Várias formas de trabalho.
- .. "Os trabalhos dos missionários estrangeiros na Índia assumem muitas formas Além de suas funções especiais como pregadores e pastores público, constituem um valioso corpo de educadores Eles contribuem muito para o cultivo das línguas nativas e literatura, e todos os que são residentes em distritos rurais são apelou para a ajuda médica para os doentes. "
Conhecimento das Línguas Nativas.
- "No grupo de homens dedica maior atenção ao estudo das línguas nativas Os missionários, como um corpo, conhecer os nativos da Índia bem Eles prepararam centenas de obras, adequados tanto para as escolas e para.. . circulação geral, nos quinze línguas mais importantes da Índia, e em vários outros dialetos Eles são os compiladores de diversas dictioinaries e gramáticas; eles escreveram importantes obras sobre os clássicos nativas e ao sistema de filosofia, pois foram em grande parte estimulado a grande aumento da literatura nativa preparado nos últimos anos por senhores nativos ".
Missão Prensas e publicações.
- .. "As prensas de missão na Índia são 25 em número Durante os dez anos entre 1862 e 1872 eles emitiram 3.410 novas obras em trinta idiomas Eles circularam 1.315.503 exemplares de livros da Escritura, 2.375.040 livros escolares, e 8.750.129 livros e folhetos cristãos ".
Escolas e Faculdades de Formação.
- "As escolas missionárias na Índia são principalmente de dois tipos, puramente vernáculo e anglo-vernacular Além de ti trabalho dessas escolas, várias missões mantêm escolas de formação para os seus ministros nativas e clero, e instituições de formação para. professores de ambos os sexos. Uma adição importante para os esforços em favor da educação feminina é vista nas escolas e classes Zenana, que são mantidos e instruídos nas casas dos senhores hindus. Os grandes avanços nas escolas missionárias e da área em que ocupar será visto a partir do seguinte fato. Eles agora contêm 60.000 estudiosos mais do que há vinte anos atrás. Em 1872, os estudiosos numeradas 142.952. "
Comunidades cristãs. -
. "Um número muito grande das comunidades cristãs espalhadas Índia são pequenos, e eles contêm solidariamente menos de uma centena de comungantes e trezentos convertidos de todas as idades Ao mesmo tempo, algumas dessas pequenas congregações consistem de homens cultos, dispõem de recursos consideráveis, e são capazes de prover o próprio sustento. Deles surgiram um grande número do clero nativo e ministros em diferentes igrejas, que agora estão tomando um lugar de destaque na instrução e administração da Igreja Cristã indigenius. Tomando-los juntos , as populações rurais e indígenas da Índia, que tenham recebido uma grande parte da atenção das sociedades missionárias agora contêm entre eles um quarto de milhão de cristãos convertidos nativos ". Influência Geral de Missões. - "Os missionários na Índia segurar a opinião de que a conquista destes convertidos, seja na cidade ou no campo aberto, é apenas uma pequena parte dos resultados positivos que surgiram a partir de seus trabalhos. Não há estatísticas podem dar uma visão justa de tudo o que eles têm feito. Eles consideram que o seu ensino diferenciado, agora aplicado ao país por muitos anos, foi fortemente afetado toda a população.
O tom moral de sua pregação é reconhecido e altamente aprovado por multidões que não seguem os como convertidos. Insensivelmente um alto padrão de conduta moral está se tornando familiar para as pessoas; os sistemas antigos já não são defendidos como já foram, muitas dúvidas são sentidos sobre as regras de casta, e os grandes festivais não são atendidos pelas grandes multidões de anos anteriores. Este ponto de vista da influência geral de seu ensino, e da grandeza da revolução que está silenciosamente produzindo, não é tomada apenas por missionários. Tem sido aceito por muitos moradores ilustres na Índia e oficiais experientes do governo, e foi enfaticamente endossado pela alta autoridade de Sir Bartle Frere.
Sem pronunciar uma opinião sobre o assunto, o governo da Índia não pode deixar de reconhecer a grande obrigação em que é colocado pela: esforços benevolentes feitas por esses seiscentos missionários, cujo exemplo e trabalho abnegados culpa são infundindo novo vigor no estereotipado vida das grandes populações colocadas sob o domínio Inglês, e estão preparando-os para estar em todos os sentidos melhores homens e melhores cidadãos do grande império em que eles habitam "O que se segue é o testemunho de Sir Bartle Frere ,, governador de Bombaim:". Eu falo simplesmente como a questões de experiência e observação, e não da opinião - apenas como um prefeito romano poderia ter relatado a Trajano ou Antoninos - e garanto-vos que, independentemente do que pode ser dito em contrário, o ensino, do cristianismo , dentre os cento e sessenta milhões de civilizados, hindus e muçulmanos diligentes na Índia está efetuando mudanças, amoral, sociais e políticos, o que, por extensão e rapidez do efeito, são muito mais extraordinária do que qualquer coisa que você ou seus pais têm testemunhado em .modern Europa. "
Para o acima pode ser adequadamente inseridos os seguintes testemunhos de autoridade semelhantes: "Eu acredito que, apesar de tudo o que o povo inglês tem feito para beneficiar a Índia, os missionários têm feito mais do que todas as outras agências combinado.
"Senhor Lawrence, vice-rei e governador-geral."
"Em muitos lugares prevalece a impressão de que as missões não têm produzido resultados adequados para os esforços que têm sido feitos, mas eu confio muito já foi dito para provar que não há nenhuma base real para essa impressão, e aqueles que possuem tais opiniões, mas sei pouco da realidade. Sir Donald M'LEOD, "tenente-governador do Punjaub."
À luz de tal testemunho competente e inequívoca ao que parece impossível para qualquer mente razoável para duvidar da grandeza ou a beneficência dos resultados realizada por missões cristãs no século atual, ou a questionar a sua ainda maior promessa em vez de vir. Os avisos acima de trabalho missionário na Índia pode servir como um exemplo de testemunho semelhante, que pode ser feita a partir de vários outros países. Em quase todos os casos o mais que tem sido feito é para ser considerada como em uma grande medida preparatória para maiores esforços e sucessos futuramente.
O grande império da China dá mais um exemplo notável.
Que país mais populoso de toda a terra tinha para idades manteve um rígido sistema de não-relação com as pessoas de nações estrangeiras, a quem ele indiscriminadamente estigmatizados como bárbaros externos. Até dentro de pouco mais de 30 anos de todos os esforços cristãos em nome da China teve que ser feita fora do império, ou se furtivamente dentro de suas fronteiras. Na abertura dos "cinco portas" para o comércio em 1842 missões também entrou, e, não obstante os obstáculos multiplicado, desde então progredimos muito. Já há 34 mil cristãos unative na China. Os principais grandes cidades do império tornaram-se centros reconhecidos de esforço missionário, a partir de Cantão, ao sul da antiga capital tártara, de Pequim, no norte.
O que talvez seja mais interessante de tudo é o fato demonstrou que, não obstante as peculiaridades do caráter chinês, o poder do Evangelho revelou-se suficiente para a sua completa transformação e renovação, após o modelo do Novo Testamento. Muitos ministros do Evangelho, já foram levantados. As igrejas nativas também estão desenvolvendo tanto a capacidade ea disposição para o auto-sustento. Assim, todos os elementos de um estabelecimento bem sucedido e progressiva do cristianismo em todo o império da China parecem agora estar feliz no trabalho.
No Japão há alguns anos recentes testemunharam mudanças extraordinárias em favor do cristianismo. Não inferior a 527 missionários protestantes. dos quais metade são americanos, são agora energeticamente, mas pacificamente no trabalho dentro do império, de cujas fronteiras, devido às paixões e preconceitos, animado pelos missionários jesuítas do século 16, o cristianismo longa tinha sido excluído pelos decretos mais bárbaras. Igrejas nativas já foram formadas. e convertido japonês estão se tornando apóstolos aos seus compatriotas, enquanto um sistema de educação, indiretamente sob influência cristã, promete elevar a inteligência geral e caráter da nação em um dia mais cedo. Os velhos éditos contra os cristãos, se não formalmente revogada, são praticamente anulado e um sentimento favorável em relação ao cristianismo tornou-se muito geral em várias classes da sociedade.
Na África do Sul uma missão foi iniciada pelos morávios já em 1737; mas foi retirada em 1744, e não efetivamente reiniciada até 1792 Em 1798 a Sociedade Missionária de Londres entrou em campo, em 1812, a Wesleyan, e uma vez que vários outros.
Embora hotentotes e cafres não são promissores temas para influência missionária, mas o Evangelho, através da agência missionária, não foi querendo nos gloriosos triunfos entre eles, assim como outras tribos nativas da África do Sul, ao mesmo tempo que tem feito progressos substanciais entre os holandeses e colonos ingleses que agora ocupam permanentemente essa parte do continente Africano.
Em 1815, a Igreja da Inglaterra Missionary Society primeiro voltou sua atenção para os países na fronteira oriental do Levante.
Em 1819, a Câmara Americana iniciou o seu trabalho nas mesmas regiões. As missões na Grécia, Turquia e Persia foram dirigidas principalmente aos cristãos nominais dessas terras. Como resultado, milhares foram convertidos, e um grande número de congregações evangélicas foram estabelecidas tanto no Europeu e Turquia asiática. O mais interessante e promissor também têm sido os resultados dos esforços educacionais feitas em conexão com as missões protestantes no Oriente.
. IX Geral Missionário Literatura.
-Não obstante as numerosas referências neste artigo para livros relacionados com as diversas áreas de trabalho missionário através. o mundo, o tema das missões como um todo seria imperfeitamente delineado, sem alusão a sua literatura geral, que abrange várias classes de valiosas obras, até agora não identificados, e que agora pode ser, mas brevemente indicado..
O esboço acima irá servir, pelo menos, como uma indicação da grande extensão eo valor de uma espécie de literatura cristã, que é, obviamente, destinado a aumentar em volume e em interesse de ano para ano e de época para época. Quem, por meio da informação autêntica agora acessíveis, vai adquirir uma compreensão plena e justa do grande empreendimento de missões, tal como está consubstanciado nos movimentos ativos e sucessos crescentes de missionários e igrejas cristãs, não pode deixar de reconhecer com admiração e gratidão o progresso rápido e substancial, que agora é feita apenas para o cumprimento de grande comando do Salvador: "Vai ensinar todas as nações."
fonte Cyclopedia of Biblical, Theological e Literatura Eclesiástica 1870
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